Narrativas de crianças em classe hospitalar: jogar, interagir e estudar

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6938

Mots-clés :

Ludicidade, Classe hospitalar, Narrativas infantis, Escola

Résumé

Resulta de uma pesquisa concluída que abordou a classe hospitalar com crianças e aspectos da ludicidade e da vida escolar. Com o objetivo de evidenciar narrativas de crianças em tratamento de saúde sobre suas experiências em relação ao lúdico: brincar, jogar, divertir-se, aprender. Teve aporte teórico em autores como Paulo Freire e Brougère. Utilizou de abordagem exploratória, descritiva e analítica, em perspectiva qualitativa. Realizada por meio de entrevistas em forma de narrativas orais com crianças em uma classe hospitalar, teve suporte ainda de jogos para produção de entrevistas semiestruturadas. Baseou-se também em temas geradores que dispararam anúncios para o desenvolvimento das entrevistas e que expressaram relatos sobre experiências lúdicas de vida cotidiana na infância, incluindo a escola, os amigos e a classe no hospital. As narrativas foram filmadas e transcritas na íntegra, organizadas por meio de Análise de Conteúdo. Foi destaque o estudar, o aprender, a ludicidade (jogar/brincar), o interagir em contexto de classe hospitalar como formas de viver as rotinas infantis durante o adoecimento. O estudo evidenciou ainda que essas crianças conseguiram expressar sua condição de sujeito participante em vivência de classe hospitalar e as autoras convidam para reflexões sobre a relevância de uma prática humanizadora em ambientes de classes hospitalares, assim como a necessária produção de estudos sobre aspectos lúdicos e didáticos nesse contexto.

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Bibliographies de l'auteur

Ana Maria Lino, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos - SP, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paula. Professora e gestora aposentada na rede Municipal de Educação em Santos e Cubatão (SP). 

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos - SP, Brasil

Doutora em Educação Escolar.  Pós-doutora pela UniMore- Università degli studi di Modena e Reggio Emilia (UniMore, sede de Reggio Emilia/Itália).  Pós-doutora pela Università Degli Studi Roma Tre (UniRoma Tre - Roma/ Itália).  Docente Associada 3 e Pesquisadora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - UFSCar, campus de São Carlos/SP/Brasil, na Linha de Pesquisa: Educação Escolar: teorias e práticas. Diretora do Cfei  - Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância. Pedagoga.

Andressa de Oliveira Martins, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos - SP, Brasil

Doutora e Mestre em Educação pela  Universidade Federal de São Carlos. Pedagoga pela Universidade Federal de São Carlos. Pedagoga e Professora de educação básica do SESI /São Paulo/Brasil.

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Publiée

2024-12-09

Comment citer

LINO, Ana Maria; SOMMERHALDER, Aline; MARTINS, Andressa de Oliveira. Narrativas de crianças em classe hospitalar: jogar, interagir e estudar. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6938224, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6938. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6938. Acesso em: 21 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: A educação de crianças em contextos escolares: estudos de uma rede de colaboração científica Brasil e Europa
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