Desafios e mediações à qualidade da formação de enfermeiros: percepção de coordenadores de graduação

Autores

  • Jackeline Cristiane Santos
  • Mara Regina Lemes de Sordi

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994605

Palavras-chave:

c

Resumo


O objetivo do artigo é identificar desafios e discutir mediações acessadas por coordenadores de curso de graduação em Enfermagem, visando à qualidade na formação profissional. Assume-se como referencial teórico autores que defendem qualidade socialmente referenciada na formação de enfermeiros, subsidiando-os para intervenções de transformação da realidade instituída. Os dados provêm de pesquisa de doutorado, para a qual foram entrevistados 28 coordenadores atuantes no estado de São Paulo. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo CEP/xxx sob o parecer xxx, emitido em xxx. Dentre os entrevistados, 79% atuavam em Instituições de Ensino Superior privadas (59% com fins lucrativos), e 21% trabalhavam em instituições públicas. Coordenadores alegam como desafios o perfil do aluno ingressante (déficit de conhecimentos); a implementação de metodologias ativas; a integração ensino-serviço (com ênfase na questão do acesso a serviços de saúde e na atuação interprofissional em cenários de estágio). Destacam como mediações: o estímulo aos estudantes ingressantes para a participação em programas de nivelamento de conhecimentos; capacitações pedagógicas para docentes; o acesso aos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino Saúde e a cooperação docente na construção de parcerias com trabalhadores dos serviços de saúde. Concluímos ser necessária, para o enfrentamento dos citados desafios, a coalizão de coordenadores em torno da construção estratégica de uma leitura crítica da realidade, que possibilite a construção de alternativas de enfrentamento a problemas comuns.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

25-06-2024

Como Citar

CRISTIANE SANTOS, J. .; REGINA LEMES DE SORDI, M. . Desafios e mediações à qualidade da formação de enfermeiros: percepção de coordenadores de graduação. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e460573, 2024. DOI: 10.14244/198271994605. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4605. Acesso em: 29 jun. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-10-23
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25