A escola como protagonista na formação do (a) pesquisador (a) em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995306

Palavras-chave:

c

Resumo


Esta investigação teve como objetivo discutir como a escola é protagonista na formação do(a) pesquisador(a) em Educação. Foi uma pesquisa qualitativa que teve como sujeitos cinco pesquisadoras que desenvolveram uma pesquisa-ação em uma escola de Educação Básica, na cidade de Itajaí, Santa Catarina, Brasil, com 15 alunos das séries finais do Ensino Fundamental. Os instrumentos de coleta de dados foram os diários de campo das cinco pesquisadoras que, durante as intervenções, registravam suas percepções sobre o processo de mediação de leitura do literário na escola, os planejamentos, as fotografias e os vídeos do acervo das pesquisadoras. Para a análise dos diários de campos e dos planejamentos, fez-se uso da análise de conteúdo segundo Franco (2008), e, para a análise das fotografias e dos vídeos, pautou-se na abordagem de Barthes (2010) sobre a imagem. O principal aporte teórico de sustentação foi Dos Santos (2014), Nóvoa (2018), Alves, Fialho e Lima (2018), Larrosa et al. (2018), Macerata, Sade e Ramos (2020), entre outros. Como resultados, sinaliza-se que o diálogo estabelecido entre o cotidiano acadêmico e o cotidiano da escola oportunizou às pesquisadoras uma aproximação com o contexto escolar e os sujeitos que fizeram parte da pesquisa. Além disso, a vivência no contexto escolar possibilitou às pesquisadoras inovar na implementação do clube de leitura e revisar os conceitos teóricos que sustentavam suas práticas de mediação de leitura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutora em literatura pela UFSC. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UNIVALI. Líder do grupo de pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. PEsquisa sobre leitura, educação estética, Artes

Gabriela Piske , Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutoranda em Educação na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Mestre em Educação. Professora universitária do Centro Universitário Avantis - Uniavan. Membro do grupo de pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora.

Aleteia Caroline de Simas Rossi, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

MEstranda do Programa de Pós_Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Graduada em Letras. Foi bolsista do PIBID de Letras e extensionista do projeto COntarte/ PROLER. Membro do grupo de pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora.

Downloads

Publicado

21.07.2024

Como Citar

DE AGUIAR NEITZEL, Adair; PISKE , Gabriela; CAROLINE DE SIMAS ROSSI, Aleteia. A escola como protagonista na formação do (a) pesquisador (a) em Educação. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e530677, 2024. DOI: 10.14244/198271995306. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5306. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-04
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-21