A Relação com o aprender no trabalho: os dias invisíveis de operários metalúrgicos
DOI :
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6909Mots-clés :
Relação com o aprender, Trabalho, Trabalhofabril, QualificaçãoRésumé
O texto apresenta uma análise sobre o processo de aprender que se desenvolve no âmbito do trabalho em suas diferentes dimensões destacando, particularmente, a estratégia de aprender no trabalho como sobrevivência frente às múltiplas mutações no mundo da produção fabril. Trata-se de colocar em evidencia o depoimento de operários de uma importante unidade fabril do parque metalúrgico da Bahia, especialmente operários “invisíveis” que ocupam a base da pirâmide hierárquica, observando como o ‘aprender pela prática no trabalho’ se constitui no cotidiano das relações de trabalho e no trabalho. Os depoimentos que evidenciam o recorte qualitativo da metodologia adotada para o estudo foram obtidos mediante entrevistas de longa duração, todas elas realizadas fora do ambiente industrial.
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