A relação trabalho- educação: um olhar para o estudante-trabalhador do IF Sudeste MG- Campus Barbacena
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994009Resumo
Em uma sociedade em permanente reestruturação produtiva, na qual os avanços científicos e tecnológicos impõem mudanças significativas no mundo do trabalho, a formação do trabalhador nos espaços formais de ensino, em especial na educação profissional e tecnológica, deve possibilitar sua inclusão no contexto social, político, cultural e de trabalho de forma digna e emancipatória. Nesse sentido, o estudo aqui proposto teve o objetivo de traçar o perfil socioeconômico dos estudantes-trabalhadores dos cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- Campus Barbacena e identificar as avenças e paradoxos que envolvem a relação trabalho e educação desses estudantes. Tratou-se de um estudo de natureza exploratória e descritiva, de cunho quantiqualitativo, caracterizando-se como estudo de caso. Em sua realização foram aplicados questionários semiestruturados a 72 estudantes-trabalhadores dos cursos subsequentes do Campus Barbacena. Os resultados da investigação revelaram que a maioria desses estudantes-trabalhadores são jovens mulheres inseridas em atividades informais do setor terciário e que exercem profissões de baixo status social equivalente a de seus pais, embora possuam um nível de escolaridade maior. Acredita-se que esses estudantes-trabalhadores ainda vivenciam em instituições de ensino de qualidade a histórica dualidade educacional que é reproduzida cotidianamente pela sociedade e o fato de terem que relacionar trabalho e educação se impõe como mais um desafio.Métricas
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Publicado
17.06.2024
Como Citar
LUCENA, Manuela Belo; CASTRO, Paulo Sérgio David de; MIRANDA, Paula Reis de. A relação trabalho- educação: um olhar para o estudante-trabalhador do IF Sudeste MG- Campus Barbacena. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e400926, 2024. DOI: 10.14244/198271994009. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4009. Acesso em: 30 dez. 2024.
Edição
Seção
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