Elección e inserción profesional: desde las experiencias académicas hasta las experiencias de los graduados en pedagogía

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994480

Palabras clave:

Elección profesional, Inserción profesional, Aprendiz del graduado.

Resumen

El artículo aborda las categorías Elección profesional e Inserción profesional que relacionan los conceptos teóricos con las experiencias y la trayectoria profesional de los graduados del curso de Pedagogía, de una universidad comunitaria en el sur de Brasil. El objetivo era caracterizar el proceso de inserción de los educadores e identificar sus trayectorias profesionales con la conclusión del curso. Los estudios sobre el tema han aumentado en la literatura en los últimos años debido al atractivo de la profesión, que estaría vinculado con la satisfacción de trabajar con el aprendizaje de los demás. La metodología utilizó los principios de la investigación cualitativa y la recopilación de datos se realizó a través de una entrevista semiestructurada con 14 (catorce) graduados y 1 (uno) graduados del curso y análisis documental del Informe del Curso de Pedagogía / Enade 2014, organizado por Instituto Nacional de Estudios e Investigación Educativa Anísio Teixeira (Inep). La investigación fue desarrollada con el mismo grupo trabajó en diferentes momentos del proceso de capacitación: como graduados académicos de 2014, participantes en Enade y como graduados del curso de Pedagogía después de cinco años de completar el curso. Los resultados mostraron que la elección y la inserción profesional están directamente relacionadas y relacionadas con los espacios de capacitación, el mercado laboral y las influencias sociales. La elección del curso todavía está motivada por las condiciones socioeconómicas de los jóvenes pedagogos y la inserción profesional demostrada como un momento para establecerse en la profesión.

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Biografía del autor/a

Cintia de Sousa Metzner, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Possui graduação em Pedagogia (FURB - 1994), Especialização em Alfabetização (Lato Sensu/FURB -1996), Especialização em Gestão Empresarial (MBA/FGV - 2010), Mestrado em Educação (UNIVALI - 2003) e Doutorado em Educação (UNIVALI - 2019). Coordenadora e professora do curso de Pedagogia (modalidade presencial e EAD) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Ampla experiência na área de Educação Básica e Superior, com ênfase em: Currículo, Avaliação Educacional, Planejamento atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação educacional; organização curricular; planejamento; práticas e projetos educativos; Educação e Trabalho: carreira e trabalho docente, sentidos do trabalho, formação inicial e continuada e transições acadêmicas. Atua ativamente na assessoria, consultoria e como formadora de programas e projetos de formação continuada de docentes e gestores da Educação Básica. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho/PPGE Univali.

Tânia Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). É técnico de atividades especiais - Sistema Nacional de Emprego - SINE/SC e professora nos cursos de graduação e do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. É líder do grupo de pesquisa Educação e Trabalho no Mestrado em Educação da Univali. Desenvolveu estudos pós-doutorais na Universidade de Barcelona, na cidade de Barcelona-Espanha. Tem experiência na área de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho; identidade e trabalho; trajetórias profissionais e sentidos do trabalho e da educação; juventude, educação e trabalho; jovens e educação profissional; jovens e escolha profissional; orientação profissional ou vocacional; identidade e memória; identidades profissionais e trabalho; experiências com o desemprego juvenil; práticas educativas e trabalho docente; Trabalho e saúde do trabalhador docente; formação profissional e organizações educativas; transições acadêmicas e laboriais.

Alexandre Vanzuita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2004). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019). Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2007). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2016). Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2018). Exerceu a função de Tesoureiro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) em Santa Catarina (Gestão 2009-2011 e 2013-2015). Atuou como Coordenador de Gestão de Área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC (2014-2016). Desempenhou a função de Coordenador Institucional no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC (2018-2020). Exerceu a função de Coordenador Institucional do Programa de Fomento à Formação de Professores da Educação Básica (ProF Licenciatura) (2018-2020). Atua como Coordenador Institucional no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC (2020-2022). Ocupa a função de Tesoureiro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) em Santa Catarina (2019-2021). É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) - Mestrado Acadêmico em Educação do IFC Campus Camboriú. Exerce a função de Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Camboriú. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, identidade(s) profissional(is), inserção profissional, produção da pesquisa, mestiçagem.

Citas

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Publicado

2021-12-22

Cómo citar

METZNER, C. de S.; RAITZ, T. R.; VANZUITA, A. Elección e inserción profesional: desde las experiencias académicas hasta las experiencias de los graduados en pedagogía . Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 15, p. e4480073, 2021. DOI: 10.14244/198271994480. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4480. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

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