Contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo para o ensino de línguas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6084

Palabras clave:

Aprendizagem, Ensino, Interacionismo Sociodiscursivo.

Resumen

O presente ensaio tem como objetivo discutir contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo para os conceitos de sujeitos (professor e aluno), de ensino e aprendizagem, e de currículo e conteúdo. Para isso, inicialmente, são apresentados alguns princípios fundantes do ISD; em seguida, são apontadas contribuições dessa corrente teórico-metodológica para as concepções de sujeito; logo após, são expostas explicitações sobre as concepções de ensino e de aprendizagem na teoria, além de serem abordados aspectos de currículo e conteúdo. Por fim, são tecidas considerações para conclusão do texto. Com base nesse percurso, foi possível chegar à conclusão de que no ISD os sujeitos são vistos como reais, contextuais e em atividade. No que diz respeito ao ensino, é concebido como um processo mediado e instrumentalizado com aparatos didáticos, em busca de uma aprendizagem que leve à aquisição de capacidades de linguagem para a produção e a recepção de textos. Já quanto ao currículo, o ISD considera importante promover a capacidade epistêmica e a capacidade praxiológica, de modo a formar um sujeito apto para participar da vida social; para isso, os conteúdos devem se voltar, especialmente, para texto, gênero textual e tipo textual.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Juliany Correia Gomes, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE).

João Vitor Bezerra Laurentino, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE).

Roberto Barbosa Costa Filho, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE).

Denise Lino de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, onde atua como docente na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino.

Publicado

2024-10-14

Cómo citar

GOMES, J. C. .; LAURENTINO, J. V. B. .; COSTA FILHO, R. B. .; ARAÚJO, D. L. de . Contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo para o ensino de línguas. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6084129, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6084. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6084. Acesso em: 21 nov. 2024.
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-12
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-09-27
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14