Autoeficácia docente e condições de acesso a recursos no contexto do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6522

Palavras-chave:

Autoeficácia docente, Ensino Remoto Emergencial (ERE), Ensino Fundamental, Prática docente.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo examinar o perfil dos professores de Ensino Fundamental quanto à Autoeficácia Docente, definida como as crenças que os professores possuem em suas capacidades para nortear os processos de ensino e de aprendizagem dos alunos, e ao acesso aos recursos digitais no contexto do ERE. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva. Um total de 88 professores do Ensino Fundamental participaram da pesquisa, sendo oito do gênero masculino e 80 do feminino e a faixa etária variou de 20 a 59 anos. A coleta de dados foi realizada online, por meio do Google Forms, aplicou-se a Escala de Avaliação de autoeficácia docente para o ensino remoto, composta por 28 itens subdivididos em: Fator 1) Autoeficácia para o Ensino Remoto em Tempos de Pandemia (18 itens) e Fator 2) Acesso a Recursos para o Ensino Remoto em Tempos de Pandemia (10 itens). Os resultados evidenciaram diferenças significativas entre os gêneros feminino e masculino, e apontaram que os participantes do gênero masculino apresentam maior acesso aos recursos digitais, não houve diferenças significativas entre os fatores da escala em função da faixa etária. Reflexões contínuas sobre o uso dos artefatos digitais no contexto escolar são necessárias, em especial sobre a necessidade de formação docente como elemento fundamental a uma prática pedagógica que conduza a uma avaliação docente positiva sobre sua capacidade para organizar e realizar as atividades exigidas e necessárias para atingir os resultados educacionais e de disponibilização de recursos por parte das instituições de ensino.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AZZI, Roberta Gurgel, FILHO, Roraima Alves da Costa, PEDERSEN, Simone Alves, MACIEL, Ana Cecília de Medeiros. Introdução à Teoria Social Cognitiva. Belo Horizonte: Editora Artesã, 2021.

AZZI, Roberta Gurgel; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; BZUNECK, José Aloyseo. Considerações sobre a autoeficácia docente. In: AZZI, Roberta Gurgel; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge (org.). Autoeficácia em diferentes contextos. Campinas: Editora Alínea, 2006. p. 3.

AZZI, Roberta Gurgel; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; BZUNECK, José Aloyseo. Considerações sobre a autoeficácia docente. In: AZZI, Roberta Gurgel; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge (org.). Autoeficácia em diferentes contextos. Campinas: Editora Alínea, 2006. p. 3.

BANDURA, Albert. Self-efficacy: toward a unifying theory of behavioral change. Psychological Review, Washington, v. 84, p. 191-215, 1977.

BANDURA, A. Social Foundations of Thought and Action: A Social Cognitive Theory. Upper Saddle River, Nova Jersey: Editora Prentice Hall, 1986.

BANDURA, Albert. Modeling. In MANSTEAD, A.S.R.; HEWSTONE, M. ( ed). Blackwell encyclopedia of social psychology. Oxford: Blackwell, 1995, p. 391.

BANDURA, Albert. Self-efficacy: the exercise of control. New York: Editora W. H. Freeman and Company, 1997.

BANDURA, A. Teoria social cognitiva: uma perspectiva agentiva. Revista Anual de Psicologia, 2001, 52, 1-26. http://dx.doi.org/10.1146/annurev.psych.52.1.1

BANDURA, Albert. The growing primacy of perceived efficacy in human self-development, adaptation and change. In: SALANOVA, María Luísa; GRAU, Rosa María; CIFRE, Eva; LLORENS, Susana; GARCÍA-RENEDO, Mónica (ed.). Nuevos horizontes en la investigación sobre la autoeficacia. Castellón, ES: Universitat Jaume I Servicio de Comunicación y Publicaciones 2004. p. 25.

BANDURA, Albert; AZZI, Roberta Gurgel; POLYDORO Soely. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Editora Artmed, 2008.

BANDURA, Albert “Teoria Social Cognitiva no contexto atual”. In: BANDURA, Albert, AZZI, Roberta Gurgel (orgs). Teoria Social Cognitiva: diversos enfoques. Campinas: Editora Mercado das Letras, 2017, p.44-81.

BOPSIN, Gustavo; GUIDOTTI, Charles. Crenças de autoeficácia de estudantes e professores de Física do Ensino Superior. Revista Educar Mais, v. 6, p. 106-125, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Diário Oficial da República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, v. 53, p. 39, 17 mar. 2020.

BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Edi Rufin. Aprendizagem escolar em contextos competitivos. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo (org.). Aprendizagem: processos psicológicos e o contexto social na escola. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2010. p. 1. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/4105/1/TGHN27072017.pdf

COELHO, Patricia Margarida Farias, COSTA, Marcos Rogério Martins e MATTAR NETO, João Augusto. Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais. Educação & Realidade [on-line]. 2018, v. 43, n. 3 Acesso em: 28 Novembro 2022, pp. 1077-1094. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623674528. Epub 09 Abr 2018. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623674528.

DIAS, Érika. A Educação, a pandemia e a sociedade do cansaço. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [on-line]. 2021, v. 29, n. 112 Acesso em: 2 Dezembro 2022, pp. 565-573. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002901120001. Epub 05 Jul 2021. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002901120001.

GASPARINI, Sandra Maria, BARRETO, Sandhi Maria e ASSUNÇÃO, Ada Ávila. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educação e Pesquisa [on-line]. 2005, v. 31, n. 2 Acesso em: 3 dezembro 2022, p. 189-199. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000200003 ;. Epub 23 Fev 2006. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000200003.

LAGO, Nicole C.; TERRA, Stela X.; CATEN, Carla Schwengber ten; RIBEIRO, José Luis D. Ensino remoto emergencial: investigação dos fatores de aprendizado na educação superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 391–406, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.14439

MATTA, G.C., REGO, S., SOUTO, E.P., and SEGATA, J., eds. Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia [on-line]. Rio de Janeiro: Observatório Covid 19; Editora FIOCRUZ, 2021, 221 p. Informação para ação na Covid-19 series. ISBN: 978-65-5708-032-0. https://doi.org/10.7476/9786557080320

MOREIRA et al. (orgs.) Inovação na educação com TIC. Portugal: Universidade aberta, 2020. Acesso em 2 dezembro 2022. Disponível em: VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2020: livro de atas | Jose Moreira - Academia.edu

NUNES, Mariana Farias Oliveira. Funcionamento e desenvolvimento das crenças de auto-eficácia: uma revisão. Rev. bras. orientac. prof, São Paulo, v.9, n.1, p.29-42, jun. 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s167933902008000100004&Ing=pt&nrm=iso Acesso em 04 dez. 2022

PEDROSO, Júlia de Souza; SILVA, Kauana Soares da; SANTOS, Laiza Padilha dos. Pesquisa descritiva e pesquisa prescritiva. JICEX, v. 9, n. 9, 2017. Disponível em: http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/JICEX/article/view/2604. Acesso em: 22 maio 2021.

PESQUISA sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/12225320191028-tic_dom_2018_livro_eletronico.pdf Acesso em: 4 dez. 2022. https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/12225320191028- tic_dom_2018_livro_eletronico.pdf

PIOVESAN, Armando; TEMPORINI, Edméia Rita. Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 29, n. 4, p. 7, ago. 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/fF44L9rmXt8PVYLNvphJgTd/?lang=pt. Acesso em: 26 maio 2021.

ROCHA, Elizabeth Matos; LIMA, Juliana Maria da Silva. Impactos e desafios do ensino on-line decorrentes da pandemia COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 377–390, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.14526

SANTOS, Edméia. EAD, palavra proibida. Educação on-line, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença?# Livesdejunho. In: SANTOS, Edméa. Escrevivências ciberfeministas e ciberdocentes: narrativas de uma mulher durante a pandemia Covid-19, 2020. p. 57.

SILVA, Andrey Ferreira da et al. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva [on-line]. 2020, v. 30, n. 02. Acesso em: 2 dezembro 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300216. Epub 24 Jul 2020. ISSN 1809-4481. https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300216.

SOUZA, A. C. B. de, LACERDA, C., ANDRADE, R. B. N. M., SILVA, F. H. M. da. Autoeficácia docente e acesso a recursos na transição para o ensino remoto emergencial: validação de escalas psicométricas. Revista Psicologia, 2021. submetido.

SOUZA, Katia Reis de et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde [on-line]. 2021, v. 19. Acesso em: 3 Dezembro 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00309. Epub 19 Out 2020. ISSN 1981-7746. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00309.

STEVANIM, Luiz Felipe. Exclusão nada remota: desigualdades sociais e digitais dificultam a garantia do direito à educação na pandemia. Radis: Comunicação e Saúde, Rio de Janeiro, n. 215, p. 10-15, ago. 2020.

Downloads

Publicado

24-10-2024

Como Citar

FAIAM, D. P. M. .; ALLIPRANDINI, P. M. Z. . Autoeficácia docente e condições de acesso a recursos no contexto do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Fundamental . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6522145, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6522. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6522. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2023-07-25
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-10-15
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-24