As TDICs a partir da análise de três livros do professor do componente curricular História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6400

Palavras-chave:

Livro do Professor, livro didático, ensino de História, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

Resumo

Este artigo se propõe analisar de que forma as TDICs têm sido apresentadas em três livros para o professor, as quais se encontram em três livros didáticos de História utilizados para o 1º ano do Ensino Médio, tendo como referência determinados autores, como Bittencourt (2019), Bonilla, (2018) e Mill (2013), dentre outros. Também serão discutidas questões pertinentes ao livro didático de História. Finalmente, será uma pesquisa de cunho documental a partir da análise de três livros do professor utilizados no Ensino Médio: História, dos autores Cotrim e Cotrim (2020); Orientações didáticas do Movimento do Aprender – História: 1º ano Ensino Médio, de autoria do SESI-SP – Serviço Social da Indústria São Paulo – (2020), e História – Ciências Humanas – Ensino Médio – 1º ano, elaborado pelo Governo do Estado de São Paulo (2014-2017). Serão identificadas as referências à utilização das TDICs em cada livro, além de elaborada uma reflexão sobre a menção ao uso destas tecnologias nas aulas de História. Observaram-se várias sugestões de leituras de textos, por exemplo, mas não se identificou nos livros a utilização de recursos como softwares. Verificou-se igualmente que, as alusões às TDICs remetem à ideia de que tais recursos são um complemento somente, não abordando uma possível apropriação das tecnologias como recursos não somente para a transmissão de informações, mas também para a construção do conhecimento histórico. Certamente, as TDICs podem favorecer a inserção dos estudantes em atividades de pesquisa, de reflexão, de análise e de investigação, desde que, os estudantes sejam produtores e não só consumidores do conhecimento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carina Alexandra Rondini, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Ciências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE, Campus de São José do Rio Preto.

Docente do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós-Graduação Stricto Sensu Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal)

Referências

AMIEL, T. Recursos Educacionais Abertos: uma análise a partir do livro didático de história. 2014. Revista História Hoje, v. 3, n. 5, p. 189-205, 2014.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa qualitativa e pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BONILLA, M. H. S.; PRETTO, N. de L. Políticas brasileiras de educação e informática. Em aberto, Brasília, n. 57, p. 79-109, 2020.

BRASIL. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2011. História. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de Obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2012 – Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2434-edital-pnld-2012-ensino-medio&Itemid=30192. Acesso em: 10 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Cidades. 2021a. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/votuporanga/panorama. Acesso em: 10 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático. 2021b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/318-programas-e-acoes-1921564125/pnld-439702797/12391-pnld. Acesso em: 05 jan. 2021.

CORDEIRO, S. F. N.; BONILLA, M. H. S. Educação e tecnologias digitais: políticas públicas em debate. In: SENID, 5., 2018, Passo Fundo. Anais [...]. Passo Fundo: SENID, 2018, n.p.

COTRIM, G.; COTRIM, C. Conecte live: História. São Paulo: Saraiva, 2020.

DAMASCENO, H. L. C. D.; BONILLA, M. H. S.; PASSOS, M. S. C. Inclusão digital no Proinfo integrado: perspectivas de uma política educacional. In. Soc., Brasília, n. 2, p. 32-42, 2012.

EDITORA SARAIVA. Inovação e qualidade no livro didático. 2021. Disponível em: https://educacaobasica.editorasaraiva.com.br/. Acesso em: 15 jul. 2021.

EDITORA SARAIVA. Obras e soluções. Disponível em: https://educacaobasica.editorasaraiva.com.br/obras-e-solucoes/obra/conecte-live-historia-vu/?ajax=true&theme=novo-conecte. Acesso em 10 jan. 2022.

FONSECA, T. N. de L. e. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS NETO, J. A. de. A transversalidade e a renovação no ensino de História. In: KARNAL, L. (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2020.

GIARETTA, S. M. O manual do professor nos livros didáticos de história: apropriações e usos. 2018. 163 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2018.

KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, n. 10, p. 1-10, 2003

LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em aberto, Brasília, v. 26, n. 69, p. 3-7, jan./mar. 1996.

MILL, D. (org.). Escritos sobre educação – Desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Paulo: Paulus, 2013.

MILL, D. et al. Educação e tecnologias: reflexões e contribuições teórico-práticas. São Paulo: Artesanato Educacional, 2018.

MILL, D. et al. Escritos sobre Educação e Tecnologias: entre provocações, percepções e vivências. São Paulo: Artesanato Educacional, 2020.

NASCIMENTO, N. A. As mídias digitais como instrumentos culturais no desenvolvimento infantil. 2014. 153 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014.

QEdu. SESI 435 – Centro Educacional. Disponível em: https://novo.qedu.org.br/escola/35419667-sesi-435-centro-educacional. Acesso em: 10 jan. 2022.

QEdu. Colégio Celtas de Votuporanga. Disponível em: https://novo.qedu.org.br/escola/35159585-colegio-celtas-de-votuporanga. Acesso em: 10 jan. 2022.

ROCHA, H.; REZNIK, L.; MAGALHÃES, M. S. Livros didáticos de história entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017.

ROCHA, U. Reconstruindo a História a partir do imaginário do aluno. In: NIKITIUK, S. L. (org.). Repensando o Ensino da História. São Paulo: Cortez, 1996.

ROSA, T. E. Uma análise sobre fontes literárias nos livros didáticos de história e sua relação com as práticas de ensino-aprendizagem. In: ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA, XI., 2020. Anais [...]. Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História: ABEH, 2020.

RUIZ, R. Novas formas de abordar o ensino de História. In: KARNAL, L. (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2020.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. História – Ciências Humanas. Ensino Médio – 1º ano. São Paulo: Secretaria da Educação, 2014. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo. Caderno do Professor. v. 1-2.

SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2009.

SESI – SP. Serviço Social da Indústria. Orientações didáticas do Movimento do Aprender – História: 1º ano Ensino Médio. São Paulo: SESI – SP, 2020.

SESI – SP. Serviço Social da Indústria. Rede Escolar SESI – SP. Disponível em: https://www.sesisp.org.br/educacao/rede-escolar-sesi-sp/. Acesso em: 10 jan. 2022.

SILVA, M. A. A fetichização do livro didático no Brasil. Educação & Realidade, n. 3, p. 803-821, 2012. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade. Acesso em: 10 nov. 2021.

TAMANINI, P. A.; NORONHA, V. M. G. O ensino de história e a BNCC: livros didáticos sob uma análise comparativa. Revista Teias, n. 57, p. 109-123, 2019.

Downloads

Publicado

03.12.2024

Como Citar

DUARTE, Cláudia dos Santos; RONDINI, Carina Alexandra. As TDICs a partir da análise de três livros do professor do componente curricular História. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6400183, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6400. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6400. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2023-03-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-10-15
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-03

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.