O coordenador pedagógico em face à indução docente na escola: dispositivos, conteúdos e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996472

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico, Professor iniciante, Indução docente.

Resumo

Este escrito objetiva compreender as práticas e/ou dispositivos de indução docente desenvolvidos por coordenadores pedagógicos no contexto da rede estadual de ensino do Ceará, seus conteúdos e desafios no desenvolvimento e permanência do professor iniciante na docência. Argumenta-se que as práticas e/ou dispositivos de indução docente são estratégias de apoio e acompanhamento adotados, nos processos de formação no início de carreira, para favorecer a autonomia e o desenvolvimento do professor iniciante, atuação estritamente pedagógica. A análise decorre de investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, com participação de dez coordenadores cearenses. Como procedimentos de produção de dados, utilizamos: questionário on-line, roda de conversa mediada por caso de ensino e entrevista semiestruturada. A análise das narrativas sustenta-se nos estudos de Isabel Alarcão, Maria do Céu Roldão, Vera Placco, Laurinda Almeida, Vera Souza, Neusa Ambrossetti e Antonio Nóvoa. Os dados evidenciaram os coordenadores como gestores da formação docente, em especial do iniciante. Foram identificadas quatro práticas e/ou dispositivos formativos que configuram a indução docente desenvolvida pelos coordenadores pedagógicos na escola: o diálogo, o apoio pedagógico direcionado, a aprendizagem entre pares e a observação em sala de aula. Nelas predominam conteúdos voltados para o desenvolvimento e consolidação de conhecimentos pedagógicos e experienciais dos professores iniciantes. As práticas e/ou dispositivos formativos destinados ao iniciante, porém, são advindas de ações individualizadas, sustentadas exclusivamente pelo entendimento do coordenador a respeito da relevância do processo de socialização do iniciante, não se caracterizando como iniciativa sistêmica de política pública formulada ou estimulada pela Secretaria de Educação do Estado.

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Biografia do Autor

Iris Martins de Souza Castro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Graduada em Letras pela mesma instituição. Professora efetiva da rede estadual de ensino (Ceará), atuando no Ensino Médio. Pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Desenvolve pesquisas na área de Educação, precisamente sobre formação de professores, iniciação à docência, desenvolvimento profissional docente e coordenador pedagógico.

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculada ao Centro de Educação (CED) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Pedagoga (UECE). Doutora em Educação Brasileira (UFC), com Estágio Pós-doutoral pela Universidade de Brasília (UNB) na área de currículo, avaliação e desenvolvimento profissional docente. Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq). Membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Trabalho (GT 8) Formação de Professores da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

31-05-2024

Como Citar

CASTRO, I. M. de S.; FARIAS, I. M. S. de. O coordenador pedagógico em face à indução docente na escola: dispositivos, conteúdos e desafios. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e6472013, 2024. DOI: 10.14244/198271996472. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6472. Acesso em: 26 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente
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