Enseñanza remota de emergencia en el estado de Paraná: reflexiones a partir de estrategias de afrontamiento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996180

Palabras clave:

Pandemia, Enseñanza remota de emergencia, Estrategias.

Resumen

El presente estudio pretende contribuir al análisis de las estrategias diseñadas e implementadas por el Secretario de educación del estado de Paraná en el período de pandemia, con el foco principal en la infraestructura tecnológica. Se trata de un estudio exploratorio, con tratamiento de datos cualitativos. Los datos provienen de: documentos oficiales, publicaciones en sitios web, plataformas y blogs, informes de investigación, resolución del gobierno, así como informes publicados en periódicos. Con base en los datos recogidos en esta investigación, se puede decir que, al abordar estrategias para enfrentar la pandemia con enfoque en infraestructura tecnológica, el Secretario impulsó acciones que priorizaron la continuidad de las actividades docentes en el estado. Sin embargo, al seleccionar todos los dispositivos para la transmisión de contenidos a través de diferentes canales, el Secretario terminó dejando de lado las condiciones sociales y económicas de los estudiantes y desconociendo las desigualdades ya presentes en la sociedad mucho antes de la pandemia. Así, se puede inferir que las estrategias fueron diseñadas a partir de una sociedad ideal, con niños y jóvenes conectados y con dispositivos adecuados. De esta forma, entendemos que pensar la educación más allá de la pandemia, con el uso de las tecnologías digitales, implica un proceso amplio y profundo en el ámbito de la formación docente, así como una mirada cercana a las condiciones económicas y sociales de los estudiantes.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Juliana Ayub Veltrini Spadacini, Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED)

Graduada em Letras/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (2002). Pós- Graduada em Psicopedagogia em 2003. Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior (2015). Mestre em Letras Estrangeiras Modernas pela Universidade Estadual de Londrina (MEPLEM/ UEL). Atua como Professora de Língua Inglesa na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) nos componentes curriculares de Língua Inglesa, Língua Portuguesa/ Redação, Projeto de Vida e Pensamento Computacional.

Samantha Gonçalves Mancini Ramos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina e coordenadora do mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de língua inglesa e novas tecnologias.

Diene Eire de Mello, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Aberta de Portugal (2014). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1990).

Citas

ANDRADE, Carla Lourenço Tavares de; PEREIRA, Claudia Cristina de Aguiar; MARTINS, Mônica; LIMA, Sheyla Maria Lemos; PORTELA, Margareth Crisóstomo. COVID-19 hospitalizations in Brazil’s Unified Health System (SUS). PLoS One, Pelotas, v. 15, n. 12, p. 1-17, Dec. 2020. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0243126. Acesso em: 10 maio 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer nº 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, seção 1, p. 32, 01 jun. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 maio 2021.

BRITO, Glaucia da Silva; GARCIA, Marilene; FEDIUK DE MORAIS, Felippie Anthonio; MATEUS, Marlon de Campos. A Reconfiguração de Aulas no Período Pandêmico: Percepções de Professores das Escolas Públicas de Ensino do Estado do Paraná - Brasil. Interacções, Santarém, Portugal, v. 16, n. 55, p. 186-206, 2020. Disponível em: 10.25755/int.21064. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21064. Acesso em: 17 set. 2022.

CELLARD, André. A Análise Documental. In: POUPART, J. et al. (org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-316.

CETIC. Resumo Executivo. Pesquisa TIC Educação 2020. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20211124200731/resumo_executivo_tic_educacao_2020.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.

CETIC.BR. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação; NIC.BR. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR; CGI.BR. Comitê Gestor da Internet no Brasil. Painel TIC COVID-19. Pesquisa sobre o uso da internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. Ensino Remoto e teletrabalho. 3. ed. São Paulo: CETIC.BR; NIC.BR; CGI.BR, nov. 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201104182616/painel_tic_covid19_3edicao_livro%20eletr%C3%B4nico.pdf. Acesso em: 20 maio 2021.

CNTE. Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Professores, pais e alunos apontam dificuldades e limitações do ensino a distância. APP Sindicato. Curitiba, 05 maio 2020. Disponível em: https://appsindicato.org.br/professores-pais-e-alunos-apontam-dificuldades-e-limitacoes-do-ensino-a-distancia/. Acesso em: 30 ago. 2020.

CORDEIRO, Luciane. Ensino remoto no Paraná: governo fala em sucesso; professores questionam qualidade da aprendizagem dos alunos. G1 Paraná, 08 jul. 2020. Disponível em: Https://g1.globo.com/pr/parana/educacao/noticia/2020/07/08/ensino-remoto-no-parana-governo-fala-em-sucesso-professores-questionam-qualidade-da-aprendizagem-dos-alunos.ghtml. Acesso em: 08 ago. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUIMARÃES, Lislaine Mara da Silva. Ensino Remoto Emergencial no Paraná: análise da implementação e condições de trabalho docente. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, Brasília, v. 4, n. 3, p. 524-535, 2022. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/182. Acesso em: 16 set. 2022.

GUIMARÃES, Lislaine Mara da Silva. O ensino remoto emergencial e o mal-estar docente: uma análise dos seus impactos sobre as condições de trabalho dos professores de sociologia no estado do Paraná diante da pandemia de Covid-19. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.

LIMA, Francisca Vieira; COSTA, Aldemar Balbino da; LOPES, Cléber; HARACEMIV, Sonia Maria Chaves. Educação não Presencial na EJA do Paraná em Tempos de Pandemia: Uma Proposta Possível? Interacções, Santarém, Portugal, v. 16, n. 54, p. 106-125, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21022. Acesso em: 17 set. 2022.

MACEDO, Renata Mourão. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 34, n. 73, p. 262-280, maio/ago. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/SGqJ6b5C4m44vh8R5hPV78m/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 set. 2022.

MELLO, Diene Eire. Educação a distância, Educação online e Atividades Remotas. Londrina: Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática, Aprendizagem e Tecnologias/ UEL, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1kLvPU5dnwXqbREJBav6kCjB_HmHNKDcN/view. Acesso em: 07 nov. 2020.

MOREIRA, José A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, p. 2-35, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/36079. Acesso em: 07 nov. 2020.

MOTA, Anaís. Mandetta, Teich, Pazuello e Queiroga: os 4 ministros da Saúde da pandemia. UOL. São Paulo, 15 mar. 2021. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2021/03/15/mandetta-teich-pazuello-e-queiroga-os-4-ministros-da-saude-da-pandemia.htm. Acesso em: 20 jun. 2021.

NASCIMENTO, Iracema Santos do; SANTOS, Patrícia Cerqueira dos. Normalidade da desigualdade social e da exclusão educacional no Brasil. Cadernos de administração, Maringá, v. 28, Ed. Especial, p. 122-130, jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/53834/751375150148. Acesso em: 20 jun. 2021.

PARANÁ. Agência Estadual de Notícias. Aula Paraná supera 90% da rede e é um dos melhores sistemas do País Educação. Curitiba, 29 jun. 2020b. Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Aula-Parana-supera-90-da-rede-e-e-um-dos-melhores-sistemas-do-Pais. Acesso em: 12 maio 2021.

PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Aula Paraná - Municípios - Grade Horária – 2020. Curitiba, 19 abr. 2020e. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/aula_parana_municipios_grade_horaria2020. Acesso em: 05 out. 2020.

PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Aula Paraná. Aplicativo Aula Paraná - Perguntas Frequentes. Curitiba, 2020d. Disponível em: http://www.aulaparana.pr.gov.br/FAQ/aplicativo_aula_parana. Acesso em: 05 out. 2020.

PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Diretoria de Educação. Canal do Professor – Formação continuada SEED PR. Curitiba, 2020h. https://www.youtube.com/c/DiretoriadeEduca%C3%A7%C3%A3oSeedPR/videos. Acesso em: 05 out. 2020.

PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Lives Classroom. Curitiba, 2020g. Disponível em: https://www.aulaparana.pr.gov.br/lives_classroom. Acesso em: 05 out. 2020.

PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Resolução nº 3.817/2020. Diário Oficial, nº 10665, 8 abr. 2020c. Disponível em: https://appsindicato.org.br/wp-content/uploads/2020/09/RES38172020GSSEED.pdf. Acesso em: 05 out. 2020.

PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Seed disponibiliza série de tutoriais e vídeos sobre o EaD Aula Paraná. Curitiba, 27 abr. 2020f. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Seed-disponibiliza-serie-de-tutoriais-e-videos-sobre-o-EaD-Aula-Parana. Acesso em: 05 out. 2020.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Informações sobre o EAD da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, em implantação nesta semana. Curitiba, 06 abr. 2020a. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Informacoes-sobre-o-EAD-da-Secretaria-de-Estado-da-Educacao-e-do-Esporte-em-implantacao. Acesso em: 12 maio 2021.

PEREIRA, Roger. Aula Paraná: como escolas têm se destacado em driblar a desmotivação dos alunos. Gazeta do Povo, Curitiba, 19 out. 2020. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/estrategias-escolas-destaque-aula-parana/. Acesso em: 06 nov. 2020.

RADINA, Nadezhda K.; BALAKINA, Ju V. Challenges for Education during the Pandemic: An Overview of Literature. Voprosy obrazovaniya - Educational Studies, Moscow, n. 1, p. 178-194, 2021. Disponível em: https://cyberleninka.ru/article/n/challenges-for-education-during-the-pandemic-an-overview-of-literature/viewer. Acesso em: 24 set. 2022.

REIMERS, Fernand M. Learning from a Pandemic. The Impact of COVID-19 on Education Around the World. In: REIMERS, Fernand M. (ed.). Primary and Secondary Education During Covid-19: Disruptions to Educational Opportunity During a Pandemic. Cham, Switzerland: Springer, 2022. p. 1-36. Disponível em: https://library.oapen.org/bitstream/handle/20.500.12657/50965/978-3-030-81500-4.pdf?sequence=1%23page=376%C2%A0#page=7. Acesso em: 24 set. 2022.

SANTOS, Adriana Regina de Jesus; GONÇALVES, José Alexandre; RODRIGUES, Samuel de Oliveira. A educação básica na pandemia no Estado do Paraná: o que as pesquisas revelam?. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, Guarulhos, v. 10, n. 1, p. 1-18, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/12968. Acesso em: 17 set. 2022.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SENES, Ronaldo. EDUCAÇÃO – Renato Feder, secretário de educação do PR, anuncia aulas pela internet EAD. Curitiba, 05 abr. 2020. Vídeo (2 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=suBZTfGX64E. Acesso em: 16 set. 2022.

SOUZA, Carla Aparecida Nunes; SPADACINI, Juliana Ayub Veltrini; FIGUEIRA, Larissa Fonseca; SANTANA, Neri de Souza. Análise da implementação do ensino remoto emergencial no Estado do Paraná. In: ENCONTRO VIRTUAL DE DOCUMENTAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE E CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA ONLINE. Anais […]. Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 1-7, nov. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/17698/1125613691. Acesso em: 16 set. 2022.

TENENTE, Luiza. Reprovar todos os alunos, aprová-los automaticamente ou discutir cada caso? Veja as alternativas das escolas no ano de pandemia. G1. Rio de Janeiro, 04 out. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/10/04/reprovar-todos-os-alunos-aprova-los-automaticamente-ou-discutir-cada-caso-veja-as-alternativas-das-escolas-no-ano-de-pandemia.ghtml. Acesso em: 05 out. 2020.

Publicado

2023-08-29

Cómo citar

SPADACINI, J. A. V. .; RAMOS, S. G. M. .; MELLO, D. E. de . Enseñanza remota de emergencia en el estado de Paraná: reflexiones a partir de estrategias de afrontamiento. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 17, p. e6180054, 2023. DOI: 10.14244/198271996180. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6180. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossier Políticas Educativas y Perspectivas de Formación Post-Covid-19
##plugins.generic.dates.received## 2022-09-18
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-03-11
##plugins.generic.dates.published## 2023-08-29