Isolada e superficial? A formação em gênero e sexualidades no curso de graduação em pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6687

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Pedagogia, Currículo

Resumo

Analisa-se a percepção de graduandos(as) em Pedagogia de uma Universidade pública paulista sobre as possibilidades de formação em gênero e sexualidades no seu curso. O curso que ambientou a pesquisa não possui uma disciplina específica sobre os temas na sua grade comum curricular, sendo esse o critério para sua escolha. A amostra foi composta por 212 graduandos(as) (N=212), contemplando sujeitos que estavam matriculados nos quatro anos dessa graduação. Aplicou-se um questionário composto por perguntas abertas e fechadas que os(as) questionavam sobre a abordagem dos temas. Na análise, recorreu-se à estatística descritiva, à técnica de Análise de Conteúdo (AC) e à literatura de base consultada. Para comparar a percepção dos(as) graduandos(as) com o que é previsto sobre os temas no curso, fez-se também uma análise documental de seu Projeto Político-Pedagógico (PPP) e de sua grade curricular. Pôde-se compreender que os temas estão, do ponto de vista burocrático, aparentemente incluídos tanto disciplinar como transversalmente no curso, além de também estarem contemplados em atividades curriculares, semicurriculares e extracurriculares que são ofertadas. Todavia, os dados coletados juntos aos(às) graduandos(as) mostraram que essa inclusão, principalmente a transversal, não se concretiza de fato, com os temas sendo abordados isolada e superficialmente no curso e reservados a disciplinas optativas. A concretização da formação em gênero e sexualidades depende da iniciativa e interesse dos(as) graduandos(as), cabendo a eles(as) procura-la para além das atividades curriculares obrigatórias previstas.

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Biografia do Autor

Matheus Estevão Ferreira da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília

Doutorando e Mestre em Educação (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) (Conceito CAPES 6) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP) de Marília-SP, Pedagogo (2018) pela mesma instituição e Psicólogo (2023) pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL/UNESP) de Assis-SP. Na graduação em Pedagogia, foi bolsista de extensão do Núcleo de Ensino (04 meses) e PROEX (04 meses), e de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (14 meses) e FAPESP (20 meses). Na graduação em Psicologia, foi bolsista de Iniciação Científica FAPESP (08 meses) e do Programa ICSB da PROPe/UNESP (12 meses). Foi premiado com o título concedido pela FFC/UNESP de Mérito Acadêmico pelo excelente aproveitamento e destaque na conquista da maior média do curso de Pedagogia, formandos de 2018. Foi bolsista de Mestrado do CNPq (08 meses) e bolsista de Mestrado da FAPESP (16 meses). Atualmente é bolsista de Doutorado da CAPES. É membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas NUDISE - Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação; GEPPEI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral; GEADEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista; PsiCUqueer - Coletivos, Psicologias e Culturas Queer; e GEPEDEME - Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Moral e Educação. Atuou como 1. Secretário do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília (NUDHUC), gestões de 2016-2018 e 2019-2021, e como Tutor Pedagógico dos cursos de Pedagogia e licenciaturas EaD da Universidade de Marília (UNIMAR), entre 2022 e 2023. Em 2015, foi selecionado para a realização de um intercâmbio acadêmico-cultural nos Estados Unidos em um curso intensivo de Língua Inglesa, com bolsa de estudos, por atingir cem por cento de aproveitamento de estudos, e com a maior média, no curso Ensino Médio Integrado do Centro Paula Souza. Foi Visiting Student Researcher na San Diego State University (SDSU) e estudante emérito da Embassy English (San Diego, Califórnia, EUA), pelo programa do Centro Paula Souza. Possui mais de 50 trabalhos apresentados e publicados em anais de eventos científicos, 22 capítulos de livro publicados em coletâneas, 23 artigos publicados em periódicos qualificados com o Qualis CAPES, nas áreas de Psicologia e de Educação, 03 livros publicados pela Editora UNESP/Selo Oficina Universitária, e é organizador de 02 Dossiês em periódicos.

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Publicado

12.10.2024

Como Citar

SILVA, Matheus Estevão Ferreira da. Isolada e superficial? A formação em gênero e sexualidades no curso de graduação em pedagogia. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6687129, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6687. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6687. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Para Pensar a Docência na Educação Básica
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