Formação continuada de professores de anos iniciais do Ensino Fundamental: uma inscrição em outra cultura formativa
DOI :
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6654Mots-clés :
formação continuada; anos iniciais; cultura formativa; laboratório.Résumé
Este texto tem como objetivo analisar o processo de formação continuada desenvolvido com professores do Ensino Fundamental, de um município no sul do Brasil, em um Laboratório de Docências (XXX). A proposta é um recorte de uma investigação mais abrangente, que pretende mostrar a potência de desenvolver experimentos sobre docências em um laboratório, por meio de uma pesquisa formativa e que envolve processos de (de)formação. O corpus empírico foi construído a partir das respostas dos sujeitos de pesquisa a um questionário on-line em articulação com as transcrições dos encontros realizados em duas fases do Laboratório (2022 e 2023). O referencial utilizado decorre de estudos sobre docências e formação de professores em uma perspectiva pós-estruturalista. As análises foram desenvolvidas tendo por inspiração a análise de discurso foucaultiana e conceitos dos campos mencionados, especialmente os conceitos de hipercrítica, experimento, experiência e exercício de pensamento. Os dados até agora indicam que outras formações, outras docências e outros modos de ser professor e de ser professora precisam ser gestados, também, em outra cultura formativa, nas escolas de Educação Básica e, principalmente, na formação de professores. Com esse argumento, o texto procura mostrar, com dados empíricos, os desafios de implantação do Laboratório de Docências, evidenciando que uma outra cultura formativa é necessária para que ocorram transformações, tanto na formação inicial de professores, quanto na formação continuada, foco deste artigo.
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