Literatura, audiovisual, quadrinhos: representações da escola na produção cultural contemporânea LGBTQIA+
school representations in contemporary cultural production LGBTQIA
DOI :
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6547Mots-clés :
Literatura, Audiovisual, Quadrinhos, EscolaRésumé
O debate sobre inclusão e diferença tornou-se emblemático na produção cultural pós-moderna, sobretudo a partir das lutas de minorias contra o estigma, o estereótipo e o preconceito. Frente a esse quadro, o estudo aqui proposto tem como objetivo abordar os modos de representação da escola em três títulos marcados pelo protagonismo LGBTQIA+: o romance George (2016), o documentário (Sobre) vivências (2018) e a narrativa em quadrinhos Arlindo (2021). Para tanto, as obras foram analisadas com base no aporte teórico que problematiza as questões de gênero e sexualidade na esfera contemporânea e suas implicações e articulações com a sala de aula. Em linhas gerais, evidenciou-se como as personagens da literatura, do documentário e dos quadrinhos apresentavam as mesmas inquietações, construindo jornadas similares que transitavam da repressão por parte da família à posterior emancipação e autoafirmação. Nos três casos, a omissão da escola diante da diversidade configurou-se como um aspecto bastante incisivo e provocador.
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