Programa Inova Educação (2019): o desenvolvimento das habilidades socioemocionais

Autores

  • Luana Aparecida de Oliveira Jorge Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)
  • Samuel Mendonça Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) https://orcid.org/0000-0002-2918-0952

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5935

Palavras-chave:

c

Resumo


O presente artigo teve o objetivo de desvendar o que pensam professores e gestores da rede de educação pública de São Paulo, precisamente do Ensino Médio, sobre a transição curricular de 2019, para isto a pesquisa qualitativa contou com a participação de 16 professores e 4 gestores de quatro escolas estaduais do município na entrevista aberta, de acordo com a nota do Saresp 2019. Neste artigo, o intuito é compreender o desenvolvimento das habilidades socioemocionais nas três novas disciplinas da rede pública paulista de acordo com o Programa Inova Educação. Neste contexto, do ponto de vista metodológico, o trabalho parte de uma pesquisa documental, com o objetivo de identificar o discurso desenvolvido no Programa Inova Educação a partir das falas dos participantes, analisar as novas disciplinas do currículo paulista 2020 do ponto de vista da habilidade socioemocional e da autorregulação e identificar a relação entre a pedagogia do Aprender a Aprender e o Programa Inova Educação. Como resultado, as novas disciplinas buscam uma interação mais próxima entre professor-aluno por meio do desenvolvimento das habilidades socioemocionais e da autorregulação como uma maneira de atingir uma aprendizagem satisfatória e o sucesso escolar tendo em vista questões que abrangem a sociedade atual. No que refere à implementação do Programa Inova Educação, apesar da importância das habilidades socioemocionais, a falta de formação aos professores e falta de infraestrutura escolar geram insegurança e uma cobrança excessiva nos docentes.

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Biografia do Autor

Luana Aparecida de Oliveira Jorge, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)

Doutoranda e Mestre em Educação pela PUC-Campinas.  Licenciada em Letras pelo Instituto de Estudos da Linguagem (UNICAMP) e Pedagoga. Atualmente, professora de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira (Inglês) da Rede Publica do Estado de São Paulo e pela Rede Municipal de Cosmópolis. Em âmbito acadêmico, pesquisa acerca da Transição Curricular Paulista e o novo currículo paulista pautado na reforma nacional do Ensino Médio com ênfase nas competências socioemocionais, autorregulação e educação integral.

Samuel Mendonça , Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)

Samuel Mendonça é Professor Titular vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, líder do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (2019-2022). Bolsista Produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da FE-USP, sob a supervisão do Prof. Dr. Romualdo Luiz Portela de Oliveira. Atuou como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC Campinas no ano de 2019. É o Presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2018-2022), membro da Comissão de Avaliação da área de Educação da CAPES (2019/2020). Avaliador do PNLD - Objeto 1 2020 e Objeto 2 2021. Editor Assistente da Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano Revista da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, Editor Assistente da Revista Educação da PUC Campinas. Participante de diversas sociedades internacionais: North American Nietzsche Society, PES - Philosophy of Education Society, INPE - International Network of Philosophers of Education, ALFE - Asociación Latinoamericana de Filosofía de la Educación. Atuou como Visiting Scholar na Shanghai Jiao Ton University, China, em 2014, com financiamento do Santander Universidades, Programa Top China. Desenvolveu atividades como Professor Visitante na PUC Peru, em 2013 e em 2018, com financiamento da PUC Peru. Desenvolveu atividades como Professor Visitante Universidade da República, Udelar, Uruguai, em 2012 com financiamento da CAPES. Foi professor de Filosofia na Educação Básica, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, nas redes pública e privada, por 5 anos. Doutor em Filosofia da Educação pela Unicamp, Mestre (área de Ética), Licenciado e Bacharel em Filosofia pela PUC Campinas. Foi Presidente da Associação Latino-americana de Filosofia da Educação (ALFE - 2011-2013 e 2013-2015). Foi Secretário da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2016-2018). Foi Vice-Coordenador do Forpred Nacional (ANPEd - 2014-2015). Foi Coordenador do Forpred Sudeste (ANPEd - 2013-2014). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas em 2 mandatos, de 2010 a 2018. Foi Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Cento de Ciências Humanas e do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de 2006 a 2010. Foi membro do Grupo de Apoio Pedagógico, Gape, da Pró-Reitoria de Graduação da PUC Campinas, de 2005 a 2010. Participou de eventos acadêmicos com apresentação de trabalhos ou proferiu conferências em diferentes países, como Estados Unidos da América, China, Etiópia, República Tcheca, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru e México. É autor de Aristocratic Education in Nietzsche: individual achievement (Maryland: GlobalSouth, 2018).

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Publicado

03.12.2024

Como Citar

APARECIDA DE OLIVEIRA JORGE, Luana; MENDONÇA , Samuel. Programa Inova Educação (2019): o desenvolvimento das habilidades socioemocionais . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5935187, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5935. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5935. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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