“Todo mundo quer ser perfeito mesmo” Significados da vivência escolar e reforço para uma adolescente
DOI :
https://doi.org/10.14244/198271993151Mots-clés :
Análise de conteúdo, Reforço, Sentido, Significado.Résumé
Neste trabalho são apresentados e analisados alguns dos significados de uma estudante do ensino fundamental para a experiência escolar vivenciada, a partir de uma demanda de reforço escolar realizado pela aluna. Esta atividade é parte constante da vida diária de muitas crianças e adolescentes no Brasil, e observa-se que pode ter conotações tanto positivas (quando auxilia o jovem em um processo de descoberta e desenvolvimento) quanto negativas (quando se torna uma forma de estigma e exclusão) para a vida dos estudantes, enquadrando e dando novos significados à experiência escolar de uma forma geral. Para o levantamento de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma adolescente de 10 anos, com posterior transcrição e análise dos dados utilizando o método da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A análise é complementada com o apoio de autores e teorias das áreas de Educação e Psicologia. Os resultados e a conclusão sugerem que professores, pais e profissionais da educação precisam de subsídios para ressignificar o reforço escolar e sua relação com a experiência escolar como um todo, transmitindo por sua vez, uma imagem mais positiva desse processo aos jovens e adolescentes, para que seja considerado como uma oportunidade de desenvolvimento ao invés de ser visto como forma de punição ou causa de exclusão.
Métriques
Références
BARDIN, L. Análise de conteúdo. (1a ed). São Paulo: Edições 70, 2016.
BREDER, F. C. Feminismo e príncipes encantados: a representação feminina nos filmes de princesa da Disney. 2013. 74 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social/Jornalismo) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. (8a ed.). São Paulo: Cortez, 2006.
GOMES, P. B. M. B. Princesas: produção de subjetividade feminina no imaginário de consumo. 2000. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.
NASCIMENTO, M. A. do. Erving Goffman: as interações no cotidiano escolar, desvendando o estigma dentro da inclusão escolar. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
OLIVEIRA, J. C.; CRUZ, M. A. S. Reforço escolar: um aliado para o ensino. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/5575_3563_ID.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2018.
ZIBETTI, M. L. T.; PANSINI, F.; SOUZA, F. L. F. de. Reforço escolar: espaço de superação ou manutenção das dificuldades escolares? Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 237-246, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v16n2/a06v16n2.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-05-27
##plugins.generic.dates.published## 2020-03-03