Desenvolvimento profissional e práticas pedagógicas com a Matemática: a trajetória de uma professora da infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6361

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Matemática, Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional

Resumo

O presente artigo trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como objeto de estudo o trabalho desenvolvido por professoras de Educação Infantil, no que se refere às práticas com a Educação Matemática para promover o pensamento matemático nas crianças. Configurou-se como problema de pesquisa a seguinte questão: quais experiências com a matemática podemos encontrar na trajetória de professoras de Educação Infantil e, de que maneira tais experiências podem influenciar em seu desenvolvimento profissional e em suas práticas pedagógicas ao promoverem o pensamento matemático nas crianças? Como procedimentos metodológicos utilizamos a produção de narrativas e a realização de entrevistas semiestruturadas. Posteriormente, foi realizada a triangulação das fontes e para a interpretação do material produzido foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). No recorte aqui proposto apresentamos alguns episódios da trajetória formativa e profissional de uma das professoras investigadas, a fim de entrelaçá-las à relevância das práticas com a Educação Matemática na infância, bem como à necessidade de investimento nos processos de formação continuada que evidenciem à qualidade do ensino e da aprendizagem e a construção significativa do conhecimento. A partir do estudo, considera-se que a participação dos professores de Educação Infantil em grupos colaborativos contribui com o desenvolvimento profissional e, consequentemente, com a ampliação da qualidade educacional oferecida às crianças.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laís Helena Besseler de Oliva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas)

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2023) na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Especialista em Arte e Educação pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, de Campinas (2018). Graduada em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2013). Durante a Graduação foi bolsista de Iniciação Científica com financiamento do CNPq e bolsista FAPESP. É professora de Educação Infantil  pela rede pública do município de Campinas, desde 2015. Membro do GEProMAI (Grupo de Estudos Professores Matematizando nos Anos Iniciais), desde 2014. Principais áreas de interesse e pesquisa: educação infantil; educação matemática; pesquisa colaborativa; grupos colaborativos; narrativas; formação de professores, desenvolvimento profissional, prática pedagógica.

Celi Espasandin Lopes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Taubaté (1985), graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1987), Aperfeiçoamento em Matemática Pura pelo IMECC/UNICAMP (1989), Especialização em Modelagem Matemática no Meio Ambiente pela UNESP/Guaratinguetá (1995), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e pós-doutorado na The University of Georgia (UGA) com financiamento Fapesp (2008). Durante o doutoramento realizou estágio de pesquisa na Universidade de Granada (Espanha) e na Universidade de Lisboa (Portugal). Foi professora colaboradora voluntária do LEM (Laboratório de Ensino de Matemática) no IMECC na Universidade Estadual de Campinas (1990-2003). Foi assessora junto à Divisão de Orientação Técnica da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (2009 - 2012). Foi Professora Visitante na Miami University - Oxford - Ohio - USA (2015-2016), com financiamento FAPESP. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-Brasil) na gestão de 2016-2019. Foi Editora Associada da Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM), na gestão 2016-2019. Foi Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (2017 - 2020). Foi bolsista produtividade do CNPQ no período de 2015 a 2021. Foi Membro do International Program Committee for ICME-14 (2017 - 2021). Foi Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Universidade Cruzeiro do Sul onde criou e coordenou o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Estatística (CEPEME) (2004 - 2021). Atualmente é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)biográficas em Educação Matemática e Estatística (GEPAEME). Coordena o Grupo de Investigação e Formação em Educação Matemática (GIFEM). É sócia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e Membro do GT07 - Formação de Professores que Ensinam Matemática. É membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo (SBEM-SP). Coordena as coleções de Educação Estatística e Insubordinação Criativa da Editora Mercado de Letras. Tem experiência como docente e pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Educação Estatística atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; ensino e aprendizagem em matemática e estatística. É pesquisadora produtividade/CNPq, nível 2 (2022 - 2025).

Downloads

Publicado

25-10-2024

Como Citar

OLIVA, L. H. B. de .; LOPES, C. E. . Desenvolvimento profissional e práticas pedagógicas com a Matemática: a trajetória de uma professora da infância. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6361155, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6361. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6361. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2023-02-23
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-06-10
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-25