O trabalho em parceria como instrumento de desenvolvimento profissional de professoras que ensinam matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996252

Palavras-chave:

Noções Espaciais, Práticas Colaborativas, Aprendizagens Docentes, Pesquisa Narrativa.

Resumo

O presente texto, recorte de uma investigação de doutorado, na modalidade pesquisa narrativa, visa identificar e discutir o trabalho colaborativo, por meio de uma parceria entre professoras que ensinam matemática como instrumento de desenvolvimento profissional. Essa investigação foi realizada em uma sala de aula de 3.º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal do estado de São Paulo, em que a pesquisadora, professora de matemática, estabeleceu uma parceria com a professora pedagoga, responsável pela turma. A produção de dados ocorreu de março a julho de 2017, período em que pesquisadora e professora parceira, em uma perspectiva colaborativa, planejaram, desenvolveram, registraram, avaliaram, replanejaram tarefas voltadas às noções espaciais e refletiram sobre elas. As aulas foram videogravadas, os momentos de planejamento de tarefas e análise de registros audiogravados e posteriormente transcritos e transformados em episódios interativos. Tomando referenciais da perspectiva histórico-cultural, das ideias bakhtinianas e da pesquisa narrativa, assume-se o desenvolvimento profissional como decorrente de aprendizagens construídas de forma alteritária, nas diferentes interações que o professor estabelece no exercício da profissão. O texto, a partir de episódios que compreendem momentos de interação entre professora parceira e pesquisadora ou entre elas e as crianças, traz indícios de como os processos intersociais e reflexivos das professoras parceiras promoveram aprendizagens e possível desenvolvimento profissional.

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Biografia do Autor

Iris Aparecida Custódio, Colégio Bom Jesus/Unidade Itatiba

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade São Francisco, na linha de pesquisa "Educação, Sociedade e Processos Formativos". Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Lavras. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e participou do Programa Observatório da Educação (Obeduc). Atualmente é professora da Educação Básica, atuando nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio; e pertence aos grupos de pesquisa:  Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat) e Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (Hifopem), ambos vinculados a Universidade São Francisco.

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco (USF)

Licenciada em Matemática pela PUC-Campinas, Mestra e Doutora pela FE/Unicamp. Atua no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, campus Itatiba, na linha de pesquisa Educação Sociedade e Processos Formativos. É líder dos grupos de pesquisa Histórias de Professores que Ensinam Matemática (Hifopem) e Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat). Pesquisadora Produtividade do CNPq, nível E.

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Publicado

13.12.2023

Como Citar

CUSTÓDIO, Iris Aparecida; NACARATO, Adair Mendes. O trabalho em parceria como instrumento de desenvolvimento profissional de professoras que ensinam matemática. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6252094, 2023. DOI: 10.14244/198271996252. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6252. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de Professores que Ensinam Matemática
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