Team-Based Learning no ensino de acadêmicos de enfermagem sobre punção venosa periférica
DOI :
https://doi.org/10.14244/198271994334Mots-clés :
Enfermagem, Estudantes, Infusões intravenosas.Résumé
Este estudo tem o objetivo de analisar conhecimento e prática de acadêmicos de enfermagem acerca da punção venosa periférica antes e depois da aplicação do Team-Based Learning (TBL). Trata-se de estudo do tipo antes e depois, quantitativo, realizado com estudantes de enfermagem em universidade na zona norte do estado do Ceará. A coleta de dados foi realizada em quatro etapas: pré-teste teórico, pré-teste prático, TBL, pós-teste prático. Foi aplicado teste de McNemar e Wilcoxon para comparar os acertos nos testes teóricos e práticas antes e após a intervenção educativa. No pré-teste teórico houve média de acertos de 24,43 (DP±1,79), enquanto no pós-teste a média de acertos foi de 25,93 (DP±1,33). No tocante ao conhecimento, no pré-teste houve média de acertos de 24,43 (DP±1,79), enquanto no pós-teste a média de acertos foi de 25,93 (DP±1,33). Assim, observou-se significância no aumento da mediana de acertos teóricos (p=0,008). Em relação à prática, a média de acertos foi de 11,68 (DP±3,94) no pré-teste e 20,18 (DP±3,0) no pós-teste (p=0,000). O uso do TBL para o ensino do conteúdo teórico da PVP foi efetivo, tendo em vista que houve aumento na média de acertos das questões no pós-teste. Sugere-se a realização de novos estudos que objetivem utilizar outras metodologias para o ensino de procedimentos de enfermagem.
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