Dos caminhos formativos e processos de relação com o saber aos projetos de si: pesquisa biográfica com jovens universitários/as

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6915

Palavras-chave:

Jovens universitários, Relação com o saber, Pesquisa biográfica, Projeto de si, Aprendizagens biográficas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da entrevista de pesquisa biográfica para estudar os sentidos que jovens universitários/as atribuem às suas experiências e, em especial, em relação às articulações entre os processos formativos e seus projetos de si. Tem como referencial teórico a pesquisa biográfica, em diálogo com os estudos sobre a relação com o saber e a hermenêutica, para analisar as entrevistas de pesquisa biográfica. Para tanto, apresenta a metodologia utilizada, suas etapas e algumas análises da pesquisa realizada com estudantes de uma universidade francesa sobre seu percurso de formação e os modos como constroem as perspectivas de futuro. Identifica-se que a pesquisa biográfica se apresenta com um profícuo referencial teórico-metodológico para estudar as juventudes e suas relações com as experiências universitárias, nas dimensões epistêmica, social e identitária de sua relação com o saber, o que permite identificar indícios de como os/as estudantes constroem seus capitais biográficos, com os quais articulam seus projetos de si, em uma sociedade em que projetos de futuro são incertos e estão em constante mutação.

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Biografia do Autor

Rosemeire Reis, Universidade Federal de Alagoas

Bolsista Produtividade em Pesquisa - CNPq, é doutora em Educação: Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (2006), com estágio de doutorado na França pela Universidade Sorbonne Paris Nord - (CAPES-COFECUB) entre 2003 e 2004. Mestre em Educação, na mesma área temática, pela Faculdade de Educação da USP (2001), com pós-doutorado em Educação em 2012 sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot, pela Universidade Federal de Sergipe (2012) e em 2016/2017 sob a supervisão da Profa. Dra. Christine Delory-Momberger, pela Universidade Sorbonne Paris Nord. Graduada em História (Licenciatura Plena) e especialista em Psicopedagogia pela PUC-SP, iniciou como professora na educação básica no ensino público de São Paulo em 1989 a 2001 como professora de História no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Participou do programa MOVA-SP a partir de 1991, integrando, no ano seguinte, a equipe de formação de educadores populares desse programa, a partir dos princípios teóricos e metodológicos de Paulo Freire. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação - GPEJUV-UFAL, criado em 2010, faz parte da Rede Internacional de Relação com o Saber (RIRSA), coordenada por Bernard Charlot e participa da associação Biograph. É integrante do Collège International de Recherche Biograque en Éducation, o GIS Le Sujet dans la Cité, sendo associada ao Laboratório EXPERICE (https://experice.univ-paris13.fr/profil/rosemeire.reis/), na Universidade Sorbonne Paris Nord, a partir de uma colaboração iniciada no pós-doutorado entre 2016 e 2017. Suas pesquisas se inscrevem nas correntes socioantropológicas de educação e da hermenêutica crítica, ao colocar em diálogo o paradigma do biográfico e a teoria da relação com o saber. As pesquisas focalizam a educação das juventudes, em especial do ensino médio e da universidade, com interesse nas aprendizagens situadas no entrecruzamento de experiências diversas, inscritas em múltiplos espaços sociais, inseparáveis de processos identitários e de formação de si. Para tanto, três áreas se articulam: relação com o saber, pesquisa biográfica em educação (auto)biográfica e sociologia da juventude. Consultora Ad hoc CNPq. É pesquisadora no Programa de Pós-Graduação do CEDU-UFAL, com a disciplina "Juventudes e Escolarização", seminário de pesquisa "Juventudes, Culturas e Formação". Trabalha como docente nos cursos de Licenciatura nesta mesma instituição com as disciplinas "Didática" e "Juventudes e cultura escolar".

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Publicado

15-11-2024

Como Citar

REIS, R. Dos caminhos formativos e processos de relação com o saber aos projetos de si: pesquisa biográfica com jovens universitários/as. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6915172, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6915. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6915. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Relação com o saber e perspectivas de formação
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