Escolha e inserção profissional: das vivências das(os) acadêmicas(os) às experiências das(os) egressas(os) em Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994480Parole chiave:
Escolha profissional, Inserção profissional, Trajetória do egresso.Abstract
O artigo aborda as categorias Escolha Profissional e Inserção Profissional relacionando os conceitos teóricos com as experiências e a trajetória profissional de egressas(os) do curso de Pedagogia, de uma Universidade Comunitária no Sul do Brasil. O objetivo foi de caracterizar o processo de inserção das(os) pedagogas(os) e identificar suas trajetórias profissionais com a conclusão do curso. Os estudos sobre o tema têm aumentado na literatura nos últimos anos em função da atratividade da profissão, que estaria ligada à satisfação de trabalhar com a aprendizagem do outro. A metodologia utilizou os princípios da pesquisa qualitativa e a coleta de dados realizada se deu por intermédio de entrevista semiestruturada com 14 (quatorze) egressas e 1 (um) egresso do curso e análise documental do Relatório do Curso de Pedagogia/Enade 2014, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pesquisa foi desenvolvida com o mesmo grupo em momentos distintos do processo formativo: como acadêmicas(os) concluintes de 2014, participantes do Enade e como egressas(os) do curso de Pedagogia após cinco anos de conclusão do curso. Os resultados evidenciaram que a escolha e a inserção profissional estão diretamente conectadas e relacionadas com os espaços formativos, o mercado de trabalho e as influências sociais. A escolha do curso ainda é motivada pelas condições socioeconômicas das jovens pedagogas e a inserção profissional demonstrada como momento para se estabelecer na profissão.
Metriche
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