Letramento crítico no livro didático de inglês – anos finais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994839

Palavras-chave:

c

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar a análise de duas atividades integrantes de uma coleção de livro didático de Inglês (LDI) dos anos finais do Ensino Fundamental, observando de que modo o trabalho com textos e atividades favorece o letramento crítico do aluno. O letramento é um tema importante na atualidade pela perspectiva que oferece de encarar a atividade de leitura e escrita como algo muito além da mera codificação e decodificação de sinais gráficos. Favorecer para o aluno acesso ao letramento crítico traz a ele inúmeros benefícios, já que além de desvia-lo da prática tão comum de atividades focadas exclusivamente na decodificação ainda fortalece a possibilidade de evitar a manipulação velada ou não que se apresenta nos textos circulantes socialmente. O método de investigação utilizado para geração e análise dos dados integrante do artigo é o qualitativo-interpretativista, desenvolvido por meio da análise de conteúdo. Os dados mostraram que a forma como as atividades são apresentadas ao aluno podem favorecer o letramento crítico. Mesmo assim, são muito presentes ao longo da coleção atividades de múltipla escolha, cópia e para preencher espaços em branco. Também é sucinta a abordagem sobre os letramentos multimodais, bem como o tratamento dado aos aspectos linguísticos dos textos, já que a articulação entre os elementos linguísticos e a criticidade, ultrapassando a mera decodificação de sinais explícitos, foi fruto de trabalho em apenas uma das atividades. O que se nota é um maior favorecimento dos letramentos escolares do que dos letramentos sociais, os quais poderiam lidar de modo mais eficiente com a criticidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roniel Paniago Lima, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Letras Inglês e em Direito. Mestre em Educação.

Silvio Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Jataí

Graduado em Letras Português. Mestre em Linguística. Doutor em Linguística Aplicada. Professor Adjunto 4.

Downloads

Publicado

25.06.2024

Como Citar

PANIAGO LIMA, Roniel; RIBEIRO DA SILVA, Silvio. Letramento crítico no livro didático de inglês – anos finais do ensino fundamental. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e483945, 2024. DOI: 10.14244/198271994839. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4839. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-30
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-02-23
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25