Recursos de um professor e de uma professora para ensinar matemática em turmas da EJA-Campo
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271996255Palavras-chave:
Abordagem Documental do Didático, Educação do Campo, Recursos, EJA-Campo.Resumo
O artigo traz um recorte de uma pesquisa de doutorado que visa compreender o sistema de documentação de professores(as) que ensinam matemática em turmas da Educação de Jovens e Adultos do Campo, e a relação com os ambientes de aprendizagem propostos por eles(as). Trata-se da ampliação de um artigo publicado no VIII Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática, que apresenta uma caracterização de recursos utilizados por um professor da referida modalidade para ensinar matemática, busca classificá-los como materiais e não materiais e analisa as relações entre eles. A ampliação consiste na apresentação e na análise dos recursos utilizados também por uma professora na retomada do ensino presencial após o ensino remoto vivenciado durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa ancora-se na metodologia da investigação reflexiva para realizar entrevistas semiestruturadas com esses professores, solicitar que produzissem um vídeo para apresentar os recursos disponíveis nas escolas e que utilizavam para ensinar matemática e, depois disso, construir uma representação esquemática de tais recursos. As análises dos dados produzidos revelam que a maioria dos recursos utilizados pelo professor está associada a objetos do dia a dia, ao passo que, entre os utilizados pela professora, prevaleceram aqueles associados às Tecnologias da Comunicação e Informação, o que pode denotar a influência do ensino remoto. Observa-se, também, uma preocupação de ambos em relacionar alguns recursos às realidades dos(as) estudantes da Educação de Jovens e Adultos do Campo, mesmo que não seja um aspecto predominante nos dados analisados.
Métricas
Referências
ADLER, Jill. Conceptualising resources as a theme for teacher education. Journal of Mathematics Teacher Education, [s. l.], v. 3, p. 205-224, 2000. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1023/A:1009903206236. Acesso em: 13 out. 2022.
ARROYO, Miguel González. Passageiros da noite. Do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2017.
BELLEMAIN, Franck; TROUCHE, Luc. Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu ensino, um questionamento didático e informático. Caminhos da Educação Matemática em Revista, Aracaju, v. 9, n. 1, 2019. Online. Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/300. Acesso em: 13 out. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Lei n.o 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 out. 2022.
CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In: CALDART, Roseli Salete et al. (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 259-267. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf. Acesso em: 13 out. 2022.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf. Acesso em: 13 out. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUEUDET, Ghislaine; TROUCHE, Luc. Do trabalho documental dos professores: gêneses, coletivos, comunidades: o caso da Matemática. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 6, n. 3, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2243. Acesso em: 13 out. 2022.
GUEUDET, Ghislaine; TROUCHE, Luc. Teachers' work with resources: documentational geneses and professional geneses. In: GUEUDET, Ghislaine; PEPIN, Birgit; TROUCHE, Luc. From text to 'lived resources': curriculum material and mathematics teacher development. Cham: Springer, 2012. p. 23-41.
GUEUDET, Ghislaine; TROUCHE, Luc. Vers de nouveaux systèmes documentaires pour les professeurs de mathématiques ? In: BLOCH, Isabelle; CONNE, François (ed.). Actes de la XIVème Ecole d'Eté de Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage, 2008. p. 1-26. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-00459440/document. Acesso em: 13 out. 2022.
LIMA, Iranete Maria da Silva; HAGE, Salomão Antônio Mufarrej; SOUZA, Dileno Dustan Lucas de. (2021). O legado de Paulo Freire em marcha na Educação e na Escola do Campo. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, e2116683, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em: 14 out. 2022.
MUNARIM, Antônio. Movimento Nacional de Educação do Campo: uma trajetória em construção. Anais da 31.ª Reunião Anual da Anped. Caxambu, 2008. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/movimento-nacional-de-educacao-do-campo-uma-trajetoria-em-construcao. Acesso em: 13 out. 2022.
PERNAMBUCO. Governo do Estado. Decreto n.o 49.055, de 31 de maio de 2020. Sistematiza as regras relativas às medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, conforme previsto na Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial do Estado de Pernambuco, Recife, 31 maio 2020. Disponível em: https://www.sefaz.pe.gov.br/Legislacao/Tributaria/Documents/Legislacao/Decretos/2020/Dec49055_2020.htm. Acesso em: 13 out, 2022.
SILVA, Josias Pedro; LIMA, Iranete Maria da Silva. A Abordagem Documental do Didático nas publicações em periódicos nacionais e internacionais. In: IGLIORI, S. B. C. Compreender o trabalho dos professores brasileiros do ensino básico: uma abordagem pelos recursos. São Paulo: Edgard Blücher, 2021. p. 17-40. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-details/01-22641. Acesso em: 13 out. 2020.
SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica. Campinas: Papirus, 2008.
SKOVSMOSE, Ole. Um convite à Educação Matemática Crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo. Campinas: Papirus, 2014.
TROUCHE, Luc. Comprender el trabajo de los docentes a través de su interacción con los recursos de su enseñanza - una historia de trayectorias. Educación Matemática, [s. l.], v. 30, n. 3, p. 9-40, 2018. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01943610/document. Acesso em: 13 out. 2022.
VERGNAUD, Gérard. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble, v. 10, n. 23, p. 133-170, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-07-14
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-13