“Fronteiras da convivência”: pós-graduação, covid-19 e trabalho pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5970

Palavras-chave:

c

Resumo

Vive-se um momento delicado na história humana, gerado pela pandemia por Covid-19, ou seja, um estado de calamidade pública que afetou de alguma maneira a vida. Um dos aspectos que exigiu redimensionamento foi à educação formal, já que se suspendeu as atividades presenciais e se propôs a continuidade por meio do ensino remoto. Em decorrência, em todos os níveis, foram propostas alternativas, reorganizações e desafios para o encaminhamento do trabalho pedagógico. Assim, este estudo objetiva-se compreender como professores de um Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica descrevem e analisam, em seus discursos, os impactos da pandemia no seu trabalho pedagógico. Como técnica de produção de dados, aplicou-se questionário on-line, tendo por fundamento a Análise dos Movimentos de Sentidos. O texto abrange a) considerações iniciais e teóricas sobre a pós-graduação e, nela, o trabalho pedagógico; b) aspectos teóricos e metodológicos; c) análise dos dados da pesquisa e; d) sínteses conclusivas. A partir da noção de “fronteiras de convivência”, sistematizou-se sentidos relativos à reorganização no planejamento e metodologias, desafios, intensificação e precarização, cumprimento de atividades cotidianas e dificuldades da produção do conhecimento. Constatou-se que, em virtude de a pandemia ter sido arrebatadora mundialmente, não deu tempo para os professores conflagrarem interinamente as relações fronteiriças possíveis no binômio trabalho e educação. Talvez e, por este motivo, os sujeitos da pesquisa não viveram na plenitude o seu tempo, tampouco tendo espaço e tempo para compreender também as interfaces entre as atividades e a convivência na produção do conhecimento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Sara Castaman, IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Professora do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Graduada em Psicologia (UNIJUI) e em Pedagogia (Centro Universitário Leonardo Da Vinci)

Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI) 

Doutora em Educação (UNISINOS)

Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação

Liliana Soares Ferreira , Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em PEDAGOGIA (1985), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); licenciada em LETRAS (1992), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA (1988), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); MESTRE EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS (1999), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); DOUTORA EM EDUCAÇÃO (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); realizou estágio pós-doutoral (2019), na Universidade Federal de Pelotas, sob supervisão do Prof. Dr. Álvaro Luiz Moreira Hypólito. Atualmente, é professora associada 4 do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria - RS, trabalhando na graduação, especialização e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO)/UFSM. É lider do grupo KAIRÓS - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas; escola; educação profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC e integrante do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais sobre educação. BOLSISTA PRODUTIVIDADE CNPQ, ÁREA DE EDUCAÇÃO. Integrante do Comitê de Assessoramento em Educação da FAPERGS https://orcid.org/0000-0002-9717-1476 

Downloads

Publicado

14.10.2024

Como Citar

SARA CASTAMAN, Ana; SOARES FERREIRA , Liliana. “Fronteiras da convivência”: pós-graduação, covid-19 e trabalho pedagógico. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5970121, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5970. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5970. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-10
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14