Contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo para o ensino de línguas
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6084Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino, Interacionismo Sociodiscursivo.Resumo
O presente ensaio tem como objetivo discutir contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo para os conceitos de sujeitos (professor e aluno), de ensino e aprendizagem, e de currículo e conteúdo. Para isso, inicialmente, são apresentados alguns princípios fundantes do ISD; em seguida, são apontadas contribuições dessa corrente teórico-metodológica para as concepções de sujeito; logo após, são expostas explicitações sobre as concepções de ensino e de aprendizagem na teoria, além de serem abordados aspectos de currículo e conteúdo. Por fim, são tecidas considerações para conclusão do texto. Com base nesse percurso, foi possível chegar à conclusão de que no ISD os sujeitos são vistos como reais, contextuais e em atividade. No que diz respeito ao ensino, é concebido como um processo mediado e instrumentalizado com aparatos didáticos, em busca de uma aprendizagem que leve à aquisição de capacidades de linguagem para a produção e a recepção de textos. Já quanto ao currículo, o ISD considera importante promover a capacidade epistêmica e a capacidade praxiológica, de modo a formar um sujeito apto para participar da vida social; para isso, os conteúdos devem se voltar, especialmente, para texto, gênero textual e tipo textual.
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