Autoeficácia docente e condições de acesso a recursos no contexto do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6522Palavras-chave:
Autoeficácia docente, Ensino Remoto Emergencial (ERE), Ensino Fundamental, Prática docente.Resumo
O presente estudo teve como objetivo examinar o perfil dos professores de Ensino Fundamental quanto à Autoeficácia Docente, definida como as crenças que os professores possuem em suas capacidades para nortear os processos de ensino e de aprendizagem dos alunos, e ao acesso aos recursos digitais no contexto do ERE. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva. Um total de 88 professores do Ensino Fundamental participaram da pesquisa, sendo oito do gênero masculino e 80 do feminino e a faixa etária variou de 20 a 59 anos. A coleta de dados foi realizada online, por meio do Google Forms, aplicou-se a Escala de Avaliação de autoeficácia docente para o ensino remoto, composta por 28 itens subdivididos em: Fator 1) Autoeficácia para o Ensino Remoto em Tempos de Pandemia (18 itens) e Fator 2) Acesso a Recursos para o Ensino Remoto em Tempos de Pandemia (10 itens). Os resultados evidenciaram diferenças significativas entre os gêneros feminino e masculino, e apontaram que os participantes do gênero masculino apresentam maior acesso aos recursos digitais, não houve diferenças significativas entre os fatores da escala em função da faixa etária. Reflexões contínuas sobre o uso dos artefatos digitais no contexto escolar são necessárias, em especial sobre a necessidade de formação docente como elemento fundamental a uma prática pedagógica que conduza a uma avaliação docente positiva sobre sua capacidade para organizar e realizar as atividades exigidas e necessárias para atingir os resultados educacionais e de disponibilização de recursos por parte das instituições de ensino.
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