Escolha e inserção profissional: das vivências das(os) acadêmicas(os) às experiências das(os) egressas(os) em Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994480

Palavras-chave:

Escolha profissional, Inserção profissional, Trajetória do egresso.

Resumo

O artigo aborda as categorias Escolha Profissional e Inserção Profissional relacionando os conceitos teóricos com as experiências e a trajetória profissional de egressas(os) do curso de Pedagogia, de uma Universidade Comunitária no Sul do Brasil. O objetivo foi de caracterizar o processo de inserção das(os) pedagogas(os) e identificar suas trajetórias profissionais com a conclusão do curso. Os estudos sobre o tema têm aumentado na literatura nos últimos anos em função da atratividade da profissão, que estaria ligada à satisfação de trabalhar com a aprendizagem do outro. A metodologia utilizou os princípios da pesquisa qualitativa e a coleta de dados realizada se deu por intermédio de entrevista semiestruturada com 14 (quatorze) egressas e 1 (um) egresso do curso e análise documental do Relatório do Curso de Pedagogia/Enade 2014, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pesquisa foi desenvolvida com o mesmo grupo em momentos distintos do processo formativo: como acadêmicas(os) concluintes de 2014, participantes do Enade e como egressas(os) do curso de Pedagogia após cinco anos de conclusão do curso. Os resultados evidenciaram que a escolha e a inserção profissional estão diretamente conectadas e relacionadas com os espaços formativos, o mercado de trabalho e as influências sociais. A escolha do curso ainda é motivada pelas condições socioeconômicas das jovens pedagogas e a inserção profissional demonstrada como momento para se estabelecer na profissão.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cintia de Sousa Metzner, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Possui graduação em Pedagogia (FURB - 1994), Especialização em Alfabetização (Lato Sensu/FURB -1996), Especialização em Gestão Empresarial (MBA/FGV - 2010), Mestrado em Educação (UNIVALI - 2003) e Doutorado em Educação (UNIVALI - 2019). Coordenadora e professora do curso de Pedagogia (modalidade presencial e EAD) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Ampla experiência na área de Educação Básica e Superior, com ênfase em: Currículo, Avaliação Educacional, Planejamento atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação educacional; organização curricular; planejamento; práticas e projetos educativos; Educação e Trabalho: carreira e trabalho docente, sentidos do trabalho, formação inicial e continuada e transições acadêmicas. Atua ativamente na assessoria, consultoria e como formadora de programas e projetos de formação continuada de docentes e gestores da Educação Básica. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho/PPGE Univali.

Tânia Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). É técnico de atividades especiais - Sistema Nacional de Emprego - SINE/SC e professora nos cursos de graduação e do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. É líder do grupo de pesquisa Educação e Trabalho no Mestrado em Educação da Univali. Desenvolveu estudos pós-doutorais na Universidade de Barcelona, na cidade de Barcelona-Espanha. Tem experiência na área de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho; identidade e trabalho; trajetórias profissionais e sentidos do trabalho e da educação; juventude, educação e trabalho; jovens e educação profissional; jovens e escolha profissional; orientação profissional ou vocacional; identidade e memória; identidades profissionais e trabalho; experiências com o desemprego juvenil; práticas educativas e trabalho docente; Trabalho e saúde do trabalhador docente; formação profissional e organizações educativas; transições acadêmicas e laboriais.

Alexandre Vanzuita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2004). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019). Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2007). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2016). Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2018). Exerceu a função de Tesoureiro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) em Santa Catarina (Gestão 2009-2011 e 2013-2015). Atuou como Coordenador de Gestão de Área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC (2014-2016). Desempenhou a função de Coordenador Institucional no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC (2018-2020). Exerceu a função de Coordenador Institucional do Programa de Fomento à Formação de Professores da Educação Básica (ProF Licenciatura) (2018-2020). Atua como Coordenador Institucional no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC (2020-2022). Ocupa a função de Tesoureiro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) em Santa Catarina (2019-2021). É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) - Mestrado Acadêmico em Educação do IFC Campus Camboriú. Exerce a função de Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Camboriú. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, identidade(s) profissional(is), inserção profissional, produção da pesquisa, mestiçagem.

Referências

ALMEIDA, Maria Elisa Grijó Guahyba de; MAGALHAES, Andréa Seixas. Escolha profissional na contemporaneidade: projeto individual e projeto familiar. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 205-214, dez. 2011. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902011000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 19 ago. 2019.

ALVES, Natália. Juventude e inserção profissional. Lisboa: Educa/UI&DCE, 2008.

BARDAGI, Marúcia Patta. LASSANCE, Maria Célia Pacheco; PARADISO, Angela Carina. Trajetória acadêmica e Satisfação com a Escolha Profissional de Universitários em Meio de Curso. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 4, n.1/2, p. 153-166, 2003. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902003000100013. Acesso em 04 ago. 2018.

BARDAGI, Marúcia Patta; LASSANCE, Maria Célia Pacheco; PARADISO, Ângela Carina and MENEZES, Ioneide Almeida de. Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos. Psicol. Esc. Educ. vol.10, n.1, p. 69-82, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572006000100007&script=sci_arttext. Acesso em: 5 maio. 2018.

BOCK, Silvio Duarte. Orientação profissional: avaliação de uma proposta de trabalho na abordagem sócio-histórica. 2001. 209p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253384. Acesso em: 27 jul. 2018.

BRASIL. Constituição Federal do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, 5 de outubro de 1988. Disponível em: https://www.stf.jus.br/arquivo/cms/legislacaoConstituicao/anexo/CF.pdf. Acesso em: 22, jun. 2020.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Resolução CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 2 jun. 2017.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 20 set. 2018.

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 26 jun, 2014a. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em Acesso em 2 de junho de 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Pedagogia) 2014. 2014b. Disponível em: http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/enadeResultado/. Acesso em: 12 dez. 2018.

CHANLAT, Jean-François. Quais carreiras e para qual sociedade? Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.6, p. 67-75 nov./dez. 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n6/a08v35n6.pdf. Acesso em 15 abr. 2017.

DIAS, Maria Sara de Lima; SOARES, Dulce Helena Penna. A escolha profissional no direcionamento da carreira dos universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 32, n. 2, p. 272-283, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932012000200002&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 27 jul. 2018.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367919. Acesso em 27 jul. 2018.

GATTI, Bernadete Angelina et al. A Atratividade da Carreira Docente no Brasil. In: Estudos e Pesquisas Educacionais, n. 1, São Paulo, FVC/Fundação Victor Civita, 2010. Disponível em: https://abrilfundacaovictorcivita.files.wordpress.com/2018/04/estudos_e_pesquisas_educacionais_vol_1.pdf. Acesso em: 27 jul. 2018.

JONHSON, Maria Cristina Folmer. C. Projeto de vida e trabalho: a orientação profissional na perspectiva de orientadores. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2000.

MARCELO, Carlos; VAILLANT, Denise. Políticas y programas de inducción en la docencia en Latinoamérica. Cad. Pesqui. [on-line]. vol. 47, n. 166, p.1224-1249, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742017000401224&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 jul. 2018.

NEIVA, Kathia Maria Costa. A Maturidade para a Escolha Profissional: Uma Comparação entre Alunos do Ensino Médio. Revista Brasileira de Orientação Profissional. v. 4 (1/2), p. 97-103, 2003. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902003000100009. Acesso em: 14 jun. 2016.

NEPOMUCENO, Ricardo Ferreira; WITTER, Geraldina Porto.Influência da família na decisão profissional: opinião de adolescentes. Psicol. Esc. Educ. [online]. vol. 14, n. 1, p. 15-22, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572010000100002. Acesso em: 14 de set. 2018.

OSTROVSKI, Crizieli Silveira; RAITZ, Tânia Regina. Uma reflexão teórica sobre escolha e inserção profissional: transição da universidade ao mercado de trabalho. In: EDUCARE – XII Congresso Nacional de Educação. Curitiba: PUC, 2015.

ROCHA-DE-OLIVEIRA, Sidinei. Inserção profissional: perspectivas teóricas e agenda de pesquisa. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 124-135, jan./mar. 2012. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/30875/insercao-profissional--perspectivas-teoricas-e-agenda-de-pesquisa/i/pt-br. Acesso em: 14 jun. 2016.

TARTUCE, Gisela Lobo B. P.; NUNES, Marina M. R.; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 140, p. 445-477, maio/ago. 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000200008. Acesso em: 12 jul. 2018.

VALLE, Ione Ribeiro. Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 216, p. 178-187, maio/ago. 2006. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/32/34. Acesso em: 27 jul. 2018.

METZNER, Cintia de Sousa. Os sentidos da formação e do trabalho: inserção profissional e a carreira docente em foco. Tese (Doutorado em Educação) Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí/SC, p. 133. 2019. Disponível em: https://www.univali.br/Lists/TrabalhosDoutorado/Attachments/239/Cintia%20Metzner%20de%20Sousa.pdf. Acesso em Jun.2020.

VANZUITA, Alexandre; RAITZ, Tânia Regina; GARANHANI, Marynelma Camargo. Escolha, formação e inserção profissional: a construção de identidade(s) profissional(is) de formandos em educação física. Espacios (CARACAS), vol. 38, n. 45, p. 17-31, 2017.

VANZUITA, Alexandre; RAITZ, Tânia Regina; ZLUHAN, Mara Regina; FERREIRA, Danilo José; FERNANDES, Flávia de Souza. A construção de identidade(s) profissional(is) de formandos em educação física. Educação e Cultura Contemporânea, vol. 15, n. 40, p. 142-162, 2018.

VANZUITA, Alexandre. A construção de identidade(s) profissional(is) de formandos em educação física da UFPR. 2018. 161f. Relatório de Pós-Doutorado. (Pós-Doutorado em Educação). Curitiba, UFPR, 2018a.

VANZUITA, Alexandre. A construção de identidade(s) profissional(is) em educação física. 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2018b.

VANZUITA, Alexandre; RAITZ, Tânia Regina; GARANHANI, Marynelma Camargo. Experiências de inserção profissional na construção de identidades profissionais de formandos em Educação Física. Boletim Técnico Do Senac, v. 46, p. 57-81, 2020.

VANZUITA, Alexandre; HOEPERS, Idorlene da Silva; TAKAYAMA, Fabiola Santini; FERNANDES, Flávia de Souza. A construção de identidade(s) profissional(is) de formandas em Pedagogia. The Fiep Bulletin, v. 90, p. 108-112, 2020.

Downloads

Publicado

22-12-2021

Como Citar

METZNER, C. de S.; RAITZ, T. R.; VANZUITA, A. Escolha e inserção profissional: das vivências das(os) acadêmicas(os) às experiências das(os) egressas(os) em Pedagogia. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4480073, 2021. DOI: 10.14244/198271994480. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4480. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2020-06-22
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-07-11
##plugins.generic.dates.published## 2021-12-22