Acolhimento profissional como estratégia de indução docente
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271996416Palavras-chave:
Comunidade de Aprendizagem docente, Indução docente, Professores iniciantes, Acolhimentos receptivo e profissional.Resumo
O artigo focaliza constatações de uma pesquisa com professoras iniciantes e experientes, que integram uma comunidade de aprendizagem docente, com o objetivo de compreender as relações estabelecidas entre elas a partir das narrativas sobre os movimentos de acolhimento e seu potencial contributivo para uma indução docente formadora de práticas profissionais. Teoricamente, apoiou-se nos estudos de Zeichner (2010; 2014), Cochran-Smith (2002) e Nóvoa (2017). Metodologicamente, conduziu-se um estudo de caso, com entrevistas e observação participante online, de modo que as expectativas, as experiências e as trajetórias de inserção das professoras fossem compreendidas tendo em vista a tecitura de relações estabelecidas entre iniciantes e experientes durante o período da inserção profissional. Assim, organiza-se em torno de dois eixos analíticos: acolhimento profissional docente e comunidade de aprendizagem docente. Conclui-se que as ações de acolhimento são traduzidas em duas perspectivas: receptiva e profissional, que, por não serem excludentes, podem contribuir para a indução docente. A pesquisa indica que as comunidades de aprendizagem docente podem facilitar o acolhimento profissional enquanto estratégia de indução docente, posto que, quando são organizadas considerando quem são os sujeitos, reconhecendo a horizontalidade de saberes e as diferentes formas de exercer a docência, contribuem para se pensar as práticas profissionais que rompem o isolamento e abandono da profissão nos primeiros anos.
Métricas
Referências
BECKER, Howar Saul. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec, 1997.
COCHRAN-SMITH, Marilyn. A tale of two teachers: Learning to Teach Over Time. In: COCHRAN-SMITH, Marilyn Time (Kappa Delta/ Record) Review of Research in Education. USA, 48(3), 2002, pp. 108–122.
COCHRAN-SMITH, Marylin, LYTLE, Susan L. Relationships of Knowledge and Practice: teacher learning in communities. In: COCHRAN-SMITH, Marylin, LYTLE, Susan (Kappa Delta/ Record). Review of Research in Education. USA, 24, 1999. p. 249–305.
CRUZ, Giseli Barreto da; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Marcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4149114, 2020.
DUBAR, Claude. A Crise das Identidades: a Interpretação de uma Mutação. Porto: Edições Afrontamento, 2006.
DUBAR, Claude. La construction sociale de l'insertion professionnelle. Éducation et sociétés, 2001.
FONSECA, Claudia. Quando cada caso não é um caso. Revista Brasileira de Educação, n. 10, 1999.
Lahtermaher, Fernanda; CRUZ, Giseli Barreto da. Articulações entre estabelecidos e outsiders no contexto de uma comunidade de aprendizagem docente. Educar em Revista, v. 38, 2022.
LIMA, Emilia. Freitas de; CORSI, Adriana Maria.; MARIANO, André Luís Sena; MONTEIRO, Hilda Maria; PIZZO, Silvia Vilhena; ROCHA, Gisele Antunes; SILVEIRA, Maria de Fátima Lopes. Sobrevivendo ao início da carreira docente e permanecendo nela. Como? Por quê? O que dizem alguns estudos. Revista Educação e Linguagem, n. 15, p. 138-160, 2007.
MARCELO, Garcia Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo / Revista de Ciências da Educação, n. 8, jan/abr, 2009.
NÓVOA, Antonio. Firmar a posição como professor. Cadernos de Pesquisa, v.47 n.166, p.1106-1133, out/dez. 2017.
REIS, Pedro. A indução como elemento chave na formação e no acesso à profissão de professores. In: REIS, Pedro (CNE/Ed.). Formação inicial de professores. Lisboa: CNE, 2015, pp. 284-291.
VEENMAN, Simone. Perceived Problems of Beginning Teachers. Review of Educational Research, v. 54, n. 2, p. 143-178, 1984.
ZEICHNER, Kennet. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Revista Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010.
ZEICHNER, Kennet; SAUL, Alexandre; DINIZ-PEREIRA, Júlio E. Pesquisar e transformar a prática educativa: mudando as perguntas da formação de professores – uma entrevista com Kenneth M. Zeichner. E-curriculum, v. 12 n. 3, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-09-04
##plugins.generic.dates.published## 2024-05-31