Indução docente: formação de professores iniciantes em perspectiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996475

Palavras-chave:

Indução docente, Desenvolvimento profissional docente, Professores iniciantes, Revisão sistemática de literatura.

Resumo

O estudo teve por objetivo analisar sentidos de indução docente e perspectivas para a sua implementação, seja pela via de políticas públicas educacionais, programas institucionais ou ações específicas em sua direção. Decorre de pesquisa teórico-empírica, de natureza qualitativa, centrada em uma revisão sistemática de literatura, para fins de síntese de evidências. Foram revisados 83 artigos, publicados em 5 bases distintas, selecionadas pelo fato de abrangerem uma coleção significativa de periódicos científicos internacionais com interface na área de Educação: Sage Journals, Science Direct, SciELO, Scopus e Taylor y Francis. O recorte temporal estabelecido foi de 2002 a 2022, de modo a abarcar as duas últimas décadas, quando o tema da indução docente alcançou maior circularidade e consolidação na área. As análises são descritas em quatro eixos: enfoques temáticos; enfoques teórico-metodológicos; ações e intenções; perspectivas de formação. Os resultados indicam que as práticas de indução se coadunam com o apoio e a assistência formativa ao professor que se encontra nos primeiros anos de exercício profissional, por meio de políticas e programas de indução, que apresentam níveis e configurações distintas, conforme o contexto, as condições e as contingências institucionais. As análises permitiram a composição de um quadro de perspectivas à indução assentado em três marcos estratégicos: considerar as dificuldades dos professores e suas formas de resistência; estimular o desenvolvimento profissional; e garantir condições objetivas de trabalho e formação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFRJ. Professora visitante no Centro de Investigação Avançada em Educação da Universidad de Chile, de setembro de 2022 a agosto de 2023, onde desenvolveu pesquisa pós-doutoral com o apoio Capes PrInt. Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com o apoio do CNPq (PDJ); Doutorado e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED) e pesquisadora fundadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (LEPED). É bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq e Cientista do Nosso Estado/FAPERJ. Reúne significativa experiência na área de Educação, como professora e pedagoga. Suas pesquisas recentes, financiadas pelo CNPq e FAPERJ, se inscrevem no campo da pesquisa com professores focalizando a articulação entre didática e conhecimento profissional docente, com particular interesse nos processos de indução docente de professores em situação de inserção profissional.

Beatrice Ávalos , Universidad de Chile (UChile)

Ph.D. em Educação (Universidade de Saint Louis). Prêmio Nacional de Ciências da Educação 2013, Chile. Atualmente é professora titular e pesquisadora do CIAE da Universidade do Chile, onde lidera estudos sobre professores e sua formação. Entre 2008 e 2010 dirigiu o Núcleo Millennium: A Profissão Docente no Chile, e entre 2007-2010 a aplicação no Chile do estudo internacional sobre formação de professores IEA TEDS-M. Entre 1997 e 2002, coordenou o Projeto de Fortalecimento da Formação Inicial de Professores (Ver: Professores para o Chile: História de um Projeto. Santiago: MINEDUC, 2002). É membro dos conselhos editoriais internacionais do British Education Research Journal, do International Journal of Education Development, Teaching and Teacher Education e do Compare College of Reviewers. Anteriormente, foi professora nas Universidades Católicas do Chile, Cardiff, País de Gales e Papua Nova Guiné. Entre suas publicações, destaca-se "Heróis ou Vilões: A Profissão Docente no Chile". Santiago: Editora Universitária, 2013.

Referências

AARTS, Rian; KOOLS, Quinta; SCHILDWACHT, Rita. Providing a good start. Concerns of beginning secondary school teachers and support provided. European Journal of Teacher Education, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 277-295, 2020. DOI: 10.1080/02619768.2019.1693992.

AKIRI, Effrat; DORI, Yehudit Judy. Professional Growth of Novice and Experienced STEM Teachers. Journal of Science Education and Technology, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 129-142, 2022. DOI: 10.1007/s10956-021-09936-x.

ALARCÃO, Isabel; ROLDÃO, Maria do Céu. Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: o ano de indução. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 109-126, 2014. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/108. Acesso em: 20 mar. 2023.

ALHIJA, Fadia Nasser-Abu; FRESKO, Barbara. Socialization of new teachers: Does induction matter? Teaching and Teacher Education, [S. l.], v. 26, p. 1592-1597, 2010. DOI: 10.1016/j.tate.2010.06.010.

ALMEIDA, Marta Mateus; COSTA, Estela; PINHO, Ana Sofia; PIPA, Joana. Atuar na indução de professores: que implicações para os diretores escolares portugueses? Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 31, n. 2, p. 196-214, 2018. DOI: 10.21814/rpe.14278.

ANDRÉ, Marli. Políticas e programas de professores iniciantes no Brasil. Caderno de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 145, p. 112-129, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000100008.

ANDRÉ, Marli. Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, p. 1-20, e230095, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230095.

ASPFORS, Jessica; FRANSSON, Göran. Research on mentor education for mentors of newly qualified teachers: A qualitative meta-synthesis. Teaching and Teacher Education, [S. l.], v. 48, p. 75-86, 2015. DOI: 10.1016/j.tate.2015.02.004.

ÁVALOS, Beatrice. Hacia la configuración de políticas de inducción para profesores principiantes. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE PROFESORADO PRINCIPIANTE E INSERCIÓN PROFESIONAL A LA DOCENCIA, 3. 2012, Santiago de Chile. Anais […]. Santiago de Chile: Universidad Autónoma de Chile, 2012. p. 1-17. Disponível em: https://www.oas.org/cotep/GetAttach.aspx?lang=es&cId=316&aid=517. Acesso em: 20 mar. 2023.

ÁVALOS, Beatrice. Learning from research on beginning teachers. In: LOUGHRAN, J.; HAMILTON, M. L. (ed.) International Handbook of Teacher Education. Singapore: Springer, 2016. p. 487-522. DOI: 10.1007/978-981-10-0366-0_13.

BECA, Carlos Eugenio; BOERR, Ingrid. Políticas de inducción a profesores nóveles: experiencia chilena y desafíos para América Latina. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 14, p. 1-23, e4683111, 2020. DOI: 10.14244/198271994683.

BERNARDO, Elisangela da Silva; VASCONCELLOS, Katia. Ser professor, uma construção em três atos: formação, indução e desenvolvimento na carreira. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, e32800, 2021. DOI: 10.1590/0102-469832800.

BICKMORE, Dana L.; BICKMORE, Steven T. A multifaceted approach to teacher induction. Teaching and Teacher Education, [S. l.], v. 26,p. 1006-1014, 2010. DOI: 10.1016/j.tate.2009.10.043.

BLÖMEKE, Sigrid; HOTH, Jessica; DÖHRMANN, Martina; BUSSE, Andreas; KAISER, Gabriele; KÖNIG, Johannes. Teacher Change During Induction: Development of Beginning Primary Teachers’ Knowledge, Beliefs and Performance. International Journal of Science and Mathematics Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 287-308, 2015. DOI: 10.1007/s10763-015-9619-4.

CAENA, Francesca. Bridge over Troubled Water: Induction pointers for Teacher leadership. Profesorado, Granada, v. 25, n. 2, p. 5-26, 2021. DOI: 10.30827/profesorado.v25i2.18534.

CASTILLO, Daniela Cecilia Maturana; CIEZA-GARCÍA, José Antonio. La mentoría en los procesos de inducción del profesorado principiante. Las competencias del mentor como insumo para orientar su proceso formativo. Profesorado, Granada, v. 25, n. 3, p. 9-121, 2021. DOI: 10.30827/profesorado.v25i3.22668.

CHERNOBAY, Elena; TASHIBAEVA, Dilyara. Teacher Professional Development in Russia and Kazakhstan Evidence from TALIS-2018. Voprosy Obrazovaniya / Educational Studies Moscow, Moscow, v. 4, p. 141-164, 2020. DOI: 10.17323/1814-9545-2020-4-141-164.

CLARK, Sarah K.; BYRNES, Deborah. Through the eyes of the novice teacher: Perceptions of mentoring support. Teacher Development, [S. l.], v. 16, p. 1, p. 43-54, 2012.

COLOGNESI, Stéphane; NIEUWENHOVEN, Catarina Van; BEAUSAERT, Simon. Supporting newly-qualified teachers’ professional development and perseverance in secondary education: On the role of informal learning. European Journal of Teacher Education, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 258-276, 2020. DOI: 10.1080/02619768.2019.1681963.

COURTNEY, Scott A.; AUSTIN, Christine K.; ZOLFAGHARI, Maryam. International perspectives on teacher induction: a systematic review. Teacher and Teacher Education, v. 125, n. 104047, 2023. Não paginado. DOI: 10.1016/j.tate.2023.104047.

CRUZ, Giseli Barreto da; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 14, p. 1-15, jan./dez. 2020. DOI: 10.14244/198271994149.

CRUZ, Giseli Barreto da; COSTA, Elana Cristiana dos Santos; PAIVA, Maria Maia de Souza; ABREU, Teo Bueno de. Indução docente em revisão: Sentidos concorrentes e práticas prevalecentes. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 52, p. 1-19, 2022. Artigo e09072. DOI: 10.1590/198053149072.

CRUZ, Giseli Barreto da; LAHTERMAHER, Fernanda. Perspectivas de indução docente: possibilidades às tensões e aos desafios de professores em inserção profissional. In: MARCELO GARCÍA, Carlos; MARCELO MARTÍNEZ, Paula. (coord.). Empezar com buen pie. Experiencias de programas de inducción y acompañamiento a docientes de nuevo ingreso. Barcelona: Octaedro, 2022. p. 75-96.

DALY, Caroline; MILTON, Emmajane. External mentoring for new teachers: mentor learning for a change agenda. International Journal of Mentoring and Coaching in Education, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 178-195, 2017. DOI: 10.1108/IJMCE-03-2017-0021.

DARLING-HAMMOND, Linda. Teacher education around the world: What can we learn from international practice? European Journal of Teacher Education, [S. l.], v. 40, n. 3, p. 291-309. 2017. DOI: 10.1080/02619768.2017.1315399.

DE ANGELIS, Karen J.; WALL, Andrew F.; CHE, Jing. The Impact of Preservice Preparation and Early Career Support on Novice Teachers' Career Intentions and Decisions. Journal of Teacher Education, [S. l.], 64, n. 4, p. 338-355. 2013. DOI: 10.1177/0022487113488945.

DVIR, Nurit; SCHATZ-OPPENHEIMER, Orna. Novice teachers in a changing reality. European Journal of Teacher Education, [S. l.], v. 43, n. 4, p. 639-656, 2020. DOI: 10.1080/02619768.2020.1821360.

FEIMAN-NEMSER, Sharon; SCHWILLE, Sharon; CARVER, Cindy; YUSKO, Brian. A conceptual review of literature on new teacher induction. National Partnership for Excellence and Accountability in Teaching (NPEAT). Washington, DC: Office of Educational Research and Improvement, 1999.

FENTON-SMITH, Ben; TORPEY, Michael John. Orienting EFL teachers: Principles arising from an evaluation of an induction program in a Japanese university. Language Teaching Research, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 228-250, 2013. DOI: 10.1177/1362168813475946.

FLORES, Maria Assunção. Necessary but non-existent: The paradox of teacher induction in Portugal. Profesorado, Granada, v. 25, n. 2, p. 123-144, 2021. DOI: 1030827/profesorado.v25i2.20765.

FOX, Alison; WILSON, Elaine. 'Support our networking and help us belong!': Listening to beginning secondary school science teachers. Teachers and Teaching: Theory and Practice, [S. l.], v. 15, n. 6, p. 701-718. 2020. DOI: 10.1080/13540600903357025.

GALLARDO, C. A. D. La inducción docente desde el discurso supranacional. Professorado, Granada, v. 25, n. 2, p. 53-78, 2021. DOI: 10.30827/profesorado.v25i2.18443.

GARCÍA-CARRIÓN, Rocío; CUXART, Maria Padrós; ALVAREZ, Pilar; FLECHA, Ainhoa. Teacher induction in schools as learning communities: Successful pathways to teachers' professional development in a diverse school serving students living in poverty. Sustainability (Switzerland), [S. l.], v. 12, p. 17, p. 1-15, 2020. DOI: 10.3390/su12177146.

GOUGH, David. Síntese sistemática de pesquisa. In: THOMAS, G. et al. (org.). Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Porto Alegre: ArtMed, 2007. p. 57-76.

GROIßBÖCK, Peter. Teaching e-portfolios in teacher education. International Journal of Emerging Technologies in Learning, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 42-49, 2012. DOI: 10.3991/ijet.v7iS2.2324.

HARMSEN, Ruth; HELMS-LORENZ, Michelle; MAULANA, Ridwan; VAN VEEN, Klaas. The longitudinal effects of induction on beginning teachers’ stress. British Journal of Educational Psychology, [S. l.], v. 89, n. 2, p. 259-287, 2019. DOI: 10.1111/bjep11238.

HELLEVE, Ingrid; ULVIK, Marit. Is individual mentoring the only answer? Education Inquiry, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 127-139, 2011. DOI: 10.3402/edui.v2i1.21967.

HELMS-LORENZ, Michelle; VAN DE GRIFT, Wim; MAULANA, Ridwan. Longitudinal effects of induction on teaching skills and attrition rates of beginning teachers. School Effectiveness and School Improvement, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 178-204, 2016. DOI: 10.1080/09243453.2015.1035731.

HULME Moira; WOOD, Jeffrey. The importance of starting well: the influence of early career support on job satisfaction and career intentions in teaching. Journal of Further and Higher Education, [S. l.], v. 46, n. 4, p. 504-521, 2022. DOI: 10.1080/0309877X.2021.1985981.

ILYINA, Nina; LOGINOVA, Natalya. Exploring the development of psychological and pedagogical competence in young teachers. Voprosy Obrazovaniya / Educational Studies Moscow, Moscow, v. 4, p. 202-230, 2019. DOI: 10.17323/1814-9545-2019-4-202-230.

JÁSPEZ, Juan Francisco; SÁNCHEZ-MORENO, Marita. Inducción a la profesión docente: Los problemas de los profesores principiantes en la República Dominicana. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, [S. l.], v. 27, n. 73, 2019. Não paginado. DOI: 10.14507/epaa.27.3891.

JIN, Xinglin; TIGELAAR, Dineke; VAN DER WANT, Anna; ADMIRAAL, Wilfried. Novice teachers’ appraisal of expert feedback in a teacher professional development programme in Chinese vocational education. Teaching and Teacher Education, [S. l.], v. 112, p. 1-9, 2022. DOI: 10.1016/j.tate.2022.103652.

JONES, Marion. Reconciling personal and professional values and beliefs with the reality of teaching: findings from an evaluative case study of 10 newly qualified teachers during their year of induction. Teacher Development, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 385-401, 2003. DOI: 10.1080/13664530300200206.

KADENGE, Emure. A District Beginner Teacher Induction Initiative in South Africa: The Pressure and Support Contestation. Perspectives in Education, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 214-227, 2021. DOI: 10.18820/2519593X/pie.v39.i3.16.

KAPLAN, Haya. Promoting Optimal Induction to Beginning Teachers Using Self-Determination Theory. SAGE Open, [S. l.], v. 11, n. 2, 2021. DOI: 10.1177/21582440211015680.

KEARNEY, Sean. Reconceptualizing beginning teacher induction as organizational socialization: A situated learning model. Cogent Education, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1-11, 2015. 1028713. DOI: 10.1080/2331186X.2015.1028713.

KEARNEY, Sean. What happens when induction goes wrong: Case studies from the field. Cogent Education, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1-10, 2016. DOI: 10.1080/2331186X.2016.1160525.

KEARNEY, Sean. The challenges of beginning teacher induction: a collective case study. Teaching Education, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 142-158, 2019. DOI: 10.1080/10476210.2019.1679109.

KELLER-SCHNEIDER, Manuela; HERICKS, Uwe. Beginning teachers’ appraisal of professional requirements and implications for teacher induction in Switzerland. Education and Self Development, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 62-79, 2019. DOI: 10.26907/esd14.3.07.

LANGDON, Frances; DALY, Caroline; MILTON, Emmajane; JONES, Ken; PALMER, Melanie. Challenges for principled induction and mentoring of new teachers: Lessons from New Zealand and Wales. London Review of Education, London, v. 17, n. 2, p. 249-265, 2019. DOI: 0.18546/LRE.17.2.14.

LEÓN, Tatiana Elena Cisternas. Profesores principiantes de Educación Básica: Dificultades de la enseñanza en contextos escolares diversos. Estudios pedagógicos, Puno, v. 42, n. 4, p. 31-48, 2016. DOI: 10.4067/S0718/07052016000500003.

LOCASALE-CROUCH, Jenifer; DAVIS, Emily; WIENS, Peter; PIANTA, Robert. The Role of the Mentor in Supporting New Teachers: Associations with Self-Efficacy, Reflection, and Quality. Mentoring and Tutoring: Partnership in Learning, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 303-323, 2012. DOI: 10.1080/13611267.2012.701959.

MANSFIELD, Caroline; GU, Qlng. “I’m finally getting that help that I needed”: Early career teacher induction and professional learning. Australian Educational Researcher, [S. l.], v. 46, n. 4, p. 639-659, 2019. DOI: 10.1007/s13384-019-00338-y.

MARCELO, Carlos; LÓPEZ FERREIRA, Maria Altagracia. El acompañamiento a docentes principiantes. Análisis y resultados de un programa de inducción. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, [S. l.], v. 28, n. 108, 2020. Não paginado. DOI: 10.14507/epaa.284936.

MARCELO, Carlos; MARCELO-MARTÍNEZ, Paula; FRANCISCO-JÁSPEZ, Juan. Cinco años Después. Análisis retrospectivo de experiencias de inducción de profesores principiantes. Profesorado, Granada, v. 25, n. 2, p. 99-121, 2021. DOI: 1030827/profesorado.v25i2.18444.

MARCELO, Carlos; VAILLANT, Denise. Políticas e programas de inducción em la docência em latino américa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1224-1249, 2017. DOI: 0.1590/198053144322.

MILTON, Emmajane; DALY, Caroline; LANGDON, Frances; PALMER, Melanie; JONES, Ken; DAVIES, Andrew James. Can schools really provide the learning environment that new teachers need? Complexities and implications for professional learning in Wales. Professional Development in Education, [S. l.], v. 48, n. 5, p. 878-891, 2020. DOI: 1080/19415257.2020.176717.

MIRA, Marilia Marques; ROMANOWSKI Joana Paulin. Programas de inserção profissional para professores iniciantes: revisão sistemática. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 85-98, ago./dez. 2015. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/124. Acesso em: 20 amr. 2023.

MORETTINI, Brianne. Forms of resistance: Insights into beginning teacher development. International Journal of Educational Research Open, [S. l.], v. 2, p. 1-9, 2021. DOI: 10.1016/j.ijedro.2021.100041.

NAPOLITANO, Kristen V.; MARRERO, Meghan E.; GUNNING, Amanda M.; BRANDON, Latanya T.; RICCIO, Jessica F. What Happens after edTPA? Education Policy Analysis Archives, Tempe, v. 30, n. 80, p. 1-30, 2022. DOI: 10.14507/epaa.30.6988.

NASCIMENTO, Maria das Graças C. A.; FLORES, Maria José B. P.; SILVA, Yrlla Ribeiro O. S. Políticas de inserção profissional na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: uma proposta em movimento. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 256, p. 558-577, set./dez. 2019. DOI: 10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4128.

NEWMAN, Mark; GOUGH, David. Systematic reviews in educational research: Methodology, perspectives, and application. In: ZAWACKI-RICHTER, Olaf; KERRES, Michael; BEDENLIER, Svenja; BOND, Melissa; BUNTINS, Katja (ed.). Systematic reviews in educational research. Springer VS, Wiesbaden, 2020. DOI: 10.1007/978-3-658-27602-7_1.

ORLAND-BARAK, Lily. "BREAKING good": Mentoring for teacher induction at the workplace. Profesorado, Granada, v. 25, n. 2, p. 27-51, 2021. DOI: 10.30827/profesorado.v25i2.18535.

PATTERSON, Nanci C.; LUFT, Julie A. Informing expectations for induction: explorations of attrition among supported beginning secondary science teachers in the United States. Teacher Development, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 205-224, 2002. DOI: 10.1080/13664530200200165.

PENNANEN, Matti; BRISTOL, Laurette; WILKINSON, Jane; HEIKKINEN, Hannu L. T. What is ‘good’ mentoring? Understanding mentoring practices of teacher induction through case studies of Finland and Australia. Pedagogy, Culture and Society, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 27-53, 2016. DOI: 10.1080/14681366.2015.1083045.

PESSOA, Amanda Raquel Rodrigues; CAVALCANTE, Maria Mikaele da Silva; OLIVEIRA, Wenderson Silva; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Sensibilidade analítica em educação: sobre as potências das (auto)biografias na pesquisa-formação com professoras/es iniciantes. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 27, p. 1-22, 2022. DOI:10.1590/S1413-24782022270003.

PETERSEN, Nadine. The liminality of new foundation phase teachers: transitioning from university into the teaching profession. South African Journal of Education, [S. l.], v. 37, n. 2, p. 1-09, 2017. DOI: 10.15700/saje.v37n2a1361.

RABELO, Amanda Oliveira; MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Apoio ao docente em início de carreira: impactos na indução profissional de professores do programa residência docente do Colégio Pedro II. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, p. 1-17, 2021. DOI: /10.1590/0102-469832723.

RIPPON, Janice H.; MARTIN, Margaret. What makes a good induction supporter? Teaching and Teacher Education, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 84-99, 2006. DOI: 10.1016/j.tate.2005.07.004.

ROLDÃO, Maria do Céu; REIS, Pedro; COSTA, Nilza. Balanço do programa de supervisão, apoio, acompanhamento e avaliação ao período probatório em Portugal: dos eixos de intervenção a uma visão prospetiva. Ensaio: aval. pol. públ. Educ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 76, p. 547-554, jul./set. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/dXPhTzss4RypBnwsxt9THDM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 mar. 2023.

SALAS, Macarena; DIÁZ, Alessandra; MEDINA, Lorena. Mentorías en Chile: de la política diseñada a la puesta en acto. Revista Mexicana de Investigación Educativa, Alcaldía Cuauhtémoc, v. 26, n. 89, p. 449-474, 2021. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1405-66662021000200449&script=sci_abstract. Acesso em: 20 mar. 2023.

SCHAAP, Harmen; VAN DER WANT, Anna C.; OOLBEKKINK-MARCHAND, Helma W.; MEIJER, Paulien C. Changes over time in the professional identity tensions of Dutch early-career teachers. Teaching and Teacher Education, [S. l.], v. 100, p. 1-13, 2021. DOI: 10.1016.j.tate/2021.103283.

SCHUCK, Sandy; AUBUSSON, Peter; BUCHANAN, John; VARADHARAJAN, Meera; BURKE, Paul F. The experiences of early career teachers: new initiatives and old problems. Professional Development in Education, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 209-221, 2018. DOI: 1080/19415257.2016.1274268.

SHANKS, Rachel. Experiências de novos professores na transição para o ensino. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, 2021. Não paginado. DOI: 10.1590/0102-469833115.

SHANKS, Rachel; ATTARD TONNA, Michelle; KRØJGAARD, Frede; PAASKE, Karen Annette; ROBSON, Dean; BJERKHOLT, Eva. A comparative study of mentoring for new teachers. Professional Development in Education, [S. l.], v. 48, n. 5, p. 751-765, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/19415257.2020.1744684?journalCode=rjie20. Acesso em: 20 mar. 2023.

SMITH, Emily R. Faculty Mentors in Teacher Induction: Developing a Cross-institutional Identity, The Journal of Educational Research, [S. l.], v. 104, n. 5, p. 316-329, 2011. DOI: 10.1080/00220671.2010.482948.

STANULIS, Randi Nevins; FLODEN, Robert E. Intensive mentoring as a way to help beginning teachers develop balanced instruction. Journal of Teacher Education, [S. l.], v. 60, n. 2, p. 112-122, 2009. DOI: 0.1177/0022487108330553.

STEWART, Trevor Thomas; JANSKY, Timothy. A. Novice teachers and embracing struggle: dialogue and reflection in professional development. Teaching and Teacher Education: Leadership and Professional Development, [S. l.], v. 1, p. 1-9, 2022. DOI: 10.1016/j.tatelp.2022.100002.

SULLIVAN, Anna M.; MORRISON, Chad. Enacting policy: the capacity of school leaders to support early career teachers through policy work. Australian Educational Researcher, [S. l.], v. 41, n. 5, p. 603-620, 2014. DOI: 10.1007/s13384-014-0155-y.

TEKIR, Serpil. Teacher Induction Policies and Practices in Two Different Contexts: A Comparative Study of Turkey and the USA. Egitim ve Bilim, [S. l.], v. 47, n. 210, p. 1-26, 2022. DOI: 10.15390/EB.2021.9831.

VAILLANT, Denise. La inserción del profesorado novel en América Latina: Hacía la integralidad de las políticas. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, Granada, v. 25, n. 2, p. 79-97, 2021. DOI: 10.30827/profesorado.v25i2.18442.

VAN DER PERS, Marieke; HELMS-LORENZ, Michelle. The Influence of School Context Factors on the Induction Support as Perceived by Newly Qualified Teachers. Frontiers in Education, v. 6, p. 1-12, 2021. DOI: 10.3389/feduc.2021.744347.

WALLACE, Maria F. G.; RUST, Julie; JOLLY, Elisabeth. ‘It’s all there.’: Entanglements of teacher preparation and induction. Professional Development in Education, [S. l.], v. 47, n. 2-3, p. 406-420, 2021. DOI: 10.1080/19415257.2021.1887921.

WONG, Harry K. Induction Programs That Keep New Teachers Teaching and Improving. NASSP Bulletin, [S. l.], v. 88, n. 638, p. 41-58, 2004.

Publicado

30-05-2024

Como Citar

CRUZ, G. B. da; ÁVALOS , B. Indução docente: formação de professores iniciantes em perspectiva. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e6475003, 2024. DOI: 10.14244/198271996475. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6475. Acesso em: 26 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente
##plugins.generic.dates.received## 2023-05-30
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-09-19
##plugins.generic.dates.published## 2024-05-30