Contribuições e fragilidades da formação de professores iniciantes em uma rede pública municipal de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996452

Palavras-chave:

Professor novato, Formação dos profissionais da educação, Formação continuada do professor, Professores de educação básica.

Resumo

Estudos sobre o período de iniciação profissional docente, que se refere aos primeiros anos de exercício profissional, têm avançado, especialmente na última década, no Brasil. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como objetivo geral analisar contribuições e fragilidades da formação continuada de professores iniciantes ofertada pela Secretaria Municipal de Educação de um município paranaense. Com os objetivos específicos, buscou-se identificar iniciativas formativas desencadeadas pela Secretaria Municipal de Educação para professores iniciantes e verificar quais ações dessa formação continuada de professores iniciantes favoreceram, ou não, a aprendizagem profissional destes. A pesquisa foi realizada com 15 professores iniciantes, atuantes em escolas municipais de anos iniciais do Ensino Fundamental, contando também com duas Supervisoras de Gestão Pedagógica e de Ensino da Secretaria Municipal de Educação. Os dados foram produzidos através de questionário, entrevista semiestruturada e análise documental. O tratamento dos dados se deu pela análise de conteúdo. A pesquisa indicou que as iniciativas formativas vivenciadas pelos professores iniciantes ocorreram majoritariamente junto com os demais professores da rede municipal ou da escola. Os poucos momentos específicos proporcionados aos iniciantes se caracterizaram notadamente por esclarecimentos sobre a organização e funcionamento da rede de ensino. Quando da participação em cursos, no geral, eles indicaram que poucas vezes suas necessidades formativas foram atendidas, embora tenham reconhecido que, ainda assim, algo foi aprendido por eles. A predominância da abordagem teórica na formação também foi relatada, sendo que as iniciativas que tiveram enfoque mais prático, bem como troca de experiências, foram mais valorizadas por suas contribuições.

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Biografia do Autor

Aline Aparecida de Castro, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Licenciada em Pedagogia pela mesma instituição. Atualmente é professora da Educação Básica, atuando na rede municipal de ensino de Ponta Grossa e no Colégio Marista Pio XII. Tem experiência na área de Educação.

Silmara de Oliveira Gomes Papi, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004), Especialista em Educação Especial e Licenciada em Pedagogia pela mesma instituição. Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Departamento de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Inicial e Continuada de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, profissional professor, professor iniciante, desenvolvimento profissional, profissionalização docente, educação especial e inclusiva.

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Publicado

31-05-2024

Como Citar

CASTRO, A. A. de; PAPI, S. de O. G. . Contribuições e fragilidades da formação de professores iniciantes em uma rede pública municipal de ensino. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e6452017, 2024. DOI: 10.14244/198271996452. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6452. Acesso em: 26 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente
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