As TDICs a partir da análise de três livros do professor do componente curricular História
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6400Palavras-chave:
Livro do Professor, livro didático, ensino de História, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.Resumo
Este artigo se propõe analisar de que forma as TDICs têm sido apresentadas em três livros para o professor, as quais se encontram em três livros didáticos de História utilizados para o 1º ano do Ensino Médio, tendo como referência determinados autores, como Bittencourt (2019), Bonilla, (2018) e Mill (2013), dentre outros. Também serão discutidas questões pertinentes ao livro didático de História. Finalmente, será uma pesquisa de cunho documental a partir da análise de três livros do professor utilizados no Ensino Médio: História, dos autores Cotrim e Cotrim (2020); Orientações didáticas do Movimento do Aprender – História: 1º ano Ensino Médio, de autoria do SESI-SP – Serviço Social da Indústria São Paulo – (2020), e História – Ciências Humanas – Ensino Médio – 1º ano, elaborado pelo Governo do Estado de São Paulo (2014-2017). Serão identificadas as referências à utilização das TDICs em cada livro, além de elaborada uma reflexão sobre a menção ao uso destas tecnologias nas aulas de História. Observaram-se várias sugestões de leituras de textos, por exemplo, mas não se identificou nos livros a utilização de recursos como softwares. Verificou-se igualmente que, as alusões às TDICs remetem à ideia de que tais recursos são um complemento somente, não abordando uma possível apropriação das tecnologias como recursos não somente para a transmissão de informações, mas também para a construção do conhecimento histórico. Certamente, as TDICs podem favorecer a inserção dos estudantes em atividades de pesquisa, de reflexão, de análise e de investigação, desde que, os estudantes sejam produtores e não só consumidores do conhecimento.
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