Dos caminhos formativos e processos de relação com o saber aos projetos de si: pesquisa biográfica com jovens universitários/as
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6915Palavras-chave:
Jovens universitários, Relação com o saber, Pesquisa biográfica, Projeto de si, Aprendizagens biográficasResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da entrevista de pesquisa biográfica para estudar os sentidos que jovens universitários/as atribuem às suas experiências e, em especial, em relação às articulações entre os processos formativos e seus projetos de si. Tem como referencial teórico a pesquisa biográfica, em diálogo com os estudos sobre a relação com o saber e a hermenêutica, para analisar as entrevistas de pesquisa biográfica. Para tanto, apresenta a metodologia utilizada, suas etapas e algumas análises da pesquisa realizada com estudantes de uma universidade francesa sobre seu percurso de formação e os modos como constroem as perspectivas de futuro. Identifica-se que a pesquisa biográfica se apresenta com um profícuo referencial teórico-metodológico para estudar as juventudes e suas relações com as experiências universitárias, nas dimensões epistêmica, social e identitária de sua relação com o saber, o que permite identificar indícios de como os/as estudantes constroem seus capitais biográficos, com os quais articulam seus projetos de si, em uma sociedade em que projetos de futuro são incertos e estão em constante mutação.
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