Qualidades estatutárias ou empreendedorismo docente? O novo Plano de Carreira do magistério público da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6552

Palavras-chave:

Política Educacional, Carreira e Valorização do Magistério, Paraíba

Resumo

O objetivo deste trabalho é de investigar de que forma é prevista a valorização docente no atual Plano de Carreira e Remuneração dos profissionais do magistério da Paraíba. Em uma abordagem qualitativa e utilizando-se da análise documental como técnica de pesquisa, este artigo, vinculado ao projeto de pesquisa intitulado “Políticas para carreira e remuneração docente: Um diálogo entre Brasil e Chile frente às marchas e contramarchas do neoliberalismo”, envolvendo quatro universidades brasileiras e uma chilena, considerou os debates sobre a qualidade da educação como pontos de partida para a construção de duas categorias de análise, qualidades estatutárias e empreendedorismo docente, além da matriz analítica desenvolvida por Silva (2023), especialmente no âmbito da proposição de identificar o alinhamento dos planos de carreira à segunda categoria citada. Os resultados evidenciam que o conteúdo da Lei Estadual n. 7.419/2003 do estado da Paraíba, normativa regulatória do Plano de Carreira em análise, se aproxima mais dos aspectos relativos às qualidades estatutárias, mas com várias observações e instigações a novas pesquisas que podem potencializar o empreendedorismo docente, principalmente no que diz respeito ao percentual de profissionais do magistério temporários e a ausência de um parâmetro de referência para os vencimentos iniciais vinculado ao Piso Salarial Profissional Nacional.

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Biografia do Autor

Marcus Quintanilha da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPE)

Professor Adjunto - Universidade Federal da Paraíba

Doutor em educação - Universidade Federal do Paraná

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Publicado

03.12.2024

Como Citar

SILVA, Marcus Quintanilha da. Qualidades estatutárias ou empreendedorismo docente? O novo Plano de Carreira do magistério público da Paraíba. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6552184, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6552. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6552. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

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