Escola de Educadores: reflexão sobre a prática na formação continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6579Palavras-chave:
Formação de professores, Prática docente, Desenvolvimento profissionalResumo
O presente artigo busca investigar os processos de desenvolvimento profissional de professores e professoras da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo a reflexão e a análise de práticas docentes como elementos estruturantes da formação continuada. A investigação é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso intrínseco. O caso escolhido foi um curso oferecido pelo Projeto de Extensão “Escola de Educadores”, na Unesp, campus Rio Claro. O curso é voltado à formação continuada de professores e gestores de escolas públicas e privadas da região de Rio Claro/SP. Os dados foram produzidos por meio das técnicas da observação dos encontros do curso, análise dos documentos relativos ao curso, questionário e entrevista semiestruturada com sete professoras de escolas municipais. Verificou-se que o curso proporcionou às participantes protagonismo em sua formação. As professoras tiveram uma postura investigativa por meio do desenvolvimento de projetos, associação teoria e prática e o uso de ferramentas digitais. As participantes destacaram elementos importantes sobre o desenvolvimento profissional, a reflexão sobre a prática e as contribuições das reflexões coletivas para seu próprio desenvolvimento. A experiência em questão, baseada na perspectiva da análise de práticas docentes, oferece possibilidades para pensar a formação de professores em exercício, promovendo o papel de protagonista ao professor, que se torna responsável pelo que constrói junto aos seus pares.
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