“Fronteiras da convivência”: pós-graduação, covid-19 e trabalho pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5970Palavras-chave:
cResumo
Vive-se um momento delicado na história humana, gerado pela pandemia por Covid-19, ou seja, um estado de calamidade pública que afetou de alguma maneira a vida. Um dos aspectos que exigiu redimensionamento foi à educação formal, já que se suspendeu as atividades presenciais e se propôs a continuidade por meio do ensino remoto. Em decorrência, em todos os níveis, foram propostas alternativas, reorganizações e desafios para o encaminhamento do trabalho pedagógico. Assim, este estudo objetiva-se compreender como professores de um Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica descrevem e analisam, em seus discursos, os impactos da pandemia no seu trabalho pedagógico. Como técnica de produção de dados, aplicou-se questionário on-line, tendo por fundamento a Análise dos Movimentos de Sentidos. O texto abrange a) considerações iniciais e teóricas sobre a pós-graduação e, nela, o trabalho pedagógico; b) aspectos teóricos e metodológicos; c) análise dos dados da pesquisa e; d) sínteses conclusivas. A partir da noção de “fronteiras de convivência”, sistematizou-se sentidos relativos à reorganização no planejamento e metodologias, desafios, intensificação e precarização, cumprimento de atividades cotidianas e dificuldades da produção do conhecimento. Constatou-se que, em virtude de a pandemia ter sido arrebatadora mundialmente, não deu tempo para os professores conflagrarem interinamente as relações fronteiriças possíveis no binômio trabalho e educação. Talvez e, por este motivo, os sujeitos da pesquisa não viveram na plenitude o seu tempo, tampouco tendo espaço e tempo para compreender também as interfaces entre as atividades e a convivência na produção do conhecimento.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Sara Castaman, Liliana Soares Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14