Narrativas de crianças em classe hospitalar: jogar, interagir e estudar
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6938Palabras clave:
Ludicidade, Classe hospitalar, Narrativas infantis, EscolaResumen
Resulta de uma pesquisa concluída que abordou a classe hospitalar com crianças e aspectos da ludicidade e da vida escolar. Com o objetivo de evidenciar narrativas de crianças em tratamento de saúde sobre suas experiências em relação ao lúdico: brincar, jogar, divertir-se, aprender. Teve aporte teórico em autores como Paulo Freire e Brougère. Utilizou de abordagem exploratória, descritiva e analítica, em perspectiva qualitativa. Realizada por meio de entrevistas em forma de narrativas orais com crianças em uma classe hospitalar, teve suporte ainda de jogos para produção de entrevistas semiestruturadas. Baseou-se também em temas geradores que dispararam anúncios para o desenvolvimento das entrevistas e que expressaram relatos sobre experiências lúdicas de vida cotidiana na infância, incluindo a escola, os amigos e a classe no hospital. As narrativas foram filmadas e transcritas na íntegra, organizadas por meio de Análise de Conteúdo. Foi destaque o estudar, o aprender, a ludicidade (jogar/brincar), o interagir em contexto de classe hospitalar como formas de viver as rotinas infantis durante o adoecimento. O estudo evidenciou ainda que essas crianças conseguiram expressar sua condição de sujeito participante em vivência de classe hospitalar e as autoras convidam para reflexões sobre a relevância de uma prática humanizadora em ambientes de classes hospitalares, assim como a necessária produção de estudos sobre aspectos lúdicos e didáticos nesse contexto.
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