Emergency remote teaching in the state of Paraná: reflections from coping strategies

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996180

Keywords:

Pandemic, Emergency remote teaching, Strategies.

Abstract

The present study intends to contribute to the analysis of the strategies designed and implemented by the Secretary of Educational of the State of Paraná in the pandemic period, with the main focus on technological infrastructure. This is an exploratory study, with treatment of qualitative data. The data are sourced from: official documents, posts on websites, platforms and blogs, research reports, government resolution, as well as reports published in newspapers. Based on the data collected in this research, it can be said that, when dealing with strategies to face the pandemic with a focus on technological infrastructure, the Secretary promoted actions that prioritized the continuity of teaching activities in the State. However, by selecting all the devices for the transmission of content through different channels, the Secretary ended up leaving aside the social and economic conditions of students and disregarding the inequalities already present in society long before the pandemic. Thus, it can be inferred that the strategies were designed from an ideal society, with children and young people connected and with adequate devices. In this perspective, we understand that thinking about education beyond the pandemic, with the use of digital technologies, implies a broad and profound process within the scope of teacher training, as well as a close look at the economic and social conditions of students.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Juliana Ayub Veltrini Spadacini, Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED)

Graduada em Letras/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (2002). Pós- Graduada em Psicopedagogia em 2003. Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior (2015). Mestre em Letras Estrangeiras Modernas pela Universidade Estadual de Londrina (MEPLEM/ UEL). Atua como Professora de Língua Inglesa na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) nos componentes curriculares de Língua Inglesa, Língua Portuguesa/ Redação, Projeto de Vida e Pensamento Computacional.

Samantha Gonçalves Mancini Ramos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina e coordenadora do mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de língua inglesa e novas tecnologias.

Diene Eire de Mello, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Aberta de Portugal (2014). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1990).

References

ANDRADE, Carla Lourenço Tavares de; PEREIRA, Claudia Cristina de Aguiar; MARTINS, Mônica; LIMA, Sheyla Maria Lemos; PORTELA, Margareth Crisóstomo. COVID-19 hospitalizations in Brazil’s Unified Health System (SUS). PLoS One, Pelotas, v. 15, n. 12, p. 1-17, Dec. 2020. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0243126. Acesso em: 10 maio 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer nº 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, seção 1, p. 32, 01 jun. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 maio 2021.

BRITO, Glaucia da Silva; GARCIA, Marilene; FEDIUK DE MORAIS, Felippie Anthonio; MATEUS, Marlon de Campos. A Reconfiguração de Aulas no Período Pandêmico: Percepções de Professores das Escolas Públicas de Ensino do Estado do Paraná - Brasil. Interacções, Santarém, Portugal, v. 16, n. 55, p. 186-206, 2020. Disponível em: 10.25755/int.21064. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21064. Acesso em: 17 set. 2022.

CELLARD, André. A Análise Documental. In: POUPART, J. et al. (org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-316.

CETIC. Resumo Executivo. Pesquisa TIC Educação 2020. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20211124200731/resumo_executivo_tic_educacao_2020.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.

CETIC.BR. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação; NIC.BR. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR; CGI.BR. Comitê Gestor da Internet no Brasil. Painel TIC COVID-19. Pesquisa sobre o uso da internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. Ensino Remoto e teletrabalho. 3. ed. São Paulo: CETIC.BR; NIC.BR; CGI.BR, nov. 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201104182616/painel_tic_covid19_3edicao_livro%20eletr%C3%B4nico.pdf. Acesso em: 20 maio 2021.

CNTE. Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Professores, pais e alunos apontam dificuldades e limitações do ensino a distância. APP Sindicato. Curitiba, 05 maio 2020. Disponível em: https://appsindicato.org.br/professores-pais-e-alunos-apontam-dificuldades-e-limitacoes-do-ensino-a-distancia/. Acesso em: 30 ago. 2020.

CORDEIRO, Luciane. Ensino remoto no Paraná: governo fala em sucesso; professores questionam qualidade da aprendizagem dos alunos. G1 Paraná, 08 jul. 2020. Disponível em: Https://g1.globo.com/pr/parana/educacao/noticia/2020/07/08/ensino-remoto-no-parana-governo-fala-em-sucesso-professores-questionam-qualidade-da-aprendizagem-dos-alunos.ghtml. Acesso em: 08 ago. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUIMARÃES, Lislaine Mara da Silva. Ensino Remoto Emergencial no Paraná: análise da implementação e condições de trabalho docente. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, Brasília, v. 4, n. 3, p. 524-535, 2022. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/182. Acesso em: 16 set. 2022.

GUIMARÃES, Lislaine Mara da Silva. O ensino remoto emergencial e o mal-estar docente: uma análise dos seus impactos sobre as condições de trabalho dos professores de sociologia no estado do Paraná diante da pandemia de Covid-19. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.

LIMA, Francisca Vieira; COSTA, Aldemar Balbino da; LOPES, Cléber; HARACEMIV, Sonia Maria Chaves. Educação não Presencial na EJA do Paraná em Tempos de Pandemia: Uma Proposta Possível? Interacções, Santarém, Portugal, v. 16, n. 54, p. 106-125, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21022. Acesso em: 17 set. 2022.

MACEDO, Renata Mourão. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 34, n. 73, p. 262-280, maio/ago. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/SGqJ6b5C4m44vh8R5hPV78m/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 set. 2022.

MELLO, Diene Eire. Educação a distância, Educação online e Atividades Remotas. Londrina: Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática, Aprendizagem e Tecnologias/ UEL, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1kLvPU5dnwXqbREJBav6kCjB_HmHNKDcN/view. Acesso em: 07 nov. 2020.

MOREIRA, José A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, p. 2-35, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/36079. Acesso em: 07 nov. 2020.

MOTA, Anaís. Mandetta, Teich, Pazuello e Queiroga: os 4 ministros da Saúde da pandemia. UOL. São Paulo, 15 mar. 2021. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2021/03/15/mandetta-teich-pazuello-e-queiroga-os-4-ministros-da-saude-da-pandemia.htm. Acesso em: 20 jun. 2021.

NASCIMENTO, Iracema Santos do; SANTOS, Patrícia Cerqueira dos. Normalidade da desigualdade social e da exclusão educacional no Brasil. Cadernos de administração, Maringá, v. 28, Ed. Especial, p. 122-130, jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/53834/751375150148. Acesso em: 20 jun. 2021.

PARANÁ. Agência Estadual de Notícias. Aula Paraná supera 90% da rede e é um dos melhores sistemas do País Educação. Curitiba, 29 jun. 2020b. Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Aula-Parana-supera-90-da-rede-e-e-um-dos-melhores-sistemas-do-Pais. Acesso em: 12 maio 2021.

PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Aula Paraná - Municípios - Grade Horária – 2020. Curitiba, 19 abr. 2020e. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/aula_parana_municipios_grade_horaria2020. Acesso em: 05 out. 2020.

PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Aula Paraná. Aplicativo Aula Paraná - Perguntas Frequentes. Curitiba, 2020d. Disponível em: http://www.aulaparana.pr.gov.br/FAQ/aplicativo_aula_parana. Acesso em: 05 out. 2020.

PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Diretoria de Educação. Canal do Professor – Formação continuada SEED PR. Curitiba, 2020h. https://www.youtube.com/c/DiretoriadeEduca%C3%A7%C3%A3oSeedPR/videos. Acesso em: 05 out. 2020.

PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Lives Classroom. Curitiba, 2020g. Disponível em: https://www.aulaparana.pr.gov.br/lives_classroom. Acesso em: 05 out. 2020.

PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Resolução nº 3.817/2020. Diário Oficial, nº 10665, 8 abr. 2020c. Disponível em: https://appsindicato.org.br/wp-content/uploads/2020/09/RES38172020GSSEED.pdf. Acesso em: 05 out. 2020.

PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Seed disponibiliza série de tutoriais e vídeos sobre o EaD Aula Paraná. Curitiba, 27 abr. 2020f. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Seed-disponibiliza-serie-de-tutoriais-e-videos-sobre-o-EaD-Aula-Parana. Acesso em: 05 out. 2020.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Informações sobre o EAD da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, em implantação nesta semana. Curitiba, 06 abr. 2020a. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Informacoes-sobre-o-EAD-da-Secretaria-de-Estado-da-Educacao-e-do-Esporte-em-implantacao. Acesso em: 12 maio 2021.

PEREIRA, Roger. Aula Paraná: como escolas têm se destacado em driblar a desmotivação dos alunos. Gazeta do Povo, Curitiba, 19 out. 2020. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/estrategias-escolas-destaque-aula-parana/. Acesso em: 06 nov. 2020.

RADINA, Nadezhda K.; BALAKINA, Ju V. Challenges for Education during the Pandemic: An Overview of Literature. Voprosy obrazovaniya - Educational Studies, Moscow, n. 1, p. 178-194, 2021. Disponível em: https://cyberleninka.ru/article/n/challenges-for-education-during-the-pandemic-an-overview-of-literature/viewer. Acesso em: 24 set. 2022.

REIMERS, Fernand M. Learning from a Pandemic. The Impact of COVID-19 on Education Around the World. In: REIMERS, Fernand M. (ed.). Primary and Secondary Education During Covid-19: Disruptions to Educational Opportunity During a Pandemic. Cham, Switzerland: Springer, 2022. p. 1-36. Disponível em: https://library.oapen.org/bitstream/handle/20.500.12657/50965/978-3-030-81500-4.pdf?sequence=1%23page=376%C2%A0#page=7. Acesso em: 24 set. 2022.

SANTOS, Adriana Regina de Jesus; GONÇALVES, José Alexandre; RODRIGUES, Samuel de Oliveira. A educação básica na pandemia no Estado do Paraná: o que as pesquisas revelam?. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, Guarulhos, v. 10, n. 1, p. 1-18, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/12968. Acesso em: 17 set. 2022.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SENES, Ronaldo. EDUCAÇÃO – Renato Feder, secretário de educação do PR, anuncia aulas pela internet EAD. Curitiba, 05 abr. 2020. Vídeo (2 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=suBZTfGX64E. Acesso em: 16 set. 2022.

SOUZA, Carla Aparecida Nunes; SPADACINI, Juliana Ayub Veltrini; FIGUEIRA, Larissa Fonseca; SANTANA, Neri de Souza. Análise da implementação do ensino remoto emergencial no Estado do Paraná. In: ENCONTRO VIRTUAL DE DOCUMENTAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE E CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA ONLINE. Anais […]. Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 1-7, nov. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/17698/1125613691. Acesso em: 16 set. 2022.

TENENTE, Luiza. Reprovar todos os alunos, aprová-los automaticamente ou discutir cada caso? Veja as alternativas das escolas no ano de pandemia. G1. Rio de Janeiro, 04 out. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/10/04/reprovar-todos-os-alunos-aprova-los-automaticamente-ou-discutir-cada-caso-veja-as-alternativas-das-escolas-no-ano-de-pandemia.ghtml. Acesso em: 05 out. 2020.

Published

2023-08-29

How to Cite

SPADACINI, J. A. V. .; RAMOS, S. G. M. .; MELLO, D. E. de . Emergency remote teaching in the state of Paraná: reflections from coping strategies. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 17, p. e6180054, 2023. DOI: 10.14244/198271996180. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6180. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossier Educational Policies and Post-Covid-19 Formative Perspectives
##plugins.generic.dates.received## 2022-09-18
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-03-11
##plugins.generic.dates.published## 2023-08-29