A Relação com o Saber dos diretores de escola e a gestão democrática participativa
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6910Palavras-chave:
Gestão democrática, DIretores de escola, Saberes de diretores de escolaResumo
Este estudo relata os resultados de uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória, que teve como objetivo analisar os saberes dos diretores de escola em relação à gestão democrática e participativa. Para a realização dessa investigação, foram analisadas falas dos diretores de escola de 10 estados brasileiros, que participaram do curso de formação para mentoria de diretores, realizado em parceria entre a Universidade Federal de São Carlos e a Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação. O embasamento teórico para a análise dos dados obtidos está pautado nos saberes dos diretores de escola, dentro da perspectiva da teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot (2000). Com base nos dados obtidos, foram caracterizadas três dimensões de análise que possibilitaram um entendimento sobre as Relações com os Saberes, que são: concepções da gestão compartilhada e as práticas colaborativas; possibilidade do diálogo democrático na escola: trabalho em grupo e/ou colaborativo; saberes sobre os colegiados da escola: participação na prática. Concluiu-se que a partir de uma perspectiva sobre a gestão democrática participativa e o entendimento do funcionamento dos colegiados da escola, o diretor de escola tem a possibilidade de romper com o autoritarismo ainda presente na sua identificação, uma vez que é a partir do seu posicionamento na função de diretor que a participação da comunidade nas tomadas de decisão da escola pode ser efetiva, frente aos desafios e dificuldades da escola.
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