O ensino remoto emergencial no estado do Paraná: reflexões a partir das estratégias de enfrentamento
DOI :
https://doi.org/10.14244/198271996180Mots-clés :
Pandemia, Ensino remoto emergencial, Estratégias.Résumé
O presente estudo pretende contribuir para a análise das estratégias idealizadas e executadas pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná no período pandêmico, tendo como foco primordial a infraestrutura tecnológica. Trata-se de um estudo exploratório, com tratamento de dados qualitativos. Os dados têm como fonte: documentos oficiais, postagens em sites, plataformas e blogs, relatórios de pesquisa, resolução governamental, bem como reportagens veiculadas em jornais. A partir do conjunto de dados levantados nesta pesquisa, pode-se afirmar que, ao tratar das estratégias de enfrentamento da pandemia com foco na infraestrutura tecnológica, a Secretaria promoveu ações que priorizaram a continuidade das atividades de ensino no estado. Entretanto, ao selecionar todos os aparatos para a transmissão de conteúdos por diferentes canais, a Secretaria acabou por deixar de lado as condições sociais e econômicas dos estudantes e desconsiderou as desigualdades já presentes na sociedade muito antes da pandemia. Assim, pode-se inferir que as estratégias foram pensadas a partir de uma sociedade ideal, com crianças e jovens conectados e com dispositivos adequados. Dessa forma, compreendemos que pensar a educação para além da pandemia, com o uso de tecnologias digitais, implica num amplo e profundo processo no âmbito da formação de professores, bem como um olhar atento para as condições econômicas e sociais dos alunos.
Métriques
Références
ANDRADE, Carla Lourenço Tavares de; PEREIRA, Claudia Cristina de Aguiar; MARTINS, Mônica; LIMA, Sheyla Maria Lemos; PORTELA, Margareth Crisóstomo. COVID-19 hospitalizations in Brazil’s Unified Health System (SUS). PLoS One, Pelotas, v. 15, n. 12, p. 1-17, Dec. 2020. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0243126. Acesso em: 10 maio 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer nº 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, seção 1, p. 32, 01 jun. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 maio 2021.
BRITO, Glaucia da Silva; GARCIA, Marilene; FEDIUK DE MORAIS, Felippie Anthonio; MATEUS, Marlon de Campos. A Reconfiguração de Aulas no Período Pandêmico: Percepções de Professores das Escolas Públicas de Ensino do Estado do Paraná - Brasil. Interacções, Santarém, Portugal, v. 16, n. 55, p. 186-206, 2020. Disponível em: 10.25755/int.21064. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21064. Acesso em: 17 set. 2022.
CELLARD, André. A Análise Documental. In: POUPART, J. et al. (org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-316.
CETIC. Resumo Executivo. Pesquisa TIC Educação 2020. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20211124200731/resumo_executivo_tic_educacao_2020.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.
CETIC.BR. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação; NIC.BR. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR; CGI.BR. Comitê Gestor da Internet no Brasil. Painel TIC COVID-19. Pesquisa sobre o uso da internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. Ensino Remoto e teletrabalho. 3. ed. São Paulo: CETIC.BR; NIC.BR; CGI.BR, nov. 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201104182616/painel_tic_covid19_3edicao_livro%20eletr%C3%B4nico.pdf. Acesso em: 20 maio 2021.
CNTE. Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Professores, pais e alunos apontam dificuldades e limitações do ensino a distância. APP Sindicato. Curitiba, 05 maio 2020. Disponível em: https://appsindicato.org.br/professores-pais-e-alunos-apontam-dificuldades-e-limitacoes-do-ensino-a-distancia/. Acesso em: 30 ago. 2020.
CORDEIRO, Luciane. Ensino remoto no Paraná: governo fala em sucesso; professores questionam qualidade da aprendizagem dos alunos. G1 Paraná, 08 jul. 2020. Disponível em: Https://g1.globo.com/pr/parana/educacao/noticia/2020/07/08/ensino-remoto-no-parana-governo-fala-em-sucesso-professores-questionam-qualidade-da-aprendizagem-dos-alunos.ghtml. Acesso em: 08 ago. 2020.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUIMARÃES, Lislaine Mara da Silva. Ensino Remoto Emergencial no Paraná: análise da implementação e condições de trabalho docente. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, Brasília, v. 4, n. 3, p. 524-535, 2022. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/182. Acesso em: 16 set. 2022.
GUIMARÃES, Lislaine Mara da Silva. O ensino remoto emergencial e o mal-estar docente: uma análise dos seus impactos sobre as condições de trabalho dos professores de sociologia no estado do Paraná diante da pandemia de Covid-19. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
LIMA, Francisca Vieira; COSTA, Aldemar Balbino da; LOPES, Cléber; HARACEMIV, Sonia Maria Chaves. Educação não Presencial na EJA do Paraná em Tempos de Pandemia: Uma Proposta Possível? Interacções, Santarém, Portugal, v. 16, n. 54, p. 106-125, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21022. Acesso em: 17 set. 2022.
MACEDO, Renata Mourão. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 34, n. 73, p. 262-280, maio/ago. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/SGqJ6b5C4m44vh8R5hPV78m/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 set. 2022.
MELLO, Diene Eire. Educação a distância, Educação online e Atividades Remotas. Londrina: Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática, Aprendizagem e Tecnologias/ UEL, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1kLvPU5dnwXqbREJBav6kCjB_HmHNKDcN/view. Acesso em: 07 nov. 2020.
MOREIRA, José A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, p. 2-35, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/36079. Acesso em: 07 nov. 2020.
MOTA, Anaís. Mandetta, Teich, Pazuello e Queiroga: os 4 ministros da Saúde da pandemia. UOL. São Paulo, 15 mar. 2021. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2021/03/15/mandetta-teich-pazuello-e-queiroga-os-4-ministros-da-saude-da-pandemia.htm. Acesso em: 20 jun. 2021.
NASCIMENTO, Iracema Santos do; SANTOS, Patrícia Cerqueira dos. Normalidade da desigualdade social e da exclusão educacional no Brasil. Cadernos de administração, Maringá, v. 28, Ed. Especial, p. 122-130, jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/53834/751375150148. Acesso em: 20 jun. 2021.
PARANÁ. Agência Estadual de Notícias. Aula Paraná supera 90% da rede e é um dos melhores sistemas do País Educação. Curitiba, 29 jun. 2020b. Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Aula-Parana-supera-90-da-rede-e-e-um-dos-melhores-sistemas-do-Pais. Acesso em: 12 maio 2021.
PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Aula Paraná - Municípios - Grade Horária – 2020. Curitiba, 19 abr. 2020e. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/aula_parana_municipios_grade_horaria2020. Acesso em: 05 out. 2020.
PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Aula Paraná. Aplicativo Aula Paraná - Perguntas Frequentes. Curitiba, 2020d. Disponível em: http://www.aulaparana.pr.gov.br/FAQ/aplicativo_aula_parana. Acesso em: 05 out. 2020.
PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Diretoria de Educação. Canal do Professor – Formação continuada SEED PR. Curitiba, 2020h. https://www.youtube.com/c/DiretoriadeEduca%C3%A7%C3%A3oSeedPR/videos. Acesso em: 05 out. 2020.
PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Lives Classroom. Curitiba, 2020g. Disponível em: https://www.aulaparana.pr.gov.br/lives_classroom. Acesso em: 05 out. 2020.
PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Resolução nº 3.817/2020. Diário Oficial, nº 10665, 8 abr. 2020c. Disponível em: https://appsindicato.org.br/wp-content/uploads/2020/09/RES38172020GSSEED.pdf. Acesso em: 05 out. 2020.
PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Seed disponibiliza série de tutoriais e vídeos sobre o EaD Aula Paraná. Curitiba, 27 abr. 2020f. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Seed-disponibiliza-serie-de-tutoriais-e-videos-sobre-o-EaD-Aula-Parana. Acesso em: 05 out. 2020.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Informações sobre o EAD da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, em implantação nesta semana. Curitiba, 06 abr. 2020a. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Informacoes-sobre-o-EAD-da-Secretaria-de-Estado-da-Educacao-e-do-Esporte-em-implantacao. Acesso em: 12 maio 2021.
PEREIRA, Roger. Aula Paraná: como escolas têm se destacado em driblar a desmotivação dos alunos. Gazeta do Povo, Curitiba, 19 out. 2020. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/estrategias-escolas-destaque-aula-parana/. Acesso em: 06 nov. 2020.
RADINA, Nadezhda K.; BALAKINA, Ju V. Challenges for Education during the Pandemic: An Overview of Literature. Voprosy obrazovaniya - Educational Studies, Moscow, n. 1, p. 178-194, 2021. Disponível em: https://cyberleninka.ru/article/n/challenges-for-education-during-the-pandemic-an-overview-of-literature/viewer. Acesso em: 24 set. 2022.
REIMERS, Fernand M. Learning from a Pandemic. The Impact of COVID-19 on Education Around the World. In: REIMERS, Fernand M. (ed.). Primary and Secondary Education During Covid-19: Disruptions to Educational Opportunity During a Pandemic. Cham, Switzerland: Springer, 2022. p. 1-36. Disponível em: https://library.oapen.org/bitstream/handle/20.500.12657/50965/978-3-030-81500-4.pdf?sequence=1%23page=376%C2%A0#page=7. Acesso em: 24 set. 2022.
SANTOS, Adriana Regina de Jesus; GONÇALVES, José Alexandre; RODRIGUES, Samuel de Oliveira. A educação básica na pandemia no Estado do Paraná: o que as pesquisas revelam?. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, Guarulhos, v. 10, n. 1, p. 1-18, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/12968. Acesso em: 17 set. 2022.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SENES, Ronaldo. EDUCAÇÃO – Renato Feder, secretário de educação do PR, anuncia aulas pela internet EAD. Curitiba, 05 abr. 2020. Vídeo (2 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=suBZTfGX64E. Acesso em: 16 set. 2022.
SOUZA, Carla Aparecida Nunes; SPADACINI, Juliana Ayub Veltrini; FIGUEIRA, Larissa Fonseca; SANTANA, Neri de Souza. Análise da implementação do ensino remoto emergencial no Estado do Paraná. In: ENCONTRO VIRTUAL DE DOCUMENTAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE E CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA ONLINE. Anais […]. Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 1-7, nov. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/17698/1125613691. Acesso em: 16 set. 2022.
TENENTE, Luiza. Reprovar todos os alunos, aprová-los automaticamente ou discutir cada caso? Veja as alternativas das escolas no ano de pandemia. G1. Rio de Janeiro, 04 out. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/10/04/reprovar-todos-os-alunos-aprova-los-automaticamente-ou-discutir-cada-caso-veja-as-alternativas-das-escolas-no-ano-de-pandemia.ghtml. Acesso em: 05 out. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-03-11
##plugins.generic.dates.published## 2023-08-29