Literatura, audiovisual, quadrinhos: representações da escola na produção cultural contemporânea LGBTQIA+

school representations in contemporary cultural production LGBTQIA

Autores

  • Fernando Luiz UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6547

Palavras-chave:

Literatura, Audiovisual, Quadrinhos, Escola

Resumo

O debate sobre inclusão e diferença tornou-se emblemático na produção cultural pós-moderna, sobretudo a partir das lutas de minorias contra o estigma, o estereótipo e o preconceito. Frente a esse quadro, o estudo aqui proposto tem como objetivo abordar os modos de representação da escola em três títulos marcados pelo protagonismo LGBTQIA+: o romance George (2016), o documentário (Sobre) vivências (2018) e a narrativa em quadrinhos Arlindo (2021). Para tanto, as obras foram analisadas com base no aporte teórico que problematiza as questões de gênero e sexualidade na esfera contemporânea e suas implicações e articulações com a sala de aula. Em linhas gerais, evidenciou-se como as personagens da literatura, do documentário e dos quadrinhos apresentavam as mesmas inquietações, construindo jornadas similares que transitavam da repressão por parte da família à posterior emancipação e autoafirmação. Nos três casos, a omissão da escola diante da diversidade configurou-se como um aspecto bastante incisivo e provocador.

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Publicado

03.12.2024

Como Citar

LUIZ, Fernando. Literatura, audiovisual, quadrinhos: representações da escola na produção cultural contemporânea LGBTQIA+: school representations in contemporary cultural production LGBTQIA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6547186, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6547. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6547. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

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