Interfaces entre Educação e Covid-19: o estado da arte da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5448

Palavras-chave:

Educação, Covid-19, Ensino remoto, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Resumo

 
O artigo trata da Educação no contexto da pandemia causada pela Covid-19, que acarretou o isolamento social e a suspensão das aulas presenciais. Objetivou analisar o conhecimento científico produzido a respeito da pandemia de Covid-19 na interface com a educação formal, no primeiro semestre da pandemia. Para isso, realizou-se um estudo do tipo bibliográfico, amparado metodologicamente no Estado da Arte, que consultou a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a Scientific Electronic Library Online com a utilização dos descritores “Educação” e “Covid-19”. Os resultados identificaram apenas seis produtos – três editoriais e três artigos –, o que demonstra que, no campo da educação formal, pouco havia se publicado sobre a temática. Ainda que escassa a produção existente em termos quantitativos nos primeiros seis meses de pandemia, a pesquisa possibilitou reflexões acerca do novo panorama educacional estabelecido desde a imposição do distanciamento social, que transitava por tensões que permeavam o ensino remoto; a programação de retorno às aulas presenciais; e as aulas práticas em Saúde. Concluiu-se que há urgência na produção de conhecimento que possibilite aprofundar cientificamente as discussões acerca das nuances da pandemia no contexto educacional, especialmente no tocante ao questionável emprego do ensino remoto.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba

Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes (UFPB), Licenciatura e Graduação em Enfermagem (UFPB), Graduação em Direito (UNIPE),Especializações em Enfermagem Pediátrica (UFPE), Especialização em Linhas de Cuidados em Enfermagem Saúde Materno, Neonatal e do Lactente (UFSC), Especialização em Enfermagem Obstétrica (UFMG). Enfermeira da Universidade Federal da Paraíba e enfermeira do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora produtividade CNPQ.

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2001). Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2009). Atualmente é Professor Titular e Professor Permanente dos seguintes Programas de Pós-Graduação: PPGE e PPGS, ambos da Universidade Federal da Paraíba, atuando como orientador (Mestrado e Doutorado), principalmente, nos seguintes temas: educação, história, cultura e gênero. Publica, com frequência, artigos em periódicos, livros e capítulos de livros acerca das citadas temáticas. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPQ PQ1-D. É Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e Docente Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas "História da Educação da Paraíba" HISTEDBR/GT-PB

Raquel do Nascimento Sabino, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado em Educação (UFPB- PPGE). Doutoranda em Educação (UFPB- PPGE). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba- HISTEDBR/PB. Professora da Educação Básica - Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa/Paraíba

Downloads

Publicado

24-10-2024

Como Citar

NASCIMENTO SABINO NEVES, V. .; MACHADO FIUZA FIALHO, L. .; JOSÉ DOS SANTOS MACHADO, C. .; DO NASCIMENTO SABINO, R. . Interfaces entre Educação e Covid-19: o estado da arte da produção científica. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5448138, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5448. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5448. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-05
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-08-03
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-24