Programa Inova Educação (2019): o desenvolvimento das habilidades socioemocionais
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5935Palavras-chave:
cResumo
O presente artigo teve o objetivo de desvendar o que pensam professores e gestores da rede de educação pública de São Paulo, precisamente do Ensino Médio, sobre a transição curricular de 2019, para isto a pesquisa qualitativa contou com a participação de 16 professores e 4 gestores de quatro escolas estaduais do município na entrevista aberta, de acordo com a nota do Saresp 2019. Neste artigo, o intuito é compreender o desenvolvimento das habilidades socioemocionais nas três novas disciplinas da rede pública paulista de acordo com o Programa Inova Educação. Neste contexto, do ponto de vista metodológico, o trabalho parte de uma pesquisa documental, com o objetivo de identificar o discurso desenvolvido no Programa Inova Educação a partir das falas dos participantes, analisar as novas disciplinas do currículo paulista 2020 do ponto de vista da habilidade socioemocional e da autorregulação e identificar a relação entre a pedagogia do Aprender a Aprender e o Programa Inova Educação. Como resultado, as novas disciplinas buscam uma interação mais próxima entre professor-aluno por meio do desenvolvimento das habilidades socioemocionais e da autorregulação como uma maneira de atingir uma aprendizagem satisfatória e o sucesso escolar tendo em vista questões que abrangem a sociedade atual. No que refere à implementação do Programa Inova Educação, apesar da importância das habilidades socioemocionais, a falta de formação aos professores e falta de infraestrutura escolar geram insegurança e uma cobrança excessiva nos docentes.
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