Formação inicial de pedagogas(os): análise dos projetos pedagógicos de cursos paranaenses sob a perspectiva inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6388

Palavras-chave:

Formação inicial, Educação inclusiva, Pedagogia, Projetos Pedagógicos de cursos

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo investigar, por meio de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC´s), em que medida a temática Inclusão tem sido abordada na formação inicial de pedagogos nas universidades estaduais do Paraná. A coleta dos dados ocorreu por meio de pesquisa documental, com o acesso aos PPC’s dos cursos de Pedagogia, totalizando 16 cursos. Para o tratamento e interpretação dos dados foi utilizada à análise de conteúdo. Como resultados, destacamos as seguintes unidades de análise: a temática inclusão que não se dá de maneira transversalizada, sendo restrita às disciplinas em detrimento de outros aspectos nos PPC’s; ausência de experiência formativa de contato direto com estudantes apoiados pela Educação Especial na formação inicial; e a discussão acerca da metodologia de ensino e aprendizagem desarticulada das características dos estudantes apoiados pela Educação Especial. Concluímos que a formação inicial de boa qualidade é indispensável aos professores que irão atuar nos mais diferentes públicos e que, apesar do desenvolvimento já visível no que diz respeito aos aspectos formativos, ainda são necessários debates, maior transversalidade e conhecimentos acerca das especificidades de cada estudante, indo além dos conhecimentos teóricos relacionados à Educação Especial e Inclusiva.

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Biografia do Autor

Lucas Henrique Barbosa Alves, Secretaria Municipal de Inajá

Lucas é habilitado para atuar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelo Curso de Formação de Docentes em nível médio na modalidade Normal (2012); Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (2016); Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Itaqua (2017); Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2017); Especialista em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2018); Mestre em Ensino (área de concentração: Formação Docente Interdisciplinar) pela Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí; Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional; Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática - GEPSEM, e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura - GEPEDIC. Atua como Professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como Coordenador Pedagógico na Escola Municipal Doutor Narbal Oreste May - E.F. da Prefeitura Municipal de Inajá/PR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, dificuldades de aprendizagem e inclusão.

Fábio Alexandre Borges, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (2006) da Universidade Estadual de Maringá e Doutorado pelo mesmo Programa (2013). Pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2019). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Educação Matemática Inclusiva, atuando principalmente com a temática surdez. Editor da Revista Paranaense de Educação Matemática. Docente da Universidade Estadual do Paraná-Campus de Campo Mourão, bem como do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) - Campus de Paranavaí. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Educação Matemática. Membro co-fundador do GT13 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática: Diferença, Inclusão e Educação Matemática.

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Publicado

25-10-2024

Como Citar

ALVES, L. H. B. .; BORGES, F. A. Formação inicial de pedagogas(os): análise dos projetos pedagógicos de cursos paranaenses sob a perspectiva inclusiva. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6388150, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6388. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6388. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

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