Implicações de uma proposta de currículo integrado à luz de Gadamer
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993690Schlagworte:
Ensino médio integrado, Interdisciplinaridade, Profissionalização.Abstract
Este relato de experiência apresenta as implicações na busca da implementação do projeto “Ensino técnico de nível médio: o diálogo entre disciplinas”, desenvolvido em um dos campi do Instituto Federal Catarinense (IFC). Escolheu-se o Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Agropecuária porque este dispunha de maior oferta de vagas e, portanto, maior número de turmas e profissionais de áreas afins atuando. Os professores que acolheram o desafio de buscar caminhos para a integração dos saberes de diferentes áreas do conhecimento planejaram atividades de forma conjunta, identificando pontos em comum. O propósito era implicar cada componente ao contexto dos demais, considerando suas especificidades, como forma de valorizar o alargamento de compreensões na busca de ampliar e fundir horizontes por intermédio do diálogo no contexto do currículo do curso. O trabalho constituiu-se de um exercício de mão dupla entre professores como principais agentes dessa proposta, elegendo as necessidades do coletivo como prioridade. Isso permitiu alcançar considerável sucesso, pois, para além de uma formação diferenciada oferecida aos discentes, as discussões se constituíram em percursos formativos para os próprios docentes. Desse modo, quando seus resultados foram expostos e apresentados aos demais profissionais da instituição, sendo visitados por pais e demais estudantes, demonstrou-se que é possível fazer acontecer o Ensino Médio Integrado na prática, por meio da articulação entre o preparo técnico associado às possibilidades de diálogo e de exercícios de alteridade como caminhos utilizados na construção dessa proposta de trabalho.
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