A relação que os Kurâ-Bakairi mantêm com a escola: algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6918Palavras-chave:
Relação com o saber, Educação Escolar Indígena, Kurâ-BakairiResumo
Os dados foram constituídos por meio de observações e entrevistas, objetivando analisar a relação que os Kurâ-Bakairi mantêm com a escola. A relação que os Kurâ-Bakairi mantêm com a escola denota que ela é espaço de mediação com os não indígenas; por isso, acessar o mundo escolar, adotando provisoriamente um comportamento do karaíwa (o não indígena), não significa o abandono de sua identidade nem a transformação definitiva nele, portanto, não apresentaram sofrimento. Denota ainda que os estudantes Kurâ-bakairi, mesmo deixando de aprender algumas práticas cotidianas com a comunidade, pelo fato de dedicarem parte do tempo aos estudos, garantirão, com o acesso à escola, o mais importante para eles: o sustento e a reprodução das suas famílias. Portanto, a cultura Kurâ-Bakairi não funciona como obstáculo à aprendizagem dos conhecimentos veiculados pela escola. Constatamos, por parte dos estudantes, a disposição para aprender os conhecimentos escolares, como parte do ser Kurâ-Bakairi.
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