Pode o ensino religioso contribuir ao enfrentamento da discriminação, intolerância e racismo na escola?

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DOI :

https://doi.org/10.14244/198271995620

Mots-clés :

Ensino religioso, Racismo, Intolerância, Ensino Fundamental.

Résumé

Desde o início do projeto colonizador euro-cristo-cêntrico iniciado no século XVI, a influência religiosa na esfera do ensino público é parte de um conjunto de estratégias empreendidas por algumas confissões religiosas que disputam hegemonia na sociedade. O resultado disso tem sido altamente danoso à comunidade escolar, já que a disseminação da discriminação, intolerância e racismo tem afrontado a dignidade humana de uma parcela significativa da população. Este trabalho objetiva contextualizar a criação e fortalecimento da proposta de transformação epistemológica e pedagógica do Ensino Religioso, registrando suas possíveis contribuições para o enfrentamento da discriminação, intolerância e racismo na escola. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo bibliográfico e documental, estruturado em duas partes principais: na primeira, problematiza a presença do racismo epistêmico e da colonialidade do saber nos currículos e práticas pedagógicas. Na segunda parte, apresenta e analisa os fundamentos epistemológicos e pedagógicos que alicerçam o currículo do Ensino Religioso introduzido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), evidenciando sua função social face à demanda premente de reconhecimento da diversidade religiosa. Os resultados apontam que o Ensino Religioso, desde que superada sua natureza doutrinadora e proselitista, pode contribuir para o reconhecimento da diversidade religiosa e para o enfrentamento da discriminação, intolerância e racismo na escola.

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Elcio Cecchetti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Foi coordenador do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) entre 2017 e 2022. Foi redator da área de Ensino Religioso na BNCC.

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Publiée

2022-12-31

Comment citer

CECCHETTI, Elcio. Pode o ensino religioso contribuir ao enfrentamento da discriminação, intolerância e racismo na escola?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e5620032, 2022. DOI: 10.14244/198271995620. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5620. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Religião, discriminação e racismo no espaço escolar
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-07
##plugins.generic.dates.published## 2022-12-31

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