Conhecimentos de docentes acerca do uso de Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais para o Ensino Remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6110

Palavras-chave:

COVID-19;, Ensino remoto;, Ferramentas tecnológicas;, Metodologias de ensino.

Resumo

Com a implantação do ensino remoto, decorrente da crise sanitária originada da pandemia do COVID-19, os docentes precisaram se adaptar a esse novo modelo de ensino. Este estudo teve como objetivo identificar o conhecimento dos docentes acerca do uso de Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa cujos participantes foram docentes de escolas do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de um questionário online e analisados por método de Análise Discursiva. Participaram da pesquisa 90 docentes, dos quais a maioria leciona nos anos finais do Ensino Fundamental Foi possível observar em nossos resultados que os docentes referiram conhecer diversas metodologias. As mais citadas foram a aprendizagem por projetos, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas. Sobre as ferramentas e Tecnologias Digitais para o ensino remoto, os participantes destacam ter bons conhecimentos. Ao que se refere as dificuldades encontradas no desenvolvimento das atividades durante o ensino remoto, 64% dos docentes responderam que tiveram dificuldades relacionadas a falta de preparo dos docentes, falta de internet e o retorno das atividades. Com base nisso, infere-se que o uso das Tecnologias Digitais em conjunto com o uso das metodologias ativas pode torna-se essencial para que o processo de ensino e aprendizagem seja eficaz. Assim como, as estratégias utilizadas para manter as atividades de ensino no cenário pandêmico, servirão para inovar e repensar as práticas pedagógicas quando retornarem as atividades presenciais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline da Silva Goulart, Universidade Federal Do Rio Grade do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências

Kellen Mariane Athaide Rocha, Universidade Federal Do Rio Grade do Sul

Doutoranda em Bioquímica 

Fernanda Fettermann Kist, Universidade Federal do Pampa

Doutora em educação em ciências

Andréia Caroline Fernandes Salgueiro, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Bioquímica

Vanderlei Folmer Folmer

Doutor em Ciências Biológicas

Referências

ASSUNÇÃO, Marcelo T; VIANA, Luiz. Uma revisão da literatura sobre os estilos de aprendizagem em cursos técnicos, superiores e de especialização e sobre os impactos do ensino remoto emergencial. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, p. e3429119663-e3429119663, 2020.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre:Editora Penso, 2018.

BARBOSA, Andre M, et al; VIEGAS, Marco A S.; BATISTA, Regina L N F F. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020.

BARBOSA, Tatiana P. Tecnologias digitais: desafios e perspectivas no ensino superior em saúde. Percurso Acadêmico, v. 6, n. 12, p. 449-68, 2016.

BARROS, Daniela Melaré Vieira. Estilos de uso do espaço virtual: Como se aprende e se ensina no virtual?. Revista Inter-ação, p. 51-74, 2009.

BEHRENS, Marilda A,; FEDEL, Tiago R B, Os contributos da reflexão e da experiência vivenciada na formação continuada de professores. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, 1-13, e3009045, jan./dez. 2020.

BORTOLAZZO, Sandro F. Das conexões entre cultura digital e educação. Revista ETD – Educação e Temática Digital, v.22, n.2, 2020.

BRASIL. Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus Covid-19. 2020.

CASTRO-SILVA, Igor L; MACIEL, Jacques A C; ARAÚJO, Lana K. Estilos de aprendizagem e hierarquia de necessidades no planejamento educacional remoto em tempos de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, p. 1-16, 2020.

CHASSOT, Attico I. De repente todos temos expertise em EaD. Blog Chassot, 17 abr 2020. Disponível em: http://mestrechassot.blogspot.com/2020/04/. Acesso em 04 fev 2021.

COSTA, Hérica T S, et al. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino remoto. Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. Conedu VII Congresso Nacional de Educação, Outubro, 2020. Disponível em: https: //edit orare alize. com. br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID5354_01102020203527.pdf. Acesso em 01 out 2021.

COSTA, Roberta, et al. Ensino de enfermagem em tempos de covid-19: como se reinventar nesse contexto? Texto & Contexto-Enfermagem, v. 29, 2020.

DALL’AGNOL, Franco, J. et al. Desenvolvimento de resultados de aprendizagem usando PjBL: uma decisão planejada em quatro disciplinas profissionalizantes. Revista Eletrônica de Educação, v.15, 1-19, e3539015, jan./dez. 2021.

D'ALPINO, Paulo H P, et al. Uso de plataformas integradoras de ferramentas tecnológicas e pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem em profissões de saúde. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 19, n. 2, p. 168-176, 2018.

DE ABREU, Zilpa H L.; MACHADO, Annaelise F. Educação híbrida no ensino superior: possibilidades e tendências. CECS-Publicações/eBooks, p. 615-625, 2019.

DE SOUZA, Gustavo H Silva et al. Estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores do curso de administração. Race: revista de administração, contabilidade e economia, v. 12, n. 3, p. 9-44, 2013.

FETTERMANN Fernanda A, et al. Programa de saúde na escola e o alinhamento de ações na prevenção do coronavírus. Research, Society and Development, v.10, n.5, p. e37810514686, 2021.

FETTERMANN, Fernanda A, et al. Contribuições das Tecnologias Digitais no Curso de Formação Docente sobre Saúde. Research, Society and Development, v. 9, n.8, p. e695986145, 2020.

FRIZON, Vanessa.; V; Lazzari, Marcia de B.; De B; Schwabenland, Flavia P.; Tibolla Flavia R, A Formação de Professores e as Tecnologias Digitais., XVV. EDUCERE Congresso Nacional Docente Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22806_11114.pdf. 2015. Acesso em: 19 out 2021.

HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause review, v. 27, p. 1-12, 2020.

KFOURI, Samira F, et al.. Aproximações da Escola Nova com as Metodologias Ativas: ensinar na era digital. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 20, n. 2, p. 132-140, 2019.

KIRCHNER, Elenice A. Vivenciando os desafios da educação em tempos de pandemia. In Desafios da educação em tempos de pandemia: Editora Ilustração, Cruz Alta – Brasil 2020.

KOLB, Alice; KOLB, David A. The Kolb learning style inventory. Boston, MA: Hay Resources Direct, 2007.

MBERNÓN, F. La formación y desarrollo profesional del profesorado: Hacia una nueva cultura profesional. Barcelona: Graó, 1994.

MEO, Antonella.; MOISO Valentina. Giovani italiani: autonomamente dipendenti e debolmente inclusi. Riv Politiche Sociali/ Italian Journal of Social Policy. 2020.Disponível em: https://www.ediesseonline.it/wpcontent/uploads/2020/08/RPS-2-2020_Meo-Moiso_free-text.pdf. Acesso em: 07 nov 2021.

Moran, José. Eboock Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, Vol. II 2015.

MORAN, Jose. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, p. 37, 2018.

MOREIRA, Jonathan R.; RIBEIRO, Jefferson B P. Prática pedagógica baseada em metodologia ativa: aprendizagem sob a perspectiva do letramento informacional para o ensino na educação profissional. Outras Palavras, v.12, n.2, 2016.

NASCIMENTO, Emerson S.; VASCONCELOS, Carlos A. Ensinar em tempos de pandemia: (in) formações de professores com tecnologias. IN: Tecnologias educacionais: uma abordagem contemporânea. Uniedusil, Janeiro, 2020.

NASCIMENTO, Iracema dos S; Santos, Patrícia C. A normalidade da desigualdade social e da exclusão educacional no Brasil. Caderno de Administração, Maringá, v. 28, p. 122-130, jun. 2020.Disponível em https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/53834. Acesso em: 20 out 2021.

OLIVEIRA, João B A.; GOMES, Matheus.; BARCELLOS, Thais. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo evidências. Revista Ensaios: Avaliação de políticas públicas em Educação, v.28, n.108, p. 555-578, jul/set 2020.

Organização Mundial da Saúde - OMS. https://www.who.int/news-room/feature-stories/detail/the-effects-of-virus-variants-on-covid-19-vaccines.

SANTANA, Camila L S.; SALES, Kathia M B. Aula em casa: educação, tecnologias digitais e pandemia COVID-19. Interfaces Científicas. Aracaju, V.10, N.1, p. 75 - 92 Número Temático, 2020.

SCHNITMAN, Ivana. O perfil do aluno virtual e as teorias de estilos de aprendizagem. 3° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: redes sociais e aprendizagem, v. 1, p. 1-10, 2010.

SILVA, Albina P de P. et al. Developmental pathways of appropriation and educational use of digital network technologies enhanced in pedagogical architectures. Revista Eletrônica de Educação, v.11, n.3, p.919-937, set./dez., 2017.

SILVA, Brunno S de F, et al. Prática Pedagógica Híbrida no Ensino Superior em Tempos de Pandemia por Sars-Cov-2: Análise Crítica da Literatura. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, v. 2, n. 1, 2020.

SILVA, Solange P. Impactos do Governo Bolsonaro em tempos de Coronavírus no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-19, e4355145 , jan./dez. 2020.

SILVEIRA, Sidnei R, et al. O Papel dos licenciados em computação no apoio ao ensino remoto em tempos de isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Série Educar-Volume 40 Prática Docente, p. 35, 2020.

TORRESA, Cicero M G j, et al. COVID-19 e o acesso tecnológico de pais e alunos a educação remota em escolas públicas e privadas. Revista Interfaces. v.8, n. 6, 2020.

Surveygizmo. Using Word Clouds to present your qualitative data. Sandy McKee. Acessível em https://www.surveygizmo.com/survey-blog/what-you-need-to-know-when-using-word-clouds-topresent-your-qualitative-data. Acesso em 12 nov 2021.

Downloads

Publicado

04.12.2024

Como Citar

GOULART, Aline da Silva; ATHAIDE ROCHA, Kellen Mariane; FETTERMANN KIST, Fernanda; FERNANDES SALGUEIRO, Andréia Caroline; FOLMER, Vanderlei Folmer. Conhecimentos de docentes acerca do uso de Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais para o Ensino Remoto. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6110200, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6110. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6110. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-07-24
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-11-24
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-04

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.