Conhecimentos de docentes acerca do uso de Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais para o Ensino Remoto
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6110Palavras-chave:
COVID-19;, Ensino remoto;, Ferramentas tecnológicas;, Metodologias de ensino.Resumo
Com a implantação do ensino remoto, decorrente da crise sanitária originada da pandemia do COVID-19, os docentes precisaram se adaptar a esse novo modelo de ensino. Este estudo teve como objetivo identificar o conhecimento dos docentes acerca do uso de Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa cujos participantes foram docentes de escolas do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de um questionário online e analisados por método de Análise Discursiva. Participaram da pesquisa 90 docentes, dos quais a maioria leciona nos anos finais do Ensino Fundamental Foi possível observar em nossos resultados que os docentes referiram conhecer diversas metodologias. As mais citadas foram a aprendizagem por projetos, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas. Sobre as ferramentas e Tecnologias Digitais para o ensino remoto, os participantes destacam ter bons conhecimentos. Ao que se refere as dificuldades encontradas no desenvolvimento das atividades durante o ensino remoto, 64% dos docentes responderam que tiveram dificuldades relacionadas a falta de preparo dos docentes, falta de internet e o retorno das atividades. Com base nisso, infere-se que o uso das Tecnologias Digitais em conjunto com o uso das metodologias ativas pode torna-se essencial para que o processo de ensino e aprendizagem seja eficaz. Assim como, as estratégias utilizadas para manter as atividades de ensino no cenário pandêmico, servirão para inovar e repensar as práticas pedagógicas quando retornarem as atividades presenciais.
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