Curso “inducente”: efetivando e analisando um projeto de indução profissional docente no Rio de Janeiro/Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996429

Palavras-chave:

Indução profissional docente, Formação de professores, Professores iniciantes.

Resumo

O objetivo do projeto de pesquisa-ação, ensino e extensão, relatado no artigo, foi apoiar o docente iniciante, egresso dos cursos de Pedagogia da UFF-INFES e da UFRRJ/IE, levantando as dificuldades e as soluções da prática pedagógica desse professor, bem como implementar e analisar estratégias de indução profissional do docente recém-formado pelo curso piloto “Inducente”, proposto para promover o diálogo entre universidade e escola. A metodologia adotada baseia-se em pressupostos qualitativos e narrativos, com ênfase na importância da pesquisa ligada à praxis, ou seja, na pesquisa-ação- os dados são devolvidos à comunidade estudada para possíveis intervenções. Participaram do programa 6 egressos do curso de Pedagogia da UFF/INFES e da UFRRJ/IE, docentes iniciantes dos anos iniciais do ensino fundamental e da educação infantil (menos de 5 anos de docência) no ensino público da região, bem como 6 mentores das escolas básicas nas quais os egressos trabalham (escolhidos pelo seu reconhecimento no trabalho desempenhado). Efetuamos o levantamento dos dados dos egressos por meio de questionário; os selecionados foram entrevistados, assim como seus mentores. O curso foi iniciado, as temáticas foram escolhidas e debatidas em cada encontro; por fim, foram efetuadas a avaliação e a autoavaliação. Concluímos que esse curso funcionou como apoio aos professores iniciantes, pois permitiu maior reflexão e melhor atuação profissional, bem como a diminuição do ‘choque de realidade’, da desmotivação e do abandono docente.

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Biografia do Autor

Amanda Oliveira Rabelo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro (2009), pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2012), pós-doutorado em Educação pelo PPGE-UFRJ (2018). É professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), professora do PPGEDUC/UFRRJ. Foi professora da Universidade Federal Fluminense, onde coordenou a elaboração e o envio da proposta do Mestrado de Ensino para a Capes, aprovada em dezembro de 2014, coordenando o curso de Mestrado em Ensino de 2015 a 2017, lecionando disciplinas e orientando discentes. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: indução profissional docente, formação de professores dos anos iniciais e educação infantil, prática pedagógica, estágio docente, escolha profissional, e memória. Foi premiada em 2016 e 2020 como "Jovem Cientista do Nosso Estado" pela Faperj.

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Publicado

31-05-2024

Como Citar

RABELO, A. O. Curso “inducente”: efetivando e analisando um projeto de indução profissional docente no Rio de Janeiro/Brasil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e6429018, 2024. DOI: 10.14244/198271996429. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6429. Acesso em: 26 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente
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##plugins.generic.dates.accepted## 2023-09-18
##plugins.generic.dates.published## 2024-05-31