Contribuições de um Programa de Especialização em Saúde da Família para a prática profissional na Atenção Primária à Saúde
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994511Resumo
O presente estudo tem o objetivo de analisar as contribuições de um programa de especialização em Saúde da Família à prática profissional na Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de um estudo descritivo, de natureza quantitativa e de corte transversal, com amostra composta por 59 discentes. Foram coletados dados sociodemográficos e profissionais, e utilizadas escalas tipo Likert, validadas e adaptadas: Escala de Expectativa em Relação ao Treinamento – EERT; e, Escala de Motivação para Transferir – EMT. A análise dos dados se deu por meio da estatística descritiva de frequências absoluta e relativa. No perfil discente, constatou-se a prevalência do público feminino (83,1%), de 30 e 49 anos (79,7%), com ao menos uma especialização concluída (84,7%) e 5 anos de formação (83,1%). Ademais, 93,2% dos respondentes (55 alunos) atuam na APS, com 44 discentes (74,6%) concursados. A categoria de enfermagem apresentou a maior representação (49,2%). Em função da capacidade laboral, 78,0% dos discentes sempre desenvolvem atividades educativas, mesmo com limitado incentivo dos gestores para a realização das práticas educativas (54,4%) e para a qualificação profissional (55,9%). O curso de especialização mostrou-se relevante para a APS, estimulando os discentes a utilizarem competências adquiridas (96,3%), com aumento da qualidade das ações desenvolvidas (90,9%), tornando-as mais fáceis (92,7%), com minimização de erros (92,7%), através da eficiente mudança no perfil gerencial (98,2%) e do fortalecimento do trabalho em equipe para a superação de eventuais barreiras (94,6%).
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