Formação para a docência na Pós-Graduação brasileira: construtos didáticos e curriculares
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6021Palavras-chave:
cResumo
Este texto decorre de pesquisa realizada no âmbito de Grupos de Estudos e Pesquisas em uma universidade pública paulista, com a participação de docentes universitários, estudantes de graduação e pós-graduação e professores da Educação Básica da rede pública. Tem por objetivo investigar a formação pedagógica de professores para o Ensino Superior no contexto da Etapa de Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE), perspectivados pela didática, currículo e docência. O corpus é constituído por 41 disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica do PAE, disponibilizadas no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, da universidade pública estudada. São evidenciados e problematizados nesta pesquisa os construtos pedagógicos necessários à área da docência universitária tendo em vista a formação didático-pedagógica de pós-graduandos. A análise dos planos de ensino das disciplinas do PAE aponta que a maioria apresenta o predomínio da didática instrumental, aprisionada a aspectos prescritivos e pragmáticos e entendimento insuficiente de metodologia de ensino que dificultam a compreensão do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, o estudo revela também a potencialidade dos cursos de pós-graduação pensarem a docência no ensino superior para além das prescrições metodológicas, ou seja, incorporarem nos processos de ensinar e aprender a lógica dos saberes (dimensão epistemológica), a lógica dos modos de aprender (dimensão psicopedagógica), os contextos socioculturais e institucionais que fazem a mediação com o ensino enquanto prática social. Espera-se que essas considerações tragam contribuições para os coordenadores e professores do Programa PAE no sentido da formação para a docência dos pós-graduandos, futuros professores universitários.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Noeli Prestes Padilha Rivas, Glaucia Maria da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14