A Relação com o aprender no trabalho: os dias invisíveis de operários metalúrgicos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6909

Keywords:

Relação com o aprender, Trabalho, Trabalhofabril, Qualificação

Abstract

O texto apresenta uma análise sobre o processo de aprender que se desenvolve no âmbito do trabalho em suas diferentes dimensões destacando, particularmente, a estratégia de aprender no trabalho como sobrevivência frente às múltiplas mutações no mundo da produção fabril. Trata-se de colocar em evidencia o depoimento de operários de uma importante unidade fabril do parque metalúrgico da Bahia, especialmente operários “invisíveis” que ocupam a base da pirâmide hierárquica, observando como o ‘aprender pela prática no trabalho’ se constitui no cotidiano das relações de trabalho e no trabalho. Os depoimentos que evidenciam o recorte qualitativo da metodologia adotada para o estudo foram obtidos mediante entrevistas de longa duração, todas elas realizadas fora do ambiente industrial.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Ana Maria Freitas Teixeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT/UFRB).

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris 8. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT/UFRB ). Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (Educon/UFS) e Formação e Investigação em Práticas de Ensino (Fipe/UFRB).

References

CHARLOT, Bernard. Du Rapport au Savoir : Éléments pour une Théorie. Paris, Anthropos, 1997.

CHARLOT, Bernard. Le Rapport au Savoir en Milieu Populaire : Une recherche dans les lycées professionnels de banlieue. Paris, Anthropos, 1999.

CORIAT, Benjamin. L’Atelier et le Robot. Paris: Christian Bourgois, 1990.

DESENBAHIA, Economia Baiana: Desempenho e Perspectivas. Artigo Técnico 01/00, jul. 2000. Disponível em <http://www.desenbahia.ba.gov.br/recursos/news/video/%7B6770E07C-D0D6-49CA-847B-0889C719758C%7D_Economia_Baiana.pdf>. Acesso em 05 set. 2020.

HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. São Paulo, Paz e Terra, 1992.

HIRATA, Helena. Novos modelos de produção, qualidade e produtividade, DIEESE. Os Trabalhadores e o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade. São Paulo, DIEESE, n°. 1, septembre, 1994.

HIRATA, Helena. Autour du « modèle japonais » : automatisation, nouvelles formes d’organisation et de relations de travail. Paris, L’Harmattan, 1992.

PESSOTI, Gustavo; SAMPAIO, Marcos Guedes Vaz. Transformações na dinâmica da economia baiana: políticas de industrialização e expansão das relações comerciais internacionais. Conjuntura & Planejamento, Salvador, n.162, p.36-49, jan./mar. 2009

SCHWARTZ, Yves. De la qualification à la compétence, Education Permanente, n° 123, Le Développement des compétences, 1995.

SCHWARTZ, Yves. Expérience et connaissance du travail. Paris, Ed. Sociales, 1988.

SCHWARTZ, Yves. Travail et usage de soi. In : BERTRAND, M. (et alii.). Je, Sur l’Individualité. Paris, Messidor. 1987.

Published

2024-11-15

How to Cite

TEIXEIRA, A. M. F. A Relação com o aprender no trabalho: os dias invisíveis de operários metalúrgicos . Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6909166, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6909. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6909. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Relação com o saber e perspectivas de formação
##plugins.generic.dates.received## 2024-11-15
##plugins.generic.dates.published## 2024-11-15