Inquietações de professoras iniciantes em turmas de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995144Parole chiave:
Alfabetização, Inserção profissional docente, Desenvolvimento profissional docente.Abstract
O artigo aborda constatações de uma pesquisa com professores em inserção profissional que atuam em classes de alfabetização, tendo por fio condutor as inquietações docentes que permeiam esse período. Assim, teve por objetivo compreender como as inquietações de professores alfabetizadores afetam sua docência durante o período de inserção na carreira, delimitado em torno dos cinco primeiros anos de exercício profissional. Desse modo, orientou-se pela via da pesquisa com narrativa, apoiada por referencial teórico sobre alfabetização e inserção profissional docente, dentre eles: Goulart, Smolka, Cochran-Smith e Marcelo, e seus colaboradores. Participaram da pesquisa seis professoras com atuação em turmas de alfabetização, recém-egressas de um curso de Pedagogia e iniciantes na carreira docente. A partir de um movimento de identificação e análise das inquietações de professoras iniciantes referentes ao processo de alfabetização e suas formas de enfrentamento, foi possível verificar que essas se manifestam com mais intensidade em relação à heterogeneidade das turmas, aos conflitos e ao comportamento discente e à inexperiência profissional. Logo, a postura investigativa, a realização de propostas diferenciadas considerando o ritmo e as necessidades das crianças e a troca entre os pares emergiram como formas de enfrentamento das inquietações que se inscreveram em uma perspectiva de tornar a aprendizagem significativa para todos.
Metriche
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