“Todo mundo quer ser perfeito mesmo” Significados da vivência escolar e reforço para uma adolescente

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993151

Schlagworte:

Análise de conteúdo, Reforço, Sentido, Significado.

Abstract

Neste trabalho são apresentados e analisados alguns dos significados de uma estudante do ensino fundamental para a experiência escolar vivenciada, a partir de uma demanda de reforço escolar realizado pela aluna. Esta atividade é parte constante da vida diária de muitas crianças e adolescentes no Brasil, e observa-se que pode ter conotações tanto positivas (quando auxilia o jovem em um processo de descoberta e desenvolvimento) quanto negativas (quando se torna uma forma de estigma e exclusão) para a vida dos estudantes, enquadrando e dando novos significados à experiência escolar de uma forma geral. Para o levantamento de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma adolescente de 10 anos, com posterior transcrição e análise dos dados utilizando o método da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A análise é complementada com o apoio de autores e teorias das áreas de Educação e Psicologia. Os resultados e a conclusão sugerem que professores, pais e profissionais da educação precisam de subsídios para ressignificar o reforço escolar e sua relação com a experiência escolar como um todo, transmitindo por sua vez, uma imagem mais positiva desse processo aos jovens e adolescentes, para que seja considerado como uma oportunidade de desenvolvimento ao invés de ser visto como forma de punição ou causa de exclusão.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografie

Marina Lara Rodrigues, Pontifícia Universidade de São Paulo

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ); Especialização em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Experiência em Psicologia e Educação exercendo cargos de docência, coordenação pedagógica e clínica com foco em aprendizagem.

Literaturhinweise

BARDIN, L. Análise de conteúdo. (1a ed). São Paulo: Edições 70, 2016.

BREDER, F. C. Feminismo e príncipes encantados: a representação feminina nos filmes de princesa da Disney. 2013. 74 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social/Jornalismo) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. (8a ed.). São Paulo: Cortez, 2006.

GOMES, P. B. M. B. Princesas: produção de subjetividade feminina no imaginário de consumo. 2000. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.

NASCIMENTO, M. A. do. Erving Goffman: as interações no cotidiano escolar, desvendando o estigma dentro da inclusão escolar. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.

OLIVEIRA, J. C.; CRUZ, M. A. S. Reforço escolar: um aliado para o ensino. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/5575_3563_ID.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2018.

ZIBETTI, M. L. T.; PANSINI, F.; SOUZA, F. L. F. de. Reforço escolar: espaço de superação ou manutenção das dificuldades escolares? Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 237-246, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v16n2/a06v16n2.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2018.

Veröffentlicht

2020-03-03

Zitationsvorschlag

RODRIGUES, Marina Lara. “Todo mundo quer ser perfeito mesmo” Significados da vivência escolar e reforço para uma adolescente. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3151074, 2020. DOI: 10.14244/198271993151. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3151. Acesso em: 23 dez. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2018-12-02
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-05-27
##plugins.generic.dates.published## 2020-03-03

Ähnliche Artikel

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.