Avaliação das habilidades matemáticas e leitoras iniciais: instrumentos de medida na escola e na clínica
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994423Palavras-chave:
Teste padronizado, Teste não padronizado, Leitura, Matemática.Resumo
A leitura e a matemática envolvem uma série de habilidades e processos indispensáveis ao desenvolvimento acadêmico e pessoal do indivíduo. Tanto a leitura quanto a matemática são domínios amplos, resultantes de diferentes componentes que se complementam. Quando as crianças ingressam na escola, um dos focos principais do seu desenvolvimento passa a ser o processo de escolarização, ou seja, a aprendizagem ou a não aprendizagem dos conhecimentos formais. Diante disso, surge a necessidade de avaliar esse processo de desenvolvimento. No âmbito escolar e clínico, avaliar tais habilidades é fundamental para compreender o desempenho do aluno e guiar decisões pedagógicas e terapêuticas. No entanto, os profissionais convivem com a escassez de instrumentos de medida desenvolvidos para a avaliação de habilidades acadêmicas e normatizados para a população brasileira. O artigo tem como objetivo discutir acerca da importância do uso combinado de testes padronizados e normatizados e não padronizados, suas possibilidades e limitações, além de apresentar alguns instrumentos nacionais e estrangeiros que avaliam as habilidades matemáticas e leitoras em crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As considerações deste estudo apontam para a necessidade do uso combinado de instrumentos padronizados e normatizados e tarefas informais de pesquisa para uma precisão diagnóstica, obtendo um panorama geral e minucioso das capacidades e fragilidades dos alunos.
Métricas
Referências
ANDRADE, Josemberg M. de; VALENTINI, Felipe. Diretrizes para a Construção de Testes Psicológicos: a Resolução CFP nº 009/2018 em Destaque. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 38, número especial, p. 28-39, 2018.
ASSEL, Mike A. et al. Initial Validation of a Math Progress Monitoring Measure for Prekindergarten Students. Journal of Psychoeducational Assessment, [s. l.], v. 38, n. 8, p. 1014–1032, 2020.
BARBOSA, Heloiza H. de J. Sentido de número na infância: uma interconexão dinâmica entre conceitos e procedimentos. Paidéia, [s.l.], v.17, n. 37, p. 181-194, 2007.
BASSO, Fabiane P. et al. AFLeT: Avaliação da Fluência de Leitura Textual. Avaliação neuropsicológica da leitura e escrita. 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora, 2018, 156f.
BRAIBANT, Jean-Marc. A decodificação e a compreensão: dois componentes essenciais da leitura no 2º ano primário. In: GRÉGOIRE, Jacques; PIÉRART, Bernadette (Org.). Avaliação dos Problemas de Leitura: os novos modelos teóricos e suas implicações diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas, p.167-187, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Relatório SAEB/ANA 2016: panorama do Brasil e dos estados. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/1510096. Acesso em: maio 2020.
CAPELLINI, Simone A.; SMYTHE, Ian; SILVA, Cláudia da. Protocolo de Avaliação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas: Livro do profissional e do professor. 1ª ed. São Paulo: Book Toy, 2012, 116f.
CAPELLINI, Simone A.; OLIVEIRA, Adriana M. de; CUETOS, Fernando. PROLEC: provas de avaliação dos processos de leitura - Manual. 3ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014, 86f.
CAPOVILLA, Fernando C.; SEABRA, Alessandra G. Teste Contrastivo de Compreensão Auditiva e de Leitura. In: SEABRA, Alessandra G.; DIAS, Natália M.; CAPOVILLA, Fernando C. (Orgs.). Avaliação Neuropsicológica Cognitiva: leitura, escrita e aritmética. 1ª ed. São Paulo: Memnon, 2013, p. 62-91.
COHEN, Ronald J.; SWERDLIK, Mark E.; STURMAN, Edward D. Testagem e avaliação psicológica: introdução a testes e medidas, 8ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2014, 754f.
COLTHEART, Max et al. Models of Reading Aloud: Dual-Route and Parallel-Distributed-Processing Approaches. Psychological Review, Washington, DC,v. 100, n. 4, p. 589-608, 1993.
COLTHEART, Max. Modelando a leitura: a abordagem da dupla rota. In: SNOWLING, Margaret; HULME, Charles (Orgs.). A ciência da leitura. 1ª ed. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 24-41.
CORSO, Helena V.; SALLES, Jerusa F. Relação entre leitura de palavras isoladas e compreensão de leitura textual em crianças. Letras de hoje, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 28-35, jul./set., 2009.
CORSO, Helena. V. et al. COMTEX: Avaliação da Compreensão de Leitura Textual para Crianças. Avaliação neuropsicológica da leitura e escrita. 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora, 2017, 124f.
CORSO, Luciana V.; DORNELES, Beatriz V. Avaliação da Matemática: competências numéricas e competências de base. In: Scicchitano, Rosa Maria Junqueira; Castanho, Marisa Irene Siqueira (Orgs.). Avaliação Psicopedagógica: recursos para a prática. Rio de Janeiro: Wark Editora, 2013.
CORSO, Luciana V.; DORNELES, Beatriz V. Senso numérico e dificuldades de aprendizagem na matemática. Revista psicopedagogia, v. 27, n. 83, p. 298-309, 2010.
CORSO, Luciana V.; CORSO, Helena V.; SALLES, Jerusa F. de. Intervenção em habilidades matemáticas: senso numérico. In: Cardoso, Caroline de O.; Dias, Natália M. (Orgs.). Intervenção neuropsicológica infantil: da estimulação precoce-preventiva à reabilitação. São Paulo: Pearson, 2019, p. 319-336.
CORSO, Helena V.; SPERB, Tânia M.; SALLES, Jerusa F. de. Leitura de palavras e de texto em crianças: efeitos de série e tipo de escola, e dissociações de desempenhos. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 1, p. 81-90, jan./mar. 2013.
DEACON, Helene; TONG, Xiuli. Crianças com dificuldades inesperadas de compreensão leitora. In: MALUF, Maria R.; CARDOSO-MARTINS, Cláudia. Alfabetização no Século XXI: como se aprende a ler e a escrever. Porto Alegre: Penso, p. 17-48, 2013.
DIAS, Natália M.; SEABRA, Alessandra G. Evidências de validade e fidedignidade da Prova de Aritmética. In: SEABRA, Alessandra G.; DIAS, Natália M.; CAPOVILLA, Fernando C. (Orgs). Avaliação neuropsicológica cognitiva: leitura, escrita e aritmética. 3ª ed. São Paulo: Memnon, 2013, p. 121-130.
ESTEVES, Cristiano et al. Estudos de evidências de fidedignidade do instrumento de Avaliação da Compreensão de Leitura Textual (COMTEXT). In: CORSO, Helena V. et al. (Orgs.). CONTEXT – Avaliação da Compreensão de Leitura Textual. Avaliação Neuropsicológica da leitura e escrita. 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora, 2017, p. 79-82.
FLETCHER, Jack M. et al. Transtornos de Aprendizagem: da identificação à intervenção. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009, 339f.
FUCHS, Lynn S.; FUCHS, Douglas; MAXWELL, Linn. The Validity of Informal Reading Comprehension Measures. Remedial and Special Education, Thousand Oaks, CA, v. 9, n. 2, p. 20-28, 1988.
GERSTEN, Russell; JORDAN, Nancy C.; FLOJO, Jonathan R. Early Identification and Interventions for Students With Mathematics Difficulties. Journal of Learning Disabilities, [s.l.], v. 38, n. 4, p. 293-304, jul./ago. 2005.
GINSBURG, Herbert P. Mathematics learning disabilities: A View from Development Psychology. Journal of Learning Disabilities, Chicago, v. 30, n. 1, p. 20-33, jan./feb.1997.
GINSBURG, Herbert. P.; BAROODY, Arthur. J. Test of early math ability (TEMA-3).3 ed. Austin, TX: PRO-ED, 2003.
GRÉGOIRE, Jacques; NOËL, Marie-Pascale; NIEUWENHOVEN, Catherine V. Diagnostic test for basic competencies in mathematics (Tedi-Math). Adaptação espanhola: ABAD, Manuel J. S.; BRAND, Jaime P. Test Disagnostique des Compétences de Base en Mathématiques (Tedi-Math). Manual. Madrid: TEA Ediciones, S. A., 2005, 124 f.
HUDSON, Roxanne F.; LANE, Holly B.; PULLEN, Paige C. Reading fluency assessment and instruction: What, why, and how? The Reading Teacher, Florida, v. 58, n. 8, p. 702-714, mai. 2005.
JORDAN, Nancy C.; GLUTTING, Joseph; RAMINENI, Cahitanya. The importance of number sense to mathematics achievement in first and third grades. Learning and Individual Differences, [s.l.], v. 20, n. 2, p. 82-88, abr. 2010.
JORDAN, Nancy C. et al. Early math matters: Kindergarten number competence and later mathematics outcomes. Developmental Psychology,v. 45, n. 3, p. 850-867, mai. 2009.
JORDAN, Nancy C. et al. Validating a Number Sense Screening Tool for Use in Kindergarten and First Grade: Prediction of Mathematics Proficiency in Third Grade.School Psychology Review, [s.l.], v. 39, n. 2, p. 181-195, jun. 2010.
JORDAN, Nancy C.; GLUTTING, Joseph. Number sense screener (K-1): research edition. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing, 2012, 18f.
JUSTI, Cláudia N. G.; ROAZZI, Antonio. A Contribuição de Variáveis Cognitivas para a Leitura e a Escrita no Português Brasileiro. Psicologia: Reflexão e crítica, [s.l.], v. 25, n. 3, p. 605-614, 2012.
KINTSCH, Walter; VAN DIJK, Teun A. Toward a Model of Text Comprehension and Production. Psychological Review, [s.l.], v. 85, n. 5, p. 363-394, sep. 1978.
KINTSCH, Walter. The Role of Knowledge in Discourse Comprehension: A construction-Integration Model. Psychological Review, [s.l.], v. 95, n. 2, p. 163-182, 1988.
KINTSCH, Walter; RAWSON, Katherine A. Compreensão. In: SNOWLING, Margaret; HULME, Charles (Orgs.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 221-238.
KUHN, Melanie R.; SCHWANENFLUGEL, Paula J.; MEISINGER, Elizabeth B. Aligning Theory and Assessment of Reading Fluency: Automaticity, Prosody, and Definitions of Fluency. Reading Research Quarterly, [s.l.], v. 45, n. 2, p. 232-253, jan. 2010.
LONNEMANN, Jan; HASSELHORN, Marcus. Assessing mathematical competence and performance: quality characteristics, approaches, and reasearch trends. In: FRITZ, Annemarie; HAASE, Vitor Geraldo; RÄSÄNEN, Pekka. International Handbook of Mathematical Learning Difficulties. Springer, 2019. p. 633-651.
LUCIO, Patricia S. et al. Construção de uma Prova para Avaliação da Compreensão Leitora no Ensino Fundamental: Estudo Piloto. Temas em Psicologia, [s.l.], v. 23, n. 4, p. 1035-1050, 2015.
MAZZOCCO, Michele M. M.; THOMPSON, Richard E. Kindergarten predictors of math learning disability. Learning Disabilities Research & Practice, [s.l.], v. 20, n. 3, p. 142–155, 2005.
MONTIEL, José M.; CAPOVILLA, Alessandra. G. S. Teste de Velocidade de Leitura Computadorizado – TVLC. Software desenvolvido, 2008.
OKAMOTO, Yukari; CASE, Robbie. Exploring the Microstructure of Children's Central Conceptual Structures in the Domain of Number. Monographs of the Society for Research in Child Development, Chicago, v. 61, p. 27-59, 1996.
ORRANTIA, José et al. Marcadores nucleares de la competencia aritmética en pré-escolares. Psychology, Society, & Education, [s.l.], v. 9, n. 1, p. 121-134, 2017.
PASQUALI, Luiz. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003, 392f.
PICCOLO, Luciane da R.; SALLES, Jerusa F. de; ESTEVES, Cristiano. Evidências de fidedignidade do Instrumento de Avaliação de Leitura de Palavras e Pseudopalavras Isoladas (LPI). In: SALLES, Jerusa F. de; PICCOLO, Luciane R. da; MINÁ, Camila S. (Orgs). LPI: Avaliação da leitura de palavras e pseudopalavras isoladas. Avaliação Neuropsicológica da leitura e escrita. 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora, 2016, p. 67-70.
PICCOLO, Luciane da R. et al. Estudos de evidências de validade do Instrumento de Avaliação de Leitura de Palavras e Pseudopalavras Isoladas (LPI): comparação de grupos. In: SALLES, Jerusa F. de; PICCOLO, Luciane R. da; MINÁ, Camila S. (Orgs). LPI: Avaliação da leitura de palavras e pseudopalavras isoladas. Avaliação Neuropsicológica da leitura e escrita. 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora, 2016, p. 55-66.
PICCOLO, Luciane da R. et al. Estudos de evidências de validade do instrumento de Avaliação da Compreensão de Leitura Textual (COMTEXT): correlação com outros testes. In: CORSO, Helena V. et al. (Orgs.). CONTEXT – Avaliação da Compreensão de Leitura Textual. Avaliação Neuropsicológica da leitura e escrita. 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora, 2017, p. 71-78.
PICCOLO, Luciane da R. et al. Evidências de validade baseadas na relação com outras variáveis e com construtos conceitualmente relacionados ao instrumento Avaliação da Fluência de Leitura Textual (AFLeT). In: BASSO, Fabiane P. et al. (Orgs.). AFLeT: Avaliação da Fluência de Leitura Textual. Avaliação Neuropsicológica da leitura e escrita. 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora, 2018, p. 51-68.
RICKEN, Gabi.; FRITZ, Annemarie.; BALZER, Lars. MARKO-D - Mathematik - und Rechnen - Test zur Erfassung von Konzeptenim Vorschulalter [MARKO-D - mathematics and arithmetic test for assessing concepts at preschool age]. Göttingen, Germany: Hogrefe, 2013.
ROCHA-LUNA, Fabiana M. Avaliação do senso numérico: estudos de adaptação e validação do Number Sense Brief. Orientadora: Luciana Vellinho Corso. UFRGS, 2022. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.
RODRIGUES, Sônia das D.; GUASSI, Adriana R.; CIASCA, Sylvia M. Avaliação do desempenho em matemática de crianças do 5º ano do ensino fundamental: estudo preliminar por meio do Teste de habilidade matemática (THM). Revista psicopedagogia. São Paulo, v. 27, n. 83, p. 181-190, 2010.
RUEDA, Fábian. J. M. et al. Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – WISC-IV. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013.
SALLES, Jerusa F. de et al. Normas de desempenho em tarefa de leitura de palavras / pseudopalavras isoladas (LPI) para crianças de 1º ano a 7º ano. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 13, n. 2, p. 397-419, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/8416. Acesso em: 21 mai. 2020.
SALLES, Jerusa F.; PARENTE, Maria A. de M. P. Avaliação da Leitura e Escrita de Palavras em Crianças de 2ª Série: Abordagem Neuropsicológica Cognitiva. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 220-228, 2007.
SALLES, Jerusa F.; PICCOLO, Luciane R. da; MINÁ, Camila S. (orgs.). LPI: Avaliação da Leitura de Palavras e Pseudopalavras Isoladas. Avaliação neuropsicológica da leitura e escrita. 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora, 2017, 116f.
SANTOS, Acácia A. A. dos; BORUCHOVITCH, Evely; OLIVEIRA, Katya L. de. (Orgs). Cloze: um instrumento de diagnóstico e intervenção. 1ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009, 348f.
SARTES, Laisa M. A.; SOUZA-FORMIGONI, Maria L. O. Avanços na Psicometria: Da Teoria Clássica dos Testes à Teoria de Resposta ao Item. Psicologia: Reflexão e Crítica [s.l.], v. 26, n. 2, p. 241-250, 2013.
SBICIGO, Juliana B. Evidências de fidedignidade do instrumento Avaliação da Fluência de Leitura Textual (AFLeT). In: BASSO, Fabiane P. et al. (Orgs.). AFLeT: Avaliação da Fluência de Leitura Textual. Avaliação Neuropsicológica da leitura e escrita. 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora, 2018, p. 69-76.
SEABRA, Alessandra G.; CAPOVILLA, Fernando C. TCLPP: Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras (manual e caderno de aplicação). 1ª ed. São Paulo: Memnon, 2010, 83f.
SPINILLO, Alina G. O sentido de número e sua importância na educação matemática. In: BRITO, Márcia Regina Ferreira de. Solução de problemas e a matemática escolar. Campinas: Editora Alínea, 2006.
STEIN, Lilian M.; GIACOMONI, Claudia H.; FONSECA, Rochele P. Teste de Desempenho Escolar - TDE II. 1ª ed. São Paulo: Vetor, 2019.
URBINA, Susana. Fundamentos da testagem psicológica.1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2007, 320f.
VAN LUIT, Johannes. E. H.; VAN DE RIJT, Bernadette. A. M.; PENNINGS, Albèr. H. Utrechtse Getalbegrip Toets [Utrecht test of number sense]. Doetinchem, The Netherlands: Graviant, 1994.
VON ASTER, Michael G., BZUFKA, Michael W., & HORN, Ralf R. Neuropsychologische Testbatterie für Zahlenverarbeitung und Rechnen bei Kindern – indergartenversion - (ZAREKI-K) = Neuropsychological test battery for number processing and calculation in children - kindergarten version - (ZAREKI-K). Frankfurt am Main: Pearson. 2009.
VON ASTER, Michael. G., ZULAUF, Monika W., & HORN, Ralf R. Neuropsychologische Testbatterie für Zahlenverarbeitung und Rechnen bei Kindern – indergartenversion - (ZAREKI-R) = Neuropsychological test battery for number processing and calculation in children - kindergarten version - (ZAREKI-R). Frankfurt am Main: Pearson. 2006.
VIAPIANA, Vanisa F. et al. Evidências de Validade do Subteste Aritmética do TDE-II: da Psicometria moderna à Neuropsicologia Cognitiva. Revista Neuropsicologia Latinoamericana, [s.l.], v. 8, n. 2, p. 16–26, 2016.
WEBER, Raquel E. Avaliação de habilidades aritméticas iniciais a partir do Test of Early Mathematics Ability (TEMA-3): Um estudo de adaptação e validação. UFRGS, 2022. 138 f. Orientadora: Luciana Vellinho Corso. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.
WEINSTEIN, Mônica C. Coruja PROMAT. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-04-24
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-22