A reconfiguração subjetiva da formação continuada em serviço do pedagogo: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5942

Palavras-chave:

Formação continuada. Formação em serviço do pedagogo. Subjetividade.

Resumo

O trabalho objetiva analisar o processo de reconfiguração subjetiva sobre formação continuada em serviço dos pedagogos que atuam como formadores dentro das escolas. Para tanto, apresenta as informações construídas a partir de um estudo de caso de uma pedagoga na experiência de um curso de formação continuada. A discussão se pauta teórica, epistemológica e metodologicamente nos pressupostos da obra de Fernando González Rey (1949-2019) sobre a Teoria da Subjetividade, que compreende a subjetividade como um sistema complexo e dinâmico de produção de sentidos subjetivos gerados nas experiências de vida, que se organizam recursiva e relacionalmente no nível social e individual. Essa organização refere-se às configurações subjetivas que integram esse sistema de produções subjetivas da pessoa. Metodologicamente, com base nos pressupostos da Epistemologia Qualitativa, também elaborada pelo referido autor, a  investigação foi construída a partir da intercalação de três princípios importantes que permeiam todo o processo de construção do conhecimento: (a) o caráter dialógico desse processo, (b) a construção-interpretativa e (c) a singularidade da situação investigada.  O estudo conclui que a pedagoga, no processo da experiência formativa, experienciou situações favorecedoras de novas produções subjetivas que a possibilitaram reconfigurar subjetivamente sua compreensão sobre formação continuada enquanto espaço de possibilidades à reflexão crítica, promoção à autoconfiança e ao protagonismo da ação.

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Biografia do Autor

Geane de Jesus Silva, Universidade de Brasília - UnB

Professora da Secretaria de Estado de Educação do DF. Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde do Instituto de Psicologia da UnB/DF, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional(UNIVERSO/RJ), especialista em Educação Continuada e a Distância (FE/UnB/UAB), Psicanalista clínica (SBEP - Sociedade Baiana de Estudos Psicanalíticos) e Pedagoga pela UESB/BA. Tem experiência como docente do Magistério Superior na área de Fundamentos Pedagógicos, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, como professora-tutora e supervisora de curso de graduação e especialização pela UAB/UNB. Atou como: alfabetizadora, professora do ensino fundamental I e II, coordenadora pedagógica e assessora psicopedagógica; como pedagoga da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem na SEE/DF; Chefe de Núcleo das Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem na SEE/DF; como supervisora pedagógica do Centro de Educação Infantil 307, professora-supervisora do curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar da UnB/IP- EaD; professora-tutora e elaboradora de conteúdo para o curso de pós-graduação em Psicopedagogia Institucional do Uniceub na modalidade EaD e Orientadora de Ensino Aprendizagem de cursos a distância do Instituto Federal de Brasília- IFB.

Maristela Rossato , Universidade de Brasília - UnB


Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2009). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Especialista em Deficiência Intelectual. Tem experiência em pesquisa e docência no ensino superior, ensino médio e fundamental. Atua nas áreas de Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento e Educação a Distância, envolvendo os seguintes temas: desenvolvimento subjetivo, dificuldades de aprendizagem escolar e formação de professores. É lider do grupo de pesquisa Desenvolvimento subjetivo em contexto de ensino e aprendizagem escolar" e vice lider do grupo "Aprendizagem,escolarização e desenvolvimento humano", pertencentes ao Diretório de Grupos da Plataforma Lattes. É coordenadora do GT-ANPEPP Subjetividade, Aprendizagem e Ensino. Atuou como consultora da OEI e do PNUD junto ao Ministério da Educação na articulação de políticas públicas envolvendo a formação dos professores para atuarem com educação integral em jornada ampliada. Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Chefe do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Membro do Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar.

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Publicado

25.11.2024

Como Citar

DE JESUS SILVA, Geane; ROSSATO , Maristela. A reconfiguração subjetiva da formação continuada em serviço do pedagogo: um estudo de caso. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5942179, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5942. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5942. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

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